Mudando sua alimentação

Veja 4 dicas de como se cuidar no dia a dia

agosto 30, 2019

Não se sinta culpado. A gente sabe que a correria do dia a dia é um problemão para quem deseja se alimentar bem e cuidar da saúde. Todo mundo sofre com essa dificuldade de encontrar um ponto de equilíbrio. Por isso, vamos trazer dicas de como se cuidar no dia a dia.

Neste artigo, a gente pretende explicar por que uma alimentação saudável e balanceada é superimportante, mas sem deixar de lado o prazer de comer bem. Selecionamos 4 dicas que consideramos essenciais para alcançar o meio-termo entre produtividade no trabalho e qualidade de vida. Vamos começar? Siga em frente para conferir o conteúdo que preparamos especialmente para você.

Como se cuidar no dia a dia por meio da alimentação

Os alimentos que consumimos são fundamentais para garantir a energia necessária pra todas as atividades do dia. Por isso, na hora das refeições, é essencial escolher um cardápio variado, que conte com os diferentes grupos alimentares na medida certa.

O que não pode faltar no prato? Confira a seguir!

Leguminosas

Não são o mesmo que legumes. Quando ouvir falar em leguminosas, estamos falando de grãos, como feijão (nas suas diversas variações) e grão-de-bico. Soja, lentilha, ervilha e amendoins são outros bons exemplos de leguminosas.

Hortículas

São consideradas hortículas as raízes, como cenouras e beterrabas; as hortaliças, como folhas e ramas; e os frutos, como tomate e abóbora.

Cereais e tubérculos

As batatas são os tubérculos mais conhecidos, mas os cereais também devem ser consumidos todos os dias. O pão integral é uma fonte bastante prática pra correria do dia a dia.

Laticínios

Queijos, iogurtes e leite são boas fontes de alimentação e também bastante práticos. Mas procure sempre consumir laticínios magros, que são mais saudáveis.

Carne e ovos

São fontes de proteínas. Não devem ser a base da alimentação, como é comum ver por aí, mas são, sim, necessários para uma vida saudável. Quem não consome carne pode optar pelos ovos como fonte proteica. Quem consome, deve dar preferência à carne de peixe, por ser mais magra.

Saber o que é indispensável para uma alimentação saudável é o primeiro passo pra ganhar tempo na rotina. Assim, você adquire todos os produtos de uma vez e fica tranquilo em relação à disponibilidade de ingredientes em casa.

Para quem come fora, conhecer os alimentos fundamentais pra uma vida saudável também é importante. Afinal, facilita as escolhas de onde ir e o que consumir. Na dúvida, consulte um médico ou nutricionista, que pode preparar um cardápio variado e saudável pra toda a semana.

4 dicas para se cuidar no dia a dia

A seguir, a gente destaca 4 dicas de como se cuidar no dia a dia. Além da alimentação, que já vimos que é superessencial para manter a saúde do corpo e da mente, abordamos ainda dois outros temas que fazem a diferença na qualidade de vida. Confira!

1. Tenha refeições balanceadas e saudáveis

Já trouxemos algumas dicas sobre alimentação neste artigo. O que a gente ainda não disse é que não adianta comer um prato cheio de hortaliças em um dia e cair no fast-food no dia seguinte, fazendo disso uma rotina. Ter refeições balanceadas e saudáveis como parte de um hábito diário fará sua vida ser mais leve e cheia de energia.

Procure montar um prato que traga o máximo possível de grupos alimentares na hora do almoço e da janta. Aproveite os lanchinhos ao longo do dia para consumir aqueles grupos que ficaram de lado nas refeições principais. Ah, mas nem um sorvetinho? No fim de semana pode comer doces, sim — a não ser que haja recomendação médica para o contrário. O importante é ser moderado.

2. Não pule refeições

A alimentação deve ocorrer a cada três horas. Essa é a recomendação dos médicos e nutricionistas. Por isso, pular uma refeição e, especialmente, “compensar” o que não foi consumido na sequência são hábitos pouco saudáveis.

Nosso cérebro precisa receber glicose periodicamente, e esse fluxo de refeições ajuda a manter a mente ativa. Comer em intervalos grandes deixa as pessoas indispostas e com uma tendência a comer mais do que se deve. Além disso, ter hora para comer é também muito importante: o corpo precisa de um equilíbrio nutricional para funcionar da melhor forma.

3. Tenha um tempo para si mesmo

Quem vive só para trabalhar, em geral, não é feliz. É fundamental ter tempo para conviver com amigos e familiares, e também para curtir a própria companhia. Ler um bom livro, assistir a um filme, ouvir música, praticar esportes, tocar um instrumento musical…

São tantas as atividades que podem ser feitas sozinho — e que trazem benefícios especialmente pra saúde mental — que ninguém deveria se privar de reservar um tempo para isso.

4. Faça exercícios (e depois, descanse)

Exercitar-se é básico para garantir a boa saúde. Claro que nem todas as pessoas gostam de ir à academia, por isso, encontrar a atividade física ideal é o primeiro passo. Depois de definir o que se quer fazer — ioga, jogar futebol, nadar, correr ou outra modalidade esportiva —, é hora de colocar essa prática na rotina semanal.

Ah, mas tão importante quanto se exercitar é ter um acompanhamento profissional, tanto médico quanto de um instrutor pra atividade física escolhida. E, especialmente, não exagerar na dose e dar ao corpo a oportunidade de descansar.

Depois de se alimentar bem, curtir a própria companhia e fazer exercícios, dormir bem é a garantia de que, no dia seguinte, você estará pronto para qualquer desafio que venha pela frente.

Em um dia a dia corrido, cheio de tarefas, reuniões e compromissos familiares, fica mesmo difícil encontrar um tempo pra gente, não é? Mas fique tranquilo. Seguindo essas dicas, o cotidiano já fica bem mais leve e sossegado. Esperamos que tenha gostado do artigo e que as recomendações surtam efeito na sua vida.

Agora, conta pra gente: como se cuidar no dia a dia? O que você faz para ter paz de espírito e saúde para encarar tudo que está na sua agenda? Deixe o seu comentário e compartilhe sua dica também.

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