6 dicas de meditação para usar durante o trabalho

meditação

Atender as demandas, minimizar recursos, apresentar resultados e melhorar o desempenho em meio as pressões e distrações do dia a dia, sem afetar a saúde física e psicológica, requer muita atenção e foco. Por isso, a meditação tornou-se uma das principais ferramentas de trabalho. 

Não atoa que o stress é o principal fator da diminuição de produtividade no trabalho. Existe o projeto importante que precisa ser entregue. Mas tem o telefone que não ara, o e-mail que precisa ser respondido.

Você olha o relógio e as horas estão passando, seu projeto está atrasado e você ainda não sabe como resolver o problema que surgiu. E agora? 

Esse cenário parece surreal, mas faz parte da rotina de muitos profissionais. O excesso de demandas, cobrança excessiva, prazos, metas, somado a um ambiente com pessoas tóxicas, pode levar ao esgotamento físico e emocional.

Atualmente, essa síndrome leva milhares de profissionais ao adoecimento. A solução mais eficiente para evitar esse tipo de problema é a meditação.

A técnica, além de ajudar a manter o equilíbrio emocional, melhorar a produtividade, o raciocínio, o bem-estar e a saúde. E para começar essa prática, não é necessário muito tempo, nem esforço. Quer saber mais? Então, acompanhe:

O que é meditação 

A meditação é uma técnica milenar que trabalha a atenção plena, por meio da concentração e respiração. O objetivo desse exercício é trazer a consciência para o momento presente, fortalecer o corpo e a mente, para as experiências do mundo.  

Trabalhar ambos, não significa nada espiritual ou místico, embora algumas vertentes religiosas, se utilizem também dessa técnica, para conectar o indivíduo com seu eu maior. No entanto, a meditação é uma prática amparada pela ciência. 

Atenção Plena 

Por meio da meditação é possível chegar ao que chamamos de atenção plena. Um estado mental caracterizado pela autorregulação da atenção.

Essa faculdade cognitiva permite chegar a um estado de mente consciente, a qual é possível controlar ações e processos mentais. 

Os benefícios da meditação no trabalho 

A meditação além melhorar o foco e a atenção, contribui com o desempenho e potencial de profissionais. Os benefícios alcançados por meio da prática, são incríveis. Veja só alguns: 

Redução de estresse 

De acordo com o ISMA – BR, International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país do mundo com mais pessoas afetadas pela Síndrome de Burnot.

A doença também conhecida como esgotamento profissional é causada por estresse. Esse é um dos principais fatores de adoecimento profissional, que afeta 72% dos trabalhadores brasileiros.

Além de ser responsável também por outros transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Daniel Goleman, cientista americano, conhecido como pai da inteligência emocional, diz que a meditação é o melhor antídoto para o estresse.

Ele afirma que a prática meditativa permite uma maior e mais rápida capacidade de recuperação sobre as excitações do estresse. Fora que essa habilidade gera a resiliência, muito importante para líderes no mercado de trabalho. 

Aumento do foco e da produtividade 

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, passamos cerca de 47% das horas do nosso dia, distraídos, com “a cabeça no mundo da lua”. 

A prática da meditação permite a autorregulação da atenção, capacidade cognitiva que permite priorizar e destinar o foco naquilo que queremos. O resultado é o aumento de produtividade e desempenho nas atividades profissionais.  

Regulação do humor e prevenção de transtornos 

É cientificamente comprovado que a meditação, mesmo em curto prazo, promove alteração nos processos cognitivos. Ajudando, dessa maneira, a regular as emoções de seus praticantes, principalmente em humor e na empatia.  

Profissionais que são capazes de entender e significar os sentimentos de seus parceiros de equipe, geram mais confiança e produtividade no ambiente de trabalho. Além disso, o humor também é apontado como uma forte característica de líderes inspiradores.  

Mas, além da diminuição de estresse, aumento da resiliência, controle emocional e produtividade, outros benefícios são apontados pela ciência, com a prática da meditação. 

