6 livros sobre alimentação para devorar com os olhos
Uma comidinha caprichada e um bom livro. Poucas duplas podem ser mais comfy, alimentando não só o corpo como também a alma. Pensando nos leitores que amam gastronomia, elencamos algumas dicas bacanas de livros sobre alimentação que você precisa conhecer.
As abordagens são variadas. No nosso menu literário, você vai encontrar desde opções vegetarianas, pensando no paladar dos pequenos, com receitas saborosas e também títulos cheios de curiosidades e história.
6 dicas de livros sobre alimentação:
1. Em defesa da Comida (Michael Pollan)
O jornalista é conhecido mundialmente por escrever sobre alimentação como poucos. É também famosa sua frase “não coma nada que sua avó não reconheceria como comida”. Em suma, Pollan é o guia ideal para quem quer comer bem seu neuras ou restrições extremistas.
Esse livro é de fácil leitura e explica várias questões conflituosas, bem como dicas aplicáveis no nosso dia a dia. Tudo isso numa linguagem acessível. Ao longo do texto, o norte-americano também investiga a relação entre o marketing e os alimentos mais consumidos pelos ocidentais.
Afinal, quatro das dez principais causas de morte são doenças crônicas ligadas à alimentação: distúrbios coronarianos, diabetes, AVC e câncer. Por fim, Pollan, indica hábitos alimentares simples e libertadores: coma comida de verdade. Não muita, mas variada. E dê preferência principalmente aos vegetais.
Em Defesa da Comida não é o único título do autor sobre esse tema. Outros livros sobre alimentação publicados por ele são: O Dilema do Onívoro, Saber Comer (as 64 regras de ouro), Cooked e The Botony of Desire.
2. A rainha que virou pizza (José Antônio de Vargas Dias Lopes)
No comentado A Rainha que Virou Pizza, Dias Lopes reúne crônicas sobre personagens históricos famosos e suas preferência à mesa. Por meio dessas histórias, o jornalista gastronômico brasileiro relata costumes de épocas, assim como receitas clássicas saboreadas universalmente.
Entre as figuras retratadas estão nomes como, por exemplo: Cleópatra, Leonardo da Vinci, Maria Antonieta, Goya, Napoleão Bonaparte, princesa Isabel, Émile Zola, Carlos Gardel, Charles Chaplin, Martha Rocha, Juscelino Kubitschek, Elvis Presley, entre outros.
Os textos estão organizados de maneira cronológica. Assim, formando uma aventura deliciosa pelo percurso da história da gastronomia, desde períodos da Antiguidade até receitas bem atuais.
No final da publicação, índices remissivos permitem consultar de maneira bem prática aos vários temas abordados. Entre eles, publicações, personagens, cozinheiros, alimentos e bebidas. Ao longo das 364 páginas, ilustrações bacanas acompanham o texto do também Odo editor da revista Gula e colunista do Estado de São Paulo.
3. Healing With Whole Foods (Paul Pitchford)
Se fosse preciso escolher apenas uma palavra para resumir esse livro, ela seria: equilíbrio. Ao longo das 753 de páginas, Pitchford aborda esse tema por vários aspectos diferentes. Em Healing With Whole Foods, o autor reúne o melhor de dois universos gastronômicos: as cozinhas oriental e ocidental.
O resultado é, então, um compilado de ótimas receitas, princípios, curas e soluções para quem busca uma vida mais cheia de saúde. Do ocidente, primeiramente, o professor de nutrição ressalta a importância de exercícios físicos regulares e o contato com a natureza.
Do oriente, por outro lado, resgata os benefícios da alimentação crua, tratamentos alternativos, a influência das energias e o princípio da teoria dos cinco elementos da medicina tradicional chinesa (madeira, fogo, terra, metal e água).
Assim, a publicação une nutrição, medicina milenar e a poderosa relação entre o ser humano e os alimentos que consome. Em suma, é um livro maravilhoso para quem leva a sério o fortalecimento de seu corpo de dentro para fora.
4. Bela maternidade (Bela Gil)
Que os hábitos alimentares das crianças são diretamente influenciados pela maneira como os pais e responsáveis come, ninguém duvida. E é justamente partindo desse princípio que Bela Gil compartilha suas experiências.
Ao longo deste livro, a chef de cozinha natural relata suas aventuras como mãe de Flor, de então 9 anos, e Nino, de 1 ano e 10 meses. São dicas desde a nutrição da gravidez à fase de introdução dos sólidos, passando pelo parto e a amamentação. Além disso, Bela oferece receitas, dicas e informações importantes para as mamães.
Em Bela Maternidade, a chef responde perguntas clássicas que toda mulher encara ao ter um filho: o que comer antes, durante e depois da gestação; como alimentar e cuidar de um bebê; como integrar a maternidade ao resto da vida, etc. A obra traz também entrevistas com nutricionistas, obstetras, pediatras e psicólogos.
5. Mude sua dieta em 52 passos simples (Sharon Palmer)
Essa indicação vai agradar aos veganos e a todos que estiverem abertos a experimentar as delícias da cozinha sem ingredientes de origem animal. Neste, livro a renomada nutricionista e blogueira Sharon Palmer explica a importância de se alimentar diariamente com vegetais integrais.
Ao longo das 125 receitas, Palmer reforça que apostar nesse tipo de cardápio é a melhor maneira de manter a saúde e prevenir problemas cardíacos, obesidade, diabetes tipo 2, câncer, doença de Alzheimer, entre outras.
Em Mude Sua Dieta em 52 Passos Simples, o leitor poderá aprender a traçar metas pessoais para deixar a rotina mais saudável e equilibrada. Os passos vão desde comer uma refeição à base de vegetais por dia até parar de consumir produtos de origem animal completamente.
Por fim, a nutricionista destaca a importância de banir da alimentação alimentos processados, sódio, gorduras saturadas, açúcar e outros ingredientes que apresentam riscos à saúde.
6. Comer Para não Morrer (Michael Greger & Gene Stone)
Dentre os livros sobre alimentação, esse título se destaca por seu autor. Michael Greger é um médico que utiliza seus conhecimentos para dar uma verdadeira aula de saúde e bem-estar por meio da alimentação. Comer Para não Morrer é, em suma, um guia que aborda o poder dos alimentos para garantir longevidade.
Infecções, diabetes, depressão, cardiopatias. Essas são algumas das doenças que podem ser prevenidas por uma dieta balanceada, com ingredientes variados e de qualidade. É sobre usar o que vai ao prato como um remédio preventivo que Michael Greger aborda ao longo das quase 500 páginas.
A solução proposta no livro é a adoção da dieta à base de vegetais — ou plant-based diet, como é conhecida pelos especialistas. Apesar da especialidade do autor, é uma leitura acessível, com linguagem clara e ferramentas práticas para ajudar o leitor a aderir a uma alimentação de qualidade.
Gene Stone também contribui com a obra e o prefácio é de Bela Gil, que como você acabou de ler, defende uma linha de alimentação bem similar à proposta no livro.
Gostou das nossas dicas de livros sobre alimentação? Então, você vai gostar também das delícias do nosso cardápio. No site da Liv Up tem snacks, refeições vegetarianas, pratos saborosos… opções saudáveis e feitas com muito carinho.