9 documentários sobre Meio Ambiente

Meio ambiente é o conjunto de seres – vivos e não vivos – que coabitam na Terra. E, enquanto você está lendo este texto, sua vida segue sendo afetada por todos os processos que nascem dessas relações. Portanto, entendê-los é, também, compreender a si mesmo. Para ajudar nessas reflexões, temos à disposição um leque super interessante de documentários sobre meio ambiente.
Pode parecer complexo, mas refletir sobre o meio em que vivemos e como preservá-lo é essencial para uma vida melhor em todos os aspectos, refletindo para as gerações atuais e futuras.
Documentários sobre Meio Ambiente
Neste período de pandemia e com a necessidade de isolamento social, que tal aproveitar esses momentos para assistir um dos nove documentários sobre meio ambiente recomendados a seguir? Acompanhe as dicas:
1. Oceanos de plástico
Lançado pela Plastic Oceans Foundation, esse é um dos documentários sobre meio ambiente mais relevantes da atualidade, por mostrar os impactos causados pelo plástico em todos os ecossistemas. Mas, além disso, cria a consciência de que o descarte incorreto do material não é um problema individual, ou local.
Ou seja: quando não nos percebemos como uma enorme rede, totalmente conectados, os prejuízos à natureza (e a nós mesmos) é avassalador. Partindo da teoria de que os oceanos são arrastados por cinco grandes correntes, fica fácil compreender que o lixo dos rios e praias acabam formando as chamadas “ilhas de plástico” – locais visitados pelos membros da organização britânica e retratados em imagens impactantes.
Além disso, a obra nos faz refletir sobre como isso acaba retornando ao nosso prato, já que os peixes acabam ingerindo as substâncias tóxicas. Uma baleia azul pigmeu jovem, filmada debaixo d’água no começo do documentário (um pequeno spoiler), não deixa dúvidas: não há como se esquivar da urgência de mudar hábitos ao observar essa cadeia pouco sustentável.
Dirigida e roteirizada pelo jornalista e cineasta Craig Leeson, com entrevistas conduzidas pela também jornalista e a mergulhadora Tanya Streeter, a filmagem durou quatro anos e ocorreu em 20 locais do planeta.
- Duração: 1h40
- Onde assistir: Netflix
2. Nosso planeta
Esta série documental de oito episódios mostra imagens de tirar o fôlego, sobre a vida selvagem, explorando habitats e a riqueza de diversidade de cada um deles – desde a profundeza dos oceanos, até o distante Ártico e as selvas esplendorosas da América Latina.
Uma equipe de mais de 600 pessoas, visitas 50 países diferentes e, dentre elas, personalidades reconhecidas são os narradores que compõem “Nosso planeta”. Levando o espectador a experimentar a sensação de estar em cada uma das cenas, a série fala sobre a força da natureza e, ao mesmo tempo, de seus constantes pedidos de ajuda aos seres humanos pelas bruscas transformações climáticas.
- Duração: 50 minutos por episódio.
- Onde assistir: Netflix
3. Ser Tão Velho Cerrado
O Brasil também faz parte do circuito de documentários sobre meio ambiente, e “Ser Tão Velho Cerrado” apresenta a Chapada dos Veadeiros, região do cerrado de Goiás, como tema central. A obra destaca a relevância da região para todas as outras do país, já que por suas características naturais, distribui água para outras localidades pelos lençóis freáticos.
Seu desequilíbrio é o desequilíbrio de todo um complexo que nos alimenta e hidrata. O desmatamento da Chapada é debatido por moradores, autoridades políticas, donos de terras, ambientalistas, entre outras pessoas, o que deixa o documentário ainda mais interessante, explicitando os reais conflitos e interesses de cada público.
É necessário olhar para além da vegetação seca do cerrado para compreender a sua real dimensão e este filme é um aliado para ter essa nova visão.
- Duração: 1h36.
- Onde assistir: Netflix e Now
4. Trashed – Para onde vai o nosso lixo
O premiado ator Jeremy Irons conduz o documentário, aclamado pela crítica, investigando como as autoridades tratam o lixo industrial no hemisfério norte.
A obra pode ser dividida em três fases: a primeira, avaliação, percorre os últimos 150 anos do lixo industrial e traz exemplos que resultam em imagens assustadoras de lixões em diversos países. A segunda expõe as soluções pensadas pelos governos que não funcionaram (só pioraram o cenário gerando novos problemas). Já a terceira é uma resposta às outras fases, destacando a reciclagem como uma luz no fim do túnel para as nações e suas respectivas populações.
Trashed alia humor ácido a jornalismo investigativo de qualidade – uma receita que ideal para captar a atenção de autoridades e cidadãos comuns em busca de soluções efetivas e mais sustentáveis.
- Duração: 1h38
- Onde assistir: Google Play Movies
5. Uma verdade inconveniente
O melhor documentário e a melhor canção original de 2007, segundo o Oscar. Estes já deveriam ser motivos suficientes para que esse documentário sobre meio ambiente ser assistido. Porém, “Uma verdade inconveniente” é repleto de outros bons motivos para entrar na sua lista de prioridades.
