Bem-estar

10 dicas para acalmar a mente

janeiro 21, 2020
dicas para acalmar a mente

Você pode ser a pessoa mais calma do mundo, mas ninguém está livre do estresse do dia a dia, da ansiedade e das preocupações. E quando essas situações acontecem, é preciso parar e encontrar soluções para acalmar a mente. Respirar fundo, fazer uma caminhada, sair para conversar com os amigos… O que você faz para se manter tranquilo?

Em primeiro lugar, é preciso reduzir a marcha, desacelerar e refletir. Às vezes, a turbulência do dia a dia nos impede de enxergar as situações como elas são. Se está muito estressado, com os pensamentos a mil, precisa parar e analisar o que está gerando esse estresse. Problemas no trabalho? Na família? Relacionamentos incertos? Crise financeira? A partir daí você poderá analisar melhor a situação e buscar algumas soluções.

Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como acalmar a mente. Assim, ajudando a se manter no controle mesmo quando as situações são adversas.

Confira nossas 10 dicas para acalmar a mente:

1. Ouça uma boa música para relaxar

O som é uma linguagem universal. Está presente na vida de todos nós, a todo momento – em alguns, até de forma inconsciente. Antes mesmo de o aparelho auditivo estar formado, o feto escuta através das vibrações sonoras. Portanto, psicologicamente, o som tem o poder de alterar nosso humor. Por isso, quando ouvimos uma música triste ou alegre, de forma imediata a música interfere no nosso estado emocional.

Então, para acalmar a mente, escolha uma música que te deixe relaxado e, ao mesmo tempo, feliz. Busque na sua playlist aquele som que te coloca para cima e que te faz esquecer as preocupações.

Num estudo recente, neurocientistas do Reino Unido especificaram quais músicas provocam o maior efeito de relaxamento no mundo. Foi descoberto que ouvir a música “Weightless” em um momento de grande estresse resultou numa redução de praticamente 65% na ansiedade dos participantes do estudo. Os ritmos e harmonias foram arranjadas para ajudar a diminuir a frequência cardíaca do ouvinte. Assim, diminuindo a pressão arterial, são reduzidos os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

2. Tenha um bichinho de estimação

Vira e mexe vemos notícias de hospitais que adotam a terapia com animais de estimação (Terapia Assistida por Animais – TAA) para aliviar a tensão de um tratamento mais crítico que o paciente esteja passando. Isso acontece porque a “pet terapia” pode ajudar a tratar depressão, doenças cardíacas e estresse. Afinal, como ficar mal humorado vendo a carinha de um peludinho fofo?

3. Controle a respiração

Primeiramente, reserve apenas 60 segundos do seu dia para treinar a respiração. A dica é inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos; repita o processo mais 4 vezes. Mesmo que seja difícil, esqueça tudo ao seu redor e tente focar apenas na respiração.

4. Medite todos os dias para acalmar a mente

Existem vários tipos de meditação, e você pode buscar a que mais se adeque à sua condição. Yoga, Tai chi, Mindfulness, Mantra… Se você ficou curioso e que saber mais, publicamos um post super bacana com os benefícios da meditação.

5. Pratique atividade física

A atividade física traz benefícios para as emoções. Ela diminui a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse. Ao mesmo tempo, libera endorfina na corrente sanguínea, que promove o bem estar.

Segundo recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte, são necessários pelo menos 150 minutos de atividade física por semana para prevenção de doenças cardiovasculares. Para prevenir ganho de peso, porém, são necessários 250 minutos.

E esse não é o único benefício que ganhamos ao praticar um esporte. Veja esse post listando os benefícios da prática regular de atividade física e se anime para manter o ritmo.

6. Tenha pensamento positivo

Independente da situação, o importante é focar na solução e ter pensamento positivo. Cerque-se de pessoas que estão alinhadas com a sua forma de encarar a vida, enxergando sempre o lado bom das coisas.

Evite o negativismo e tenha o ouvido seletivo para críticas e pensamentos ruins. O otimismo e pessimismo podem afetar a sua saúde e bem-estar. E só depende de você saber filtrar o que deseja para o seu dia a dia.

7. Tenha tempo para você

Na correria do dia a dia, muitas vezes ficamos no piloto automático. Nos pegamos trabalhando, cuidando da casa e pensando na semana seguinte que vai começar. Tudo isso sem ao menos desacelerar e reservar um tempo para nós mesmos.

Relaxe, saia para curtir uma boa música, leia um bom livro ou simplesmente tire algumas horas no fim de semana para você dormir sem se preocupar com horários. Antes de mais nada, pense em você!

8. Alimente-se bem

Sem dúvida, manter uma alimentação balanceada ajuda a manter a disposição em alta. Evite alimentos que sobrecarregam as glândulas supra-renais, como a cafeína, o açúcar e o álcool.

Aqui na Liv Up, temos diversas opções de comidas saudáveis e nutritivas que vão te ajudar no propósito de ter uma alimentação mais rica e saudável! Faz bem para o corpo, e faz bem para a mente.

9. Tenha um diário de emoções

Escrever ajuda a aliviar a tensão e acalmar a mente. Essa atividade faz com que você se conecte com seus pensamentos mais íntimos, desejos e sonhos – inclusive as frustrações. Aliás, existem inúmeros apps que podem te ajudar nessa tarefa de escrever e ver sua vida através das palavras. Para alguns, o bom e velho diário de papel é insubstituível!

10. Seja grato

Em muitas situações, nossos pensamentos estão à flor da pele, empilhados num misto de sentimentos sem explicação. Nesses momentos de estresse e revolta, o ideal é tentar seguir o caminho contrário: é tentar agradecer. Seja grato pela vida. Seja grato por poder sentir o cheiro dos alimentos e poder saborear sua comida preferida. Em suma, seja grato, sempre!

Boas dicas, não? Que tal começar a praticá-las agora?

Por mais que pareça difícil, criar novos hábitos, como os listados acima, é só questão de disciplina. Aqui tem um post com dicas preciosas para quem quer criar novos hábitos.

You Might Also Like

Scroll Up