Importância da reciclagem: Liv Up compensa 200% dos resíduos gerados
Redução, economia circular… não é sem motivos que cada vez mais ouvimos falar na importância da reciclagem e do consumo consciente. Afinal de contas, a humanidade já despende 30% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Os números são impactantes, mas já parou pra pensar que se cada um fizer a sua parte dá pra mudar esse quadro?
É justamente por acreditar em transformação que a sustentabilidade é uma questão importante pra Liv Up. Aliás, você sabia que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo de plástico no mundo e o que menos recicla?
De acordo com dados da ONG WWF e do Banco Mundial, a média de consumo plástico aumentou mais de 25% durante a pandemia, mas a taxa de reciclagem do país ainda é muito baixa e está abaixo dos 2%. Ou seja, está mais do que na hora de nos preocuparmos com o destino do nosso lixo.
Por aqui, a gente acredita que cada empresa e indivíduo pode – e deve – deixar uma marca positiva no mundo. Por isso, trabalhamos muito pra mudar esse cenário, deixando um impacto bacana de ponta a ponta nos nossos processos.
Qual a importância da reciclagem?
O cenário é urgente: se não houver uma mudança nos padrões de consumo e produção, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas para atender as necessidades de água, alimento e energia. Já imaginou? Essa situação é uma ameaça real para a humanidade e a vida no planeta como conhecemos.
Por isso é tão importante minimizar o impacto e fazer o reaproveitamento dos resíduos descartados. Nesse cenário, a reciclagem surge como uma alternativa sustentável e que está ao nosso alcance.
Apesar de não ser a única medida a ser realizada, a reciclagem tem um papel muito importante. Afinal de contas, não só reduz a quantidade de rejeitos, como também diminui a procura por novas matérias-primas. Em suma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita. Consequentemente, há menos necessidade de extrair novos materiais da natureza.
Entre seus benefícios da reciclagem para o planeta e pra sociedade, podemos listar, então:
- Redução do lixo e impacto na natureza;
- Desoneração dos recursos naturais;
- Movimentar a economia, gerando, inclusive, mais emprego e renda;
- Redução no consumo de energia.
Como a Liv Up se responsabiliza pelos resíduos que produz?
A preocupação com o meio ambiente é muito presente na Liv Up. Justamente por esse motivo, ela está em todos os nossos processos: da compra dos insumos dos nossos agricultores parceiros até o descarte das embalagens. E a tendência é evoluirmos cada vez mais nesse sentido.
Desde a nossa fundação nos preocupamos muito com o impacto que geramos em toda a cadeia, criar valor compartilhado é o alicerce da Liv Up, com políticas e práticas operacionais que aumentam sua competitividade, ao mesmo tempo que melhoram as condições sócio-econômicas das comunidades.
Pedro Martins, Gerente Sênior de Inovação e Sustentabilidade da Liv Up
Um dos nossos principais pontos de atenção é a quantidade de plástico produzida e, por isso, desde o início da Liv Up já compensamos 100% dos nossos resíduos. Temos iniciativas que olham com cuidado pra esse tópico, buscando diminuir os efeitos provocados pelas embalagens na natureza.
A boa nova é que agora nos responsabilizamos por 200%, ou seja, reciclamos o volume que a gente produz vezes dois através da nossa parceria com a Eu Reciclo.
Todos os meses, informamos a quantidade de embalagens que saíram, e essa empresa parceira recicla duas embalagens a cada embalagem que colocamos em circulação! De certo modo, estamos fazendo o nosso papel e o de outras empresas. Assim, compensando o dobro de embalagens que geramos, ajudamos a diminuir outras pegadas deixadas pelo mundo. Incrível, né?
Além disso, nas entregas do mercado online, usamos o material kraft para reduzir o consumo de plástico e as embalagens das porções e sacolas de entrega da Liv Up utilizam o plástico verde, derivado da cana de açúcar.
Por que é importante apoiar cooperativas de catadores de materiais recicláveis?
O trabalho desenvolvido pelos catadores tem um caráter de grande relevância social e ambiental, pois é responsável pela coleta de 10% a 20% dos resíduos sólidos urbanos. Em outras palavras, essas cooperativas participam da realização de um serviço público cuja responsabilidade é do governo local.
Além da geração de postos de trabalho, apoiar essas cooperativas é importante pois traz diversos benefícios como:
- Redução do custo de operação dos aterros sanitários e da coleta de lixo, aumentando o tempo de vida útil desses espaços;
- Redução dos gastos de energia e matérias primas por meio do aproveitamento de resíduos sólidos, minimizando a emissão de poluentes;
- Cada brasileiro, em médias e grandes cidades, produz cerca de 1 kg de lixo por dia, do qual pelo menos 30% é reaproveitável. Ou seja, a matéria prima para esse trabalho é abundante;
- A atividade de catação é importantíssima para a cadeia da reciclagem, cujo mercado é dinâmico. Mesmo em tempos de crise econômica, essa atividade é fonte de renda para diversas famílias.
Como você pode fazer a sua parte?
Tendo em mente esse panorama, consumir produtos de empresas que se preocupam com a sustentabilidade é uma forma de contribuir para a redução dos danos ao planeta. Além disso, preferir esses negócios incentiva que muitas outras organizações desenvolvam projetos socioambientais, e passem a gerar um impacto positivo pra natureza e pra comunidade.
Aqui no blog da Liv Up, já abordamos os passos para o consumo consciente e que você também pode inserir no seu dia a dia:
- Planejar suas compras
- Avaliar os impactos de seu consumo
- Consumir apenas o necessário
- Reutilizar produtos e embalagens
- Separar seu lixo
- Usar crédito conscientemente
- Conhecer e valorizar as práticas de responsabilidade social das empresas
- Não comprar produtos piratas ou contrabandeados
- Contribuir para a melhoria de produtos e serviços
- Divulgar o consumo consciente
- Cobrar dos políticos
- Refletir sobre seus valores
Fazer o certo do jeito certo
Quando o assunto é o que estamos fazendo pelo mundo, trabalhamos com seriedade porque sabemos da importância de compartilharmos nosso crescimento com as pessoas ao nosso redor.
Como o próprio Pedro Martins diz “A empresa trabalha os impactos de sua operação em 3 dimensões: possibilitar o desenvolvimento de clusters locais, redefinir a produtividade na cadeia de valor e repensar produtos e mercados. A cadeia de valor começa com produtores primários, agricultores familiares, passa por operadores logísticos, cozinhas e centros de distribuição, chega ao consumidor final e tem seu fim no ciclo de vida das embalagens e na cadeia de reciclagem”.
Diminuir a quantidade de lixo que vai para o meio ambiente, incentivar a agricultura orgânica familiar, ser um mercado de desperdício zero, doar alimentos – são diversas as atitudes da Liv Up pra transformar o mundo em um lugar melhor, mas isso é só o começo.