As vantagens que podem favorecer as relações e resultados profissionais são:   

  • redução de ansiedade

  • menor risco de absentismo; 

  • melhora na qualidade de sono; 

  • aumento de autoconfiança e autocontrole; 

  • melhora nos relacionamentos interpessoais; 

  • desenvolvimento de inteligência emocional; 

  • mais clareza para lidar com conflitos e desafios; 

  • aumento no raciocínio; 

  • fortalecimento do sistema imunológico. 

Dicas para praticar meditação no trabalho 

Agora que você já entendeu o que é medição e os benefícios dessa prática na área profissional, vamos ensinar a você 6 técnicas simples. Elas podem ser aplicadas em seu dia a dia, antes ou durante a rotina de trabalho.  

  1. Dedique um tempo para meditar 

Você não precisa de muito tempo para praticar a meditação. Reserve de 5 a 20 minutos do seu dia para exercitar a prática.  

Se possível, medite antes de ir para o trabalho ou antes de iniciar suas tarefas, assim você estará mais calmo, consciente e tranquilo. Mantendo assim sua concentração e aumentando a capacidade de lidar com os desafios da rotina. 

  1. Encontre um lugar tranquilo 

Para evitar que alguém interrompa a sua prática, encontre um lugar isolado para fazer a meditação. Pode ser um jardim, uma sala de reunião vazia ou mesmo no banheiro.  

Deixe o celular de lado ou desligue as ativações de notificação, reserve esse momento para cuidar de você. 

  1. Arrume sua postura 

Você pode se sentar em uma cadeira, com os joelhos alinhados e os pés no chão. Ou você pode se sentar no chão, com as pernas cruzadas. O mais importante é que sua coluna permaneça ereta e alinhada durante toda a prática. 

Essa posição pode ser um pouco desconfortável e dolorida, principalmente para quem está iniciando, mas ela é importante para manter o fluxo da respiração. Além disso, essa pode ser uma oportunidade de melhorar sua postura e evitar problemas de saúde. 

Vá gradualmente, respeitando os limites do seu corpo e se doer, mexa-se para aliviar o incomodo.  

  1. Observe seus pensamentos 

Durante a prática, desapegue-se do mundo ao seu redor e observe os seus pensamentos e respiração. Deixe-os fluir sem julgamento, apego ou aversão.  

Como um rio que passa a sua frente, observe os pensamentos passarem sem interferir. No início, pode até ser difícil não se deixar levar por um pensamento e outro, mas com o tempo essa concentração melhora.  

  1. Mantenha os olhos abertos ou semicerrados 

Algumas técnicas permitem que você feche os olhos durante a meditação, e isso não tem problema, mas exige muito treino concentração para não se deixar levar pelo sono.

Por isso, para manter a concentração na prática, fique de olhos abertos e fixe o olhar em algum ponto. Aproveite que o seu campo visual está estático e explore outros campos de percepção, como o som e o cheiro do ambiente.  

  1. Medite em qualquer lugar 

Ok, você está sem tempo para meditar. Surgiu uma reunião de última hora e você precisa manter o foco. Sabia que você também pode meditar caminhando?  

Entenda que o momento da meditação é um momento para se conectar e você sempre deve ser a prioridade, por isso, é importante que reserve um tempo para cuidar de si. Mas, em caso de imprevistos, não há desculpa para não meditar.

Indo para o trabalho ou para sala de reunião, você pode manter o foco em sua respiração, inspirando e respirando lentamente. Perceba e tente diminuir o ritmo dos seus batimentos e observe os pensamentos que vem a sua mente, sem julgar ou rejeitá-los.  

Viu só como é simples meditar? Seguindo esses passos, é possível melhorar sua produtividade no ambiente de trabalho e manter seu corpo e mente saudáveis. Isso faz parte de uma vida equilibrada e de qualidade.  

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