Foto mostrando suplementos

Suplementos – entenda o assunto de uma vez por todas!

Com certeza você já tomou ou, pelo menos, ouviu falar de suplementos alimentares, não é mesmo?

Desde o whey protein, queridinho das academias, até lactobacilos para o intestino, cápsulas de nutrientes para pele, unhas e cabelo. Até mesmo um simples comprimido de vitamina C. Todos estes exemplos são suplementos, que podem ser utilizados com diversas finalidades.

Vamos entender melhor o que são os suplementos, para quê servem, quem pode tomar e quando devem ser consumidos.

O que são suplementos alimentares?

São substâncias, nutrientes na maioria das vezes, na forma de comprimido, cápsula, pó, bebida pronta para consumo ou até mesmo bala de goma.

Para que serve um suplemento?

Os suplementos têm a finalidade de completar a alimentação do indivíduo com substâncias que estão em falta em seu organismo. Também podem ser prescritos com o intuito de trazer benefício para sua saúde ou desempenho extra no esporte.

Os nutrientes são substâncias que fazem parte do funcionamento do nosso organismo e devemos consumi-los, já que não são produzidos pelo nosso corpo. Todas as vitaminas e minerais, além de aminoácidos e gorduras como o ômega 3, são exemplos de nutrientes.

Quando a alimentação não dá conta de suprir as necessidades do corpo, os suplementos são ótimos aliados para reestabelecer o equilíbrio do organismo. Seja lá porque o indivíduo não se alimenta de forma adequada ou por estar em uma condição que precisa de uma quantidade elevada de determinado nutriente. Atletas e praticantes de atividade física intensa, por exemplo, normalmente necessitam de uma quantidade maior de alguns nutrientes.

Quem deve consumir suplementos alimentares?

Pessoas que estão com carências nutricionais e não conseguem suprir apenas com alimentos precisam entrar com a suplementação, já que a falta de nutrientes pode ter diversas consequências à saúde.

Como saber se estou com deficiência nutricional? Normalmente, unhas e cabelos fracos e quebradiços, falta de energia e queda do sistema imunológico são alguns dos sintomas mais comuns. No entanto, a única maneira de ter certeza de uma deficiência de nutrientes é por meio de exames laboratoriais. Para isso, é preciso procurar um nutricionista ou médico especializado no assunto. Fica a dica! 😉

Quem pratica atividade física precisa sempre suplementar?

Será que todo mundo que pratica exercícios frequentemente precisa consumir suplementos? Ou ainda, será que os suplementos só servem para quem é atleta? Vamos entender!

Não é porque você pratica atividade física que precisa tomar algum suplemento, obrigatoriamente. No entanto, estes produtos podem auxiliar e muito, já que oferece de forma prática e rápida, uma grande quantidade da substância desejada. Por este motivo, também precisamos tomar cuidado antes de consumi-los. O excesso de nutrientes pode ser tão prejudicial quanto à falta. Antes de consumir qualquer tipo de suplemento, devemos antes, analisar a nossa alimentação. O suplemento deve atuar sempre como um aliado das refeições diárias.

Suplementos esportivos X suplementos vitamínicos

 Os suplementos esportivos são desenvolvidos com o intuito de aumentar o desempenho esportivo de atletas e suprir nutrientes necessários para a recuperação muscular. Os principais suplementos esportivos são:

  • Proteínas: whey protein, proteína isolada de arroz ou de ervilha, albumina, caseína.
  • Aminoácidos isolados: BCAA,
  • Multivitamínicos e minerais
  • Energéticos: compostos     basicamente      por      carboidratos     como maltodextrina, dextrose , waxy maize.
  • Creatina
  • Cafeína

Além de serem utilizados por muitos praticantes de atividade física, estes suplementos também podem ter efeitos terapêuticos auxiliando no controle de doenças. Desta forma, podem ser utilizados fora do mundo esportivo. Creatina, whey protein e glutamina são bons exemplos disso. Pesquisas recentes mostram que estas substâncias podem trazer efeitos para  a saúde, muito além dos benefícios esportivos. Podem ser utilizados para perda de massa magra em idosos (creatina), por exemplo, ou para fortalecer o sistema imunológico (glutamina).

Além disso, vários nutrientes e outras substâncias são utilizados como suplementos, com o intuito de promover a saúde. Os principais são:

  • Vitaminas
  • Minerais como cálcio, zinco, ferro
  • Coenzima Q10
  • Ômega 3
  • Probióticos como lactobacilos

No geral, os suplementos esportivos são iguais aos suplementos de vitamina. O que muda é o público alvo. Inclusive, existem marcas de suplementos que possuem dois produtos iguais, em diferentes linhas, um de nutrição esportiva e outro de nutrição clínica.

É bom saber que os suplementos podem ser bons aliados da boa nutrição. No entanto, eles não devem ser consumidos de forma indiscriminada. Procure sempre um profissional especializado no assunto para te orientar. Os nutrientes são o combustível do organismo e ajustar seu consumo é um dos principais fatores para conquistar o equilíbrio!