mudando-mundo_organico

O que é um produto orgânico?

Cada vez mais ouvimos a palavra ORGÂNICO no dia a dia. Produtos orgânicos, cosméticos orgânicos, roupas orgânicas e é claro, as frutas, verduras e legumes orgânicos. Mas, afinal, o que são produtos/alimentos orgânicos?

Pensando nessas dúvidas nós da Liv Up organizamos alguns conceitos para você entender o que são produtos orgânicos. De forma simples e resumida todo produto orgânico respeita as seguintes regras:

  • É livre do uso de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, antibióticos e hormônios em qualquer fase do cultivo ou processamento
  • Não é um OGM (organismo geneticamente modificado)
  • É cultivado em um ambiente que aposta no equilíbrio do ecossistema como forma de obter produtos mais balanceados e saborosos =]

Por esse motivo, os produtos orgânicos têm ganhado inúmeros adeptos e trazem muitas vantagens tanto para quem os usa ou consome, como também para quem produz e para o meio ambiente. E é claro, é necessário ter um cuidado maior com todo o processo que vai desde o plantio até a sua conservação.

Como saber se um produto é orgânico (de verdade)?

Pensando em ajudar o consumidor e garantir aos produtores maior segurança foi criado o selo SisOrg (Orgânico Brasil). Toda empresa que o utiliza obrigatoriamente é auditado por uma certificadora credenciada ao MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e isso garante que tanto a produção como o processamento dos produtos foram feitos de acordo com as regras estabelecidas pela legislação de orgânicos. Assim, caso você queira saber quais são os produtos orgânicos no mercado ou em qualquer outro lugar, é só procurar o selo que garante esse processo 😉

Pequenos produtores rurais que comercializam seus produtos em feiras não precisam ter o selo de orgânico nos produtos, mas devem estar cadastrados no MAPA e sempre ter em mãos a Declaração de Cadastro, que é a forma do consumidor garantir a procedência dos produtos.

Tem alguma dúvida? Mande um e-mail para gente (troqueumaideia@livup.com.br) e fique ligado no nosso blog para saber mais sobre produtos orgânicos e vida saudável!