Nutricionista responde: açúcar demerara é saudável?
O açúcar faz parte do nosso dia a dia e às vezes é difícil excluí-lo das refeições, mesmo quando estamos buscando uma dieta mais leve e balanceada. Seja para adoçar o cafezinho, suco, ou aquela receitinha de bolo para o final de semana, ele está lá. Mas será que existem opções melhores que outras? O açúcar demerara é saudável de verdade?
Para sanar todas essas dúvidas, convidamos a nutricionista Bruna Quaglio, do time de pesquisa e desenvolvimento da Liv Up, para responder às principais perguntas sobre o açúcar demerara! Veja o que ela tem a dizer.
Açúcar demerara é saudável?
De acordo com Bruna, o açúcar demerara é uma opção menos processada em relação ao açúcar refinado, por exemplo, mas ainda assim é um tipo de açúcar. Na produção, o caldo extraído da cana-de-açúcar é cozido até engrossar, e, assim, formar um xarope. Logo depois, a água presente evapora e a substância endurece, dando origem ao açúcar demerara.
E será que o açúcar demerara é fit?
Bom, quando olhamos apenas as calorias, podemos dizer que o açúcar demerara engorda tanto quanto o branco, visto que não há diferença significativa entre os dois. Contudo, é importante lembrar que, sozinho, nenhum alimento é capaz de nos fazer ganhar ou perder peso: para isso, é necessário um conjunto de fatores como genética, estilo de vida e histórico e saúde.
Ou seja: apesar de ser menos nocivo para o organismo, a indicação é consumir com moderação.
Quais são os benefícios do açúcar demerara?
“O demerara tem um pouco mais de nutrientes do que o açúcar refinado, ficando mais próximo do mascavo nesse quesito.”, explica Bruna.
O açúcar demerara orgânico, por exemplo, acaba sendo uma variação ainda melhor, já que a cana-de-açúcar tem um cultivo livre de agrotóxicos e aditivos químicos, além de ser uma produção socialmente e ambientalmente responsável.
Quem tem diabetes pode consumir?
Já que é uma opção menos refinada, podemos dizer que o açúcar demerara é saudável para diabetes? De acordo com a nossa nutricionista, a resposta é não: “Ele continua sendo um açúcar. Sendo assim, quem tem diabetes tipo I, é necessário contagem de carboidratos para que a dieta não seja afetada; o mesmo vale para quem tem diabetes tipo II, o consumo de qualquer tipo de açúcar, incluindo o demerara, costuma ser extremamente controlado, ou até proibido, dependendo do caso.”, explica Bruna.
Para pacientes diabéticos, o adoçante tipo sucralose é o mais recomendado. Isso porque, apesar de ser artificial, ele é feito a partir do açúcar natural presente em frutas e vegetais. Consulte seu médico para saber mais.
É saudável em qual quantidade?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa, seja adulta ou criança, deve consumir, no máximo, 50 gramas de açúcar por dia, tentando limitar a apenas 25 gramas.
O que acontece é que os brasileiros consomem, em média, cerca de 150 gramas por dia. Isso representa o triplo do máximo recomendado. E a maior parte dessa quantidade está em alimentos processados e ultraprocessados, como bolachas recheadas, cereais matinais, refrigerantes, chás e sucos industrializados.
“Quando falamos de açúcares processados, o ideal é ingerir o mínimo possível, mas não precisa ser completamente retirado do dia a dia. Consumido em quantidades controladas, não irá fazer mal.”, comenta Bruna.
O excesso de glicose gera uma produção maior de insulina e, além do aumento de peso, o organismo passa a desenvolver resistência a esse hormônio tão importante, o que causa a diabetes. Além disso, o excesso de açúcar pode trazer diversos malefícios para o organismo, como:
- Aumento da fermentação gástrica;
- Aumento do nível de colesterol ruim, o LDL;
- Surgimento de cárie;
- Dor de cabeça recorrente;
- Enfraquecimento do sistema imunológico;
- Insônia;
- Perda de memória;
- Prisão de ventre;
- Surgimento de acnes.
Qual o açúcar mais saudável?
Se você ainda não consegue se imaginar vivendo sem açúcar, mas está procurando opções mais saudáveis, o mascavo orgânico é a melhor pedida. Por ser menos refinado que o açúcar demerara, ele preserva os nutrientes da cana-de-açúcar, como as vitaminas A e B, ferro, potássio e magnésio.
Além disso, o açúcar mascavo é considerado uma fonte de carboidratos complexos. Isso significa que, ao contrário do branco ou do demerara, ele é digerido pelo corpo de forma gradual, liberando energia durante um período de tempo maior, evitando picos de açúcar no sangue e prolongando a sensação de saciedade.
Lembre-se: ter uma alimentação saudável não é impeditivo para consumir aquilo que você gosta. Encontrar o equilíbrio é fundamental para manter corpo e mente sãos e aumentar a qualidade de vida no dia a dia 🙂