Bem-estar

10 dicas para aumentar a imunidade

dezembro 13, 2019
aumentar a imunidade

O sistema imunológico, também chamado de sistema de defesa, é responsável por proteger o corpo contra invasores que podem provocar alguns tipos de doenças como gripes, resfriados e infecções. Existem muitos fatores que podem contribuir positiva e negativamente para que seu corpo esteja em dia com suas defesas naturais. Por isso, algumas ações ajudam – e muito – a aumentar a imunidade.

A alimentação, por exemplo, é um fator marcante no auxílio à imunidade. Quer saber mais? Levantamos 10 dias para te ajudar a aumentar a imunidade.

1. Consumir alimentos ricos em vitamina A

A vitamina A participa do sistema de defesa do corpo diretamente, porque ajuda na formação das células desse sistema – os famosos anticorpos.

Onde encontrar?

Tanto em alimentos de origem animal, como fígado, leites, queijos, iogurtes, ovos e alguns tipos de aves, como em alimentos de origem vegetal, principalmente os vegetais verdes escuros (espinafre, couve, rúcula) e as frutas e legumes avermelhados (cenoura, beterraba, tomate, manga, abóbora).

2. Nunca abrir mão da vitamina C

Essa vitamina é essencial para o aumento da imunidade por conta do seu grande potencial antioxidante, contribuindo para o funcionamento do sistema de defesa e minimizando impactos causados pelos radicais livres, compostos que prejudicam as células saudáveis do corpo.

Onde encontrar?

As frutas cítricas como a laranja, o limão e a goiaba são as campeãs de vitamina C. Ainda, vegetais como a couve, o brócolis e a batata também contam com essa vitamina.

3. Preste atenção na vitamina D

Artigos científicos recentes tem apontado a vitamina D, também conhecida como a vitamina do sol, como uma importante aliada da imunidade.

Onde encontrar?

Tomar sol de maneira adequada e com recomendação de um dermatologista é essencial pra captação de vitamina D. Além disso, essa vitamina também é encontrada em alimentos como peixes, óleos de peixes, cogumelos, alguns leites e derivados, além de alimentos fortificados com vitamina D.

4. Vitamina E e seu poder antioxidante

Por ser um poderosos antioxidante, a vitamina E ajuda a manter as células saudáveis do corpo longe dos ataques dos radicais livres, favorecendo assim a imunidade.

Onde encontrar?

Você encontra vitamina E naturalmente em sementes (de girassol, de abóbora, de chia, de linhaça), em oleaginosas (nozes, avelãs e castanhas) e em peixes como o salmão e o bacalhau.

5. Você conhece o zinco?

Este mineral é essencial para a imunidade, porque participa do desenvolvimento e da integridade do sistema de defesa do corpo.

Onde encontrar?

O zinco está presente em carnes bovinas, suínas, aves e peixes, além de ser encontrado no arroz integral, no feijão, na lentilha, no grão de bico, na ervilha, nos leites, nos queijos, nos ovos e nas castanhas.

6. Os Ômegas

O Ômega 3 e o Ômega 6, as famosas “gorduras do bem”, atuam a favor da imunidade.

Onde encontrar?

São fontes de Ômega 3 e 6 os peixes (atum, arenque, sardinha, salmão), frutos do mar em geral, óleos vegetais (azeite, canola, soja e girassol), sementes, nozes e castanhas.

7. Probióticos e o sistema imune

Os probióticos são micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde de quem os consome. São responsáveis pela saúde da microbiota intestinal (ou flora intestinal) beneficiando o sistema imune.

Onde encontrar?

Principalmente em alimentos lácteos, como leites, leites fermentados e iogurtes, além de produtos fortificados.

8. Insira o consumo de glutamina na sua rotina

A glutamina é um tipo de aminoácido (a menor parte que compõe a proteína) que participa ativamente da defesa do corpo, melhorando a imunidade.

Onde encontrar?

Principalmente em carnes, peixes, ovos, leites, queijos, iogurtes e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).

9. Durma bem

Enquanto dormimos, o nosso corpo realiza diversos ajustes para o bom funcionamento do sistema de defesa. Por isso, procure dormir de 6 a 8 horas por dia e invista na qualidade do sono: desligue os aparelhos eletrônicos, deixe o ambiente organizado e livre de barulhos e claridade excessiva.

10. Pratique atividade física

Caminhar no parque, correr pelas ruas, jogar vôlei, dançar… tudo isso faz muito bem pra imunidade. Segundo especialistas, a prática de exercício físico moderado e supervisionado por um profissional, tem ação positiva no sistema imunológico, reduzindo o aparecimento de infecções.

Agora que já sabe tudo sobre imunidade, que tal colocar em prática essas ações?

Referências bibliográficas:

El Beitune P, Duarte G, Nunes de Morais E, Quintana SM, Vannucchi H. Deficiência da vitamina A e associações clínicas. ALAN 2003; 53(4): 355-63.

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COCO, Valeria F. del. Los microorganismos desde una perspectiva de los beneficios para la salud. Rev Argent Microbiol., n. 47, v. 3, p.171-173, 2015.

Oliveira DC, Lima FS, Sartori T, Santos ACA, Rogero MM, Fock RA. Glutamine metabolism and its effects on immune response: molecular mechanism and gene expression. Nutrire (2016) 41: 14.

NEPA-UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos. Versão II. 2ª ed. Campinas: NEPA-UNICAMP; 2006.

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