9 dicas para aumentar a imunidade e se manter saudável

aumentar a imunidade

O sistema imunológico, também chamado de sistema de defesa, é responsável por proteger o corpo contra invasores que podem provocar alguns tipos de doenças como gripes, resfriados e infecções. Existem muitos fatores que podem contribuir positiva e negativamente para que seu corpo esteja em dia com suas defesas naturais. Por isso, algumas ações ajudam – e muito – a aumentar a imunidade.

A alimentação, por exemplo, é um fator marcante no auxílio à imunidade. Quer saber mais? Levantamos 10 dicas para contribuir com a sua imunidade.

Alimentos ricos em vitamina A para aumentar a imunidade

A vitamina A participa do sistema de defesa do corpo diretamente, porque ajuda na formação das células desse sistema – os famosos anticorpos.

Onde encontrar?

Tanto em alimentos de origem animal, como fígado, leites, queijos, iogurtes, ovos e alguns tipos de aves, como em alimentos de origem vegetal, principalmente os vegetais verdes escuros (espinafre, couve, rúcula) e as frutas e legumes avermelhados e alaranjados (cenoura, beterraba, tomate, manga, abóbora).

Nunca abrir mão da vitamina C

Essa vitamina é essencial para o aumento da imunidade por conta do seu grande potencial antioxidante, contribuindo para o funcionamento do sistema de defesa e minimizando impactos causados pelos radicais livres, compostos que prejudicam as células saudáveis do corpo.

Onde encontrar?

As frutas cítricas como a laranja, abacaxi, o limão, acerola e a goiaba são as campeãs de vitamina C. Ainda, vegetais como a couve e o brócolis também contam com essa vitamina. Por isso, aproveite para fazer receitas par aumentar a imunidade com esses alimentos.

Preste atenção na vitamina D

Artigos científicos recentes tem apontado a vitamina D, também conhecida como a vitamina do sol, como uma importante aliada para aumentar a imunidade. Principalmente por modular a proliferação e a diferenciação celular das células imunológicas.

Onde encontrar?

Tomar sol de maneira adequada e com recomendação de um dermatologista é essencial para formação da vitamina D. Além disso, essa vitamina também é encontrada em alimentos como peixes mais gordurosos (salmão, atum), óleos de peixes, ovos, cogumelos, alguns leites e derivados, além de alimentos fortificados com vitamina D.

Não deixe de incluir alimentos fontes de zinco!

Este mineral é essencial para a imunidade, porque participa do desenvolvimento e da integridade do sistema de defesa do corpo.

Onde encontrar?

O zinco está presente em carnes bovinas, suínas, aves e peixes, além de ser encontrado no arroz integral, no feijão, na lentilha, no grão de bico, na ervilha, nos leites, nos queijos, nos ovos e nas castanhas.

Ômega-3

O Ômega 3 é um ótimo aliado quando pensamos em função imunológico e redução da inflamação.

Onde encontrar?

São fontes de Ômega 3, os peixes (atum, arenque, sardinha, salmão), frutos do mar em geral, óleos vegetais (azeite, canola, soja e girassol), sementes como chia e linhaça.

Cuide do seu intestino!

A primeira barreira de defesa do nosso corpo é o nosso intestino. Você sabia que 70% das células do sistema imunológico se encontram lá? Por isso é tão importante mante-lo saudável. As fibras, assim como os alimentos pré e probióticos, o zinco, a vitamina A e D são excelentes para contribuir com essa saúde!

Onde encontrar?

Fibras: cereais integrais, leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, ervilha), legumes, verduras, frutas, sementes e castanhas.
Alimentos prébióticos: banana verde, batata yacón, cebola
Alimentos probioticos: lácteos fermentados, kombucha, kefir, além de produtos fortificados

Evite bebida alcoólica!

O álcool é um dos fatores que mais influenciam negativamente a nossa imunidade. Portanto, cuidado com os excessos!

Durma bem

Enquanto dormimos, o nosso corpo realiza diversos ajustes para o bom funcionamento do sistema de defesa. Por isso, procure dormir de 6 a 8 horas por dia e invista na qualidade do sono: desligue os aparelhos eletrônicos, deixe o ambiente organizado e livre de barulhos e claridade excessiva antes de dormir.

Pratique atividade física

Caminhar no parque, correr pelas ruas, jogar vôlei, dançar… tudo isso faz muito bem pra imunidade. Segundo especialistas, a prática de exercício físico moderado e supervisionado por um profissional, tem ação positiva no sistema imunológico, reduzindo o aparecimento de infecções.

Agora que já sabe tudo sobre como aumentar a imunidade com alimentos e novos hábitos, então que tal colocar em prática essas ações?

Referências bibliográficas:

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NEPA-UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos. Versão II. 2ª ed. Campinas: NEPA-UNICAMP; 2006.

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