Mudando sua alimentação

7 peixes saborosos pra você experimentar

junho 11, 2019
foto com diversos peixes, que são uma alternativa ótima para carne vermelha

Você já ouviu falar que é bom diminuir o consumo de carne vermelha e apostar nas brancas, certo? Além das aves, diversos tipos de peixes, entre os de água doce e salgada, são alternativas saudáveis e nutritivas. Mas nem sempre é fácil variar nessa proteína: nem sempre encontramos variedade, e se encontramos, não conhecemos. E ainda tem gente que se apega a uma qualidade de peixe e se esquece de experimentar as outras.

Você é desse time? Então confira as dicas que nós preparamos pra você incluir esse alimento tão saboroso e nutritivo na rotina, com praticidade.

1. Salmão

Muito conhecido na culinária japonesa, o salmão é um peixe super saboroso e nutritivo. Pra começar, ele tem grande quantidade de ômega-3, sabia? Essa substância é, na verdade, um conjunto de gorduras essenciais que fazem bem pra saúde do coração e do cérebro, além de reforçar a imunidade. Ele também é fonte de proteínas, ferro, cálcio e vitamina D, nutrientes fundamentais pra ter ossos saudáveis e um corpo funcional.

Além disso, o preparo desse peixe é muito versátil. Dá pra consumi-lo selado em crosta de gergelim ou de castanhas, grelhado, acompanhado por molho de maracujá ou de alcaparras, e até cru, como é o caso do sashimi, do sushi e do temaki. Ele ainda é ingrediente de outros tantos pratos, como o poke — uma iguaria havaiana composta de arroz, peixe em cubos e vegetais cortados.

2. Tilápia

A tilápia é um peixe de água doce muito saboroso, de carne branca e suculenta. Os filés são populares e podem ser preparados em iscas ou assados na brasa, o que acrescenta sabor ao prato. Deu até vontade, né?

Agora falando da parte nutricional: cada 100 gramas fornecem 20 gramas de proteínas de alto valor biológico. Além disso, tem ferro, vitaminas do complexo B, magnésio e zinco — substâncias superimportantes para o bom funcionamento do organismo.

E uma curiosidade: tilápia e Saint Peter são o mesmo peixe!

3. Sardinha

Você acha caro comer peixe? Pois saiba que a sardinha é bem em conta. Ao mesmo tempo, ela é bem rica – em nutrientes fundamentais pra nossa saúde. Tanto que ela é classificada como um peixe “gordo”, pois sua composição tem um monte de gorduras boas, como o próprio ômega-3. Suas propriedades ainda incluem as vitaminas D e B12, proteínas e cálcio, numa quantidade maior que no leite.

E já que falamos em praticidade, aqui vai um toque: até aquela sardinha em latinha faz bem! O segredo é comprar em óleo e deixar escorrer bem o líquido antes de usar (isso também vale para o atum), e então preparar tortas e outros pratos muito gostosos. Por outro lado, a versão fresca pode ser assada ou cozida em molho, que é uma sugestão deliciosa.

4. Atum

O atum é um peixe de águas salgadas, profundas e geladas. É muito comum a gente encontrá-lo em latas, no supermercado, mas hoje em dia também é fácil achá-lo fresco nas peixarias. Ele compõe diversos pratos bem distintos, desde crus, em sushis e temakis, até as tortas feitas com o enlatado.

Que o sabor do atum é inconfundível e delicioso, todo mundo sabe, mas você conhece todas as propriedades desse peixe? Vamos lá: ele contém proteínas, ômega-3, magnésio, ferro, potássio, selênio, ferro e vitaminas do complexo B.

Com tudo isso, é anti-inflamatório, faz bem para o sistema cardiovascular, dá mais disposição e melhora a imunidade.

5. Merluza

A merluza também é uma proteína muito comum no país. Geralmente, as pessoas fazem o filé fritinho ou no vapor, com legumes – uma opção que une sabor e saúde. Sua carne é branca e bem delicada, combinando com muitos acompanhamentos por causa disso.

Esse é um dos peixes mais ricos em proteínas e pobres em gorduras. Ele tem alto teor de fósforo — ótimo pra saúde dos ossos e dos dentes — e de potássio, excelente pra recuperação dos músculos: uma opção sensacional pra quem pratica atividades físicas. Bom, né?

6. Corvina

A corvina, assim como a sardinha, é um peixe de baixo custo e alto valor nutricional. Ela contém ômega-3, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas D, K e do complexo B. Apesar do cheiro mais forte de iodo em relação aos outros peixes mais populares, tem um sabor incrível e é muito versátil.

Ela é preparada em postas que podem ser fritas, assadas ou ensopadas. Você gosta de moqueca de peixe? Então, esse prato pode ser feito com corvina. Como a carne é bem tenra e quase sem espinhas, é bem agradável de comer.

7. Bacalhau

O bacalhau não é exatamente um tipo de peixe. Na verdade, é o processo de salga e desidratação. A maturação confere o sabor, aroma, textura e cor tão apreciados no mundo todo.

Então, quer dizer que qualquer peixe pode virar bacalhau? Bom, não é bem assim que funciona. Existem algumas espécies apropriadas, como codfish, zarbo e saithe. Algumas servem pra preparações em postas, e outras, desfiadas.

Como se apenas o sabor do bacalhau não fosse um bom motivo pra consumi-lo, entre os benefícios desse peixe estão a redução do mau colesterol, a melhora cardiovascular, a ajuda no sistema imunológico e o auxílio no tratamento de depressão e estresse.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de comer os mais diversos tipos de peixes e recebeu até sugestões de preparo, que tal entrarmos no mundo da gastronomia?

Pra começar, confira algumas dicas de acompanhamento pra esse prato principal:

  • purê de batatas;
  • purê de mandioquinha;
  • arroz branco;
  • arroz com brócolis;
  • arroz primavera;
  • legumes no vapor ou salteados, como cenoura, brócolis e vagem;
  • salada de maionese com batatas;
  • molhos variados, como mostarda, maracujá, aspargos e aioli.

Para beber, um suco de frutas vai bem. Mas se a ocasião pede mais emoção, vá de vinho branco ou rosé.

E o tempero? Você sabe como temperar os diferentes tipos de peixes? Bom, alguns ficam ótimos apenas com sal e pimenta-do-reino, como o atum e o salmão. Já os filés de merluza e tilápia podem ganhar mais sabor se acrescentados alho e sumo de limão aos temperos que nós já citamos.

Para os ensopados, vale alho, cebola, pimenta-do-reino, tomate, pimentão, sal, coentro, azeite de dendê e o que mais o seu paladar gostar e achar que combina.

Só de imaginar já dá água na boca, né? Então aproveite o embalo pra organizar uma senhora refeição com toda essa inspiração.

Você já sabe que os vários tipos de peixes contêm nutrientes essenciais pra uma alimentação saudável e equilibrada. Eles são capazes de ajudar no controle e na prevenção de problemas de saúde, além de serem deliciosos e versáteis. Então, por quê não? Se você está em dúvida do que comer, aposte em um peixinho que é sucesso.

E se não souber preparar, não tem problema: a gente tem opções práticas e gostosas pra você levar o mar, ou o rio, para o seu prato sem perder tempo. Vem ver!

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