6 posições de yoga para você começar em casa
Se você já teve a oportunidade de conferir algumas posições de yoga por quem aderiu à prática em sua rotina diária, deve ficar impressionado(a) com os seus exercícios e flexibilidade.
Desde movimentos de flexibilidade aos que exigem maior força, a yoga é responsável por trazer um preparo físico invejável aos seus praticantes. Sua prática promove o exercício de todas as áreas do corpo e, por isso, é considerado uma atividade física bem completa.
Então, se você deseja dar início à essa prática, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Acompanhe 6 posições de yoga, que fazem parte da Saudação ao Sol, e serão o pontapé inicial para você começar a se exercitar.
Qual o melhor tipo de yoga?
Existem diferentes vertentes da yoga que variam na sua forma de fazer os exercícios ou como inserir a prática no cotidiano das pessoas. Algumas conhecidas são a Hatha, a Ashtanga e o Surya Namaskar, também conhecido como Saudação ao Sol.
O yoga vai além da atividade física: ele entra no estilo de vida do indivíduo, ensinando uma forma diferente de ver e vivenciar o mundo. Além disso, é uma prática que busca integrar corpo e mente. Confira um pouco mais sobre as vertentes:
Hatha Yoga
Com um grande foco no físico, o Hatha Yoga é uma das vertentes mais antigas do yoga. Seus exercícios estimulam o condicionamento e o fortalecimento do corpo, enquanto aumenta a flexibilidade. Como não promove tantas posições desafiadoras, o Hatha é indicado para pessoas que pretendem começar a se aventurar no yoga.
Ashtanga Yoga
O Ashtanga é uma ramificação que foi desenvolvida a partir do Hatha. As práticas dessa vertente envolvem seis séries de posturas fixas que vão sendo desenvolvidas pelo praticante ao longo do tempo e de acordo com a capacidade do corpo de executar cada uma das posições.
Essa vertente do yoga é ideal para quem busca por atividades físicas mais estimulantes e intensas e seus principais benefícios estão associados ao ganho de força, à flexibilidade, ao equilíbrio, à consciência corporal e ao alinhamento.
Surya Namaskar
O Surya Namaskar, também conhecido como Saudação ao Sol, é um dos exercícios mais conhecidos na prática de yoga. Contém cerca de 12 movimentos que ajudam no relaxamento do corpo e o alongamento dos músculos. Além de fácil de fazer, também é rápido e pode ser tranquilamente encaixado em uma rotina agitada de trabalho ou estudos.
Agora que você já conhece algumas vertentes do yoga, que tal conferir algumas posições e começar a praticar em casa?
Posições de yoga para fazer em casa
1. Respiração Ujjayi
A respiração Ujjayi – ou respiração vitoriosa – utilizada durante as práticas de Vinyasa e Ashtanga Yoga é uma técnica que auxilia a indução de estados meditativos e o relaxamento completo do organismo. É uma prática muito simples que se caracteriza pela respiração lenta e profunda junto com um “sussurro” emitido pela passagem do ar pela glote contraída.
Ouvir a própria respiração ajuda a sincronizar seus movimentos com a inspiração e exalação e a reconhecer sua atitude perante a postura.
2. Postura da Montanha – Tadasana
Essa é a postura base do Yoga. Ela trabalha estabilidade e firmeza, além de contribuir para uma postura adequada para caminhar e ficar em pé.
Ela consiste em ficar em pé, com a coluna reta, os pés paralelos e dedões dos pés se tocando, enquanto olha para a frente.
3. Flexão para a frente – Uttanasana
Esta postura abre a parte de trás das pernas e permite que a coluna descomprima e o movimento do sangue fresco do coração vá até a cabeça.
4. Pose do cachorro – Adho Mukha Svanasana
Essa inversão abre o corpo todo. Essa postura tem ação em dois Chakras: o terceiro e o sexto. A partir da posição prancha, com os pés separados na distância dos quadris e as mãos na largura dos ombros, eleve os quadris em direção ao teto e expire até que seu corpo faça um “V” invertido.
5. Postura do Bebê – Balasana
A postura do bebê é uma pose de rendição. Comece na posição ajoelhada, com os dedos dos pés se tocando e os joelhos tão largos quanto os ombros. Traga seus quadris para baixo até os calcanhares, enquanto seus braços se estendem para a frente no chão e sua testa se aproxima do chão. Feche os seus olhos e deixe sua testa descansar no chão.
6. Posição do Guerreiro 2 – Virabhadrasana 2
Firme os pés no chão sem deixar descolar em parte alguma. Flexione os joelhos até a altura do tornozelo. Estique os braços em direções opostas, paralelos ao chão e alinhados aos ombros. Levante os braços e o torso ao inspirar. As duas coxas devem estar viradas para fora. Essa posição estimula o primeiro Chakra, que está ligado à se fazer presente no mundo material.
Praticar exercícios físicos é uma excelente forma de levar uma vida mais saudável e ativa. Por isso, te damos uma força para que você comece sua rotina de yoga e faça dela um hábito na sua vida.