Mudando sua alimentação

5 alimentos liberados para uma rotina saudável

outubro 11, 2018
Com a rotina cada vez mais atribulada e a consequente falta de tempo, muitas pessoas têm adotado práticas negativas para lidar com a correria diária. Entre elas, está a constante substituição de refeições equilibradas, saudáveis e balanceadas por lanches pouco nutritivos.
Pobres em vitaminas e fibras, mas ricos em gorduras e sódio, essas opções são prejudiciais para o organismo, saúde e disposição — física e mental. Por isso, é fundamental adotarmos novos hábitos e comportamentos para conquistarmos mais energia, equilíbrio e qualidade de vida.
Quer saber quais são os alimentos liberados para lhe ajudar a ter uma rotina mais saudável? Então continue a leitura para descobrir!

1. Folhagens verde-escuras

Que incluir frutas, verduras e legumes nas refeições é bom para a saúde, todo mundo sabe. Mas você já reparou como as folhagens verde-escuras são sempre muito citadas quando o assunto é alimentação saudável?
Isso porque esses alimentos fornecem praticamente todos os micronutrientes que o nosso organismo precisa, como vitaminas, magnésio, cálcio e antioxidantes. Além disso, ajudam a manter o corpo hidratado e, ainda, evitam inflamações — que podem se manifestar na pele, como a vermelhidão ou irritações.
Entre os principais alimentos estão a escarola, couve, espinafre, agrião, mostarda e rúcula. Fáceis de fazer, são muito nutritivos e saborosos. Podem ser consumidos refogados, em saladas ou em caldos, combinados com outros ingredientes, como um delicioso creme de espinafre e brócolis, por exemplo.

2. Óleos com baixas doses de gorduras saturadas

Existem dois tipos de gordura: a boa e a ruim. Enquanto a segunda é prejudicial à saúde, a primeira é essencial para manter uma pele bonita. As gorduras boas têm função anti-inflamatória, melhoram o sistema nervoso e imunológico e ajudam na redução do colesterol.
Por isso, itens como o abacate, azeite extravirgem, nozes e óleo de coco estão entre os alimentos liberados para conquistar uma rotina saudável. Para consumi-los é simples: basta temperar a comida com o azeite ou o óleo de coco, e incluir as nozes nos lanches entre as refeições.

3. Frutas antioxidantes e ricas em vitamina C

O que a laranja, limão, acerola, morango e kiwi têm em comum? Todas essas frutas são fontes importantes de vitamina C e antioxidantes. Esses ativos ajudam a prevenir o aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão, e combatem os radicais livres de nosso corpo — que em excesso favorecem a instalação de alguns males.
Com a alta concentração de fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias, as frutas são essenciais para a nossa saúde. Portanto, não deixe de incluí-las no seu cardápio! Elas podem ser consumidas em sucos, vitaminas, saladas etc.

4. Alimentos probióticos e fermentados

Os alimentos probióticos apresentam substâncias como bactérias e leveduras em sua composição, graças aos processos de fermentação. Benéficos para o organismo, esses elementos colaboram para uma digestão saudável, contribuem com o sistema imunológico e combatem inflamações na pele.
Entre os principais, podemos citar o famoso iogurte natural, o kefir (uma espécie de leite fermentado rico em antioxidantes), e o kombucha, que é a forma fermentada do chá, utilizada para aumentar a energia e disposição, melhorar a sensação de bem-estar, e até perder peso.

5. Sementes naturais

Fontes de ômega 3, as sementes ajudam na produção da massa muscular e colaboram para um melhor desempenho nos treinos e atividades físicas.
Importantes oxidantes, alimentos como a chia, linhaça e gergelim ajudam também na prevenção de inflamações. Além disso, as sementes são ricas em fibras — essenciais para prolongar a sensação de saciedade.
Para consumi-las, elas podem ser adicionadas a vitaminas, sucos e saladas ou, ainda, em caldos, massa de pão, biscoitos etc.
Com planejamento, boa vontade e um pouco de conhecimento culinário é possível incluir alguns alimentos liberados para uma rotina mais saudável.
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