Ao falar sobre um dos temas mais atuais e polêmicos da nossa era, o aquecimento global, Al Gore – vice presidente dos Estados Unidos na gestão de Bill Clinton, ex candidato à presidência, jornalista e ecologista desde os anos 70 – alerta sobre o ritmo acelerado das transformações climáticas e o impacto delas na vida humana.
Baseado em uma apresentação divulgada por Al Gore ao redor dos EUA, o documentário continua inspirando debates entre ativistas, negacionistas e até estudantes, reforçando a urgência de mudar hábitos para reduzir a emissão de gases produzidos pela queima de combustíveis fósseis.
- Duração: 1h36
- Onde assistir: Now e Amazon Prime
6. Seremos história?
Apresentado por Leonardo DiCaprio, o documentário faz uma pesquisa detalhada sobre as mudanças climáticas. Mas, ele vai mais do que retratar o cenário em que nos encontramos. Seu foco está em encontrar soluções reais, através de conversas com autoridades das mais diferentes frentes, como o ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o empreendedor visionário Elon Musk e Papa Francisco.
O roteiro mescla as motivações ambientalistas de DiCaprio (que começaram na infância), imagens potentes da natureza real e em representações artísticas e entrevistas bem conduzidas, um conjunto que deixa a obra interessante e sem clichês.
O documentário também afirma o ator como uma figura importante nesta área, reforçando a utilização de sua visibilidade para debater assuntos de interesse global e que (infelizmente) extrapolam a ficção.
- Duração: 1h36
- Onde assistir: Google Play Movies
7. Minimalism
Minimalism está na lista de documentários sobre meio ambiente, mas amplia a discussão quando instiga reflexões sobre o nosso estilo de vida, principalmente, quando o foco é consumo consciente.
Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, dois amigos de infância e protagonistas do filme, abandonaram a estabilidade de seus empregos em busca de um propósito de vida. Sua busca era por um estilo que gerasse mais satisfação e liberdade. As lições aprendidas por eles, então, rodaram os Estados Unidos (um país conhecido por seu consumismo), impactando um público desacostumado a essa perspectiva.
Ao provocar o telespectador para questões profundas, como a felicidade relacionada ao que temos (e não ao que somos), o documentário deixa clara a necessidade de repensar hábitos e, acima de tudo, compreender o impacto deles na sociedade e nos ecossistemas.
- Duração: 1h18
- Onde assistir: Netflix
8. Virunga
Outras perspectivas são necessárias quando falamos de meio ambiente, e este documentário é ideal para ampliarmos a nossa visão de mundo ao pensar em preservação e estilo de vida.
A história, verídica e indicada ao Oscar, conta como os guardas do parque nacional mais importante da África (O Parque Nacional de Virunga, localizado na República Democrática do Congo) se arriscam, diariamente, ao cuidar dos gorilas em extinção, combatendo milícias e caçadores armados.
“Virunga”, dirigido por Orlando von Einsiedel e com produção executiva do Leonardo Dicaprio é, acima de tudo, uma história de amor e dedicação à natureza.
- Duração: 1h40.
- Onde assistir: Netflix
9. Amazônia eterna
O documentário mostra a abundância de beleza e riquezas da floresta amazônica e como os habitantes da região vivem de forma sustentável, minimizando os impactos no “pulmão do mundo”. Inspirador, o documentário mostra que é possível adotar práticas que priorizam a natureza e, também, desperta o desejo de conhecer de perto este vasto território.
Além de encantar pelo esplendor das imagens, comentários de especialistas ambientais, economistas, pescadores, seringueiros e seringalistas, residentes e índios explicitam as dificuldades e necessidades de cada um deles, escancarando conflitos históricos e fundamentais à preservação.
- Duração: 1h19
- Onde assistir: Amazon Prime
Agora, é só sentar no sofá, abrir olhos e ouvidos e desfrutar dos documentários sobre meio ambiente que, sem dúvida, vão te trazer momentos especiais de reflexão e conscientização para ser parte da mudança!
Você vai gostar de ver…

Dia mundial sem carne: como reduzir o consumo na rotina?
No momento que paramos para pensar nos nutrientes que o corpo precisa, provavelmente você associa a proteína com a carne vermelha, frango ou ovo, não é mesmo? Porém, o Dia

Produtos de limpeza naturais e o meio ambiente: como fazer a sua parte!
Quando falamos sobre os vilões da poluição e os impactos à saúde humana, é impossível deixarmos os produtos de limpeza sintéticos de fora. Seja por conta dos componentes químicos nocivos

Como fazer a reciclagem do lixo do jeito certo?
A pauta de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente vem ganhando força nos últimos anos, especialmente com as mudanças climáticas. Contudo, a conscientização deve começar com atitudes do dia