Afinal, o que é uma comida saudável e prática?

comida saudável

Você é do tipo de pessoa que acha que comida saudável e prática são termos opostos? E que para ter uma boa alimentação é preciso perder horas na cozinha e gastar muito dinheiro no mercado? Então, com este post, acabaram-se as desculpas.

Sabemos que não é fácil ter uma alimentação saudável, principalmente para quem passa muito tempo fora de casa. Comer em restaurantes ou na rua nem sempre é uma boa escolha. Preparar a própria comida, de acordo com as recomendações do nutricionista, com alimentos saudáveis e naturais, pode parecer muito complicado. Mas não é!

Por isso, hoje vamos desmistificar essa história de que alimentação saudável dá trabalho e que é preciso muita dedicação para cuidar da saúde. Além disso, daremos algumas dicas para você mudar seus hábitos alimentares e ter mais qualidade de vida. Acompanhe!

O que é comida saudável?

Comida saudável, em suma, é aquela mais natural possível, livre de conservantes, gorduras saturadas e de excessos de gordura, açúcar e sódio.

Para que a comida seja saudável ela deve contemplar todos os nutrientes necessários de uma refeição, ou seja, ela precisa ser balanceada. Assim, para uma refeição ser balanceada, saudável e equilibrada ela precisa de:

  • carboidratoscomo batatas, arroz, massas e cereais;
  • proteínas: como carnes, ovos, feijão, lentilha e soja;
  • gorduras: como azeite, óleo de coco e castanhas;
  • vitaminas, fibras e minerais: como frutas, legumes e vegetais.

Outro ponto importante é que uma alimentação saudável também é composta de alimentos frescos e naturais. De preferência orgânicos e integrais. Para diminuir os índices de gordura, as carnes devem ser grelhadas.

Dicas de comida saudável e prática para o dia a dia

Agora que explicamos o que é comida saudável, vamos mostrar para você como é possível e prático cuidar da alimentação no dia a dia e sem perder horas na cozinha. Veja abaixo algumas dicas.

1. Cozinhe e congele suas próprias refeições

Sua rotina é corrida? Não tem tempo para cozinhar durante a semana? Uma boa dica é reservar um dia para preparar todas as refeições da semana ou até mesmo do mês, já que alimentos prontos podem durar até 3 meses congelados.

Prepare o arroz, feijão, carnes e os legumes, por exemplo, como de costume, divida-os em pequenas porções e congele-os em potes ou sacos plásticos para ter mais facilidade no dia a dia. Se preferir, você também pode congelar suas comidas por refeições, montando um prato ou marmita, com todos os alimentos necessários para uma refeição completa e saudável.

Não esqueça de usar etiquetas para identificar com facilidade os alimentos e a data de preparo.

Outra dica é não deixar o arroz e o feijão cozinhar por completo. O ideal é pausar o cozimento um ponto antes, assim, quando descongelar e for aquecer a comida para o consumo, os alimentos terminarão o cozimento, ficando no ponto ideal, como feitos na hora.

2. Está sem tempo? Invista em comida saudável congelada

Não consegue preparar suas refeições para congelar? Não sabe ou não gosta de cozinhar? Fique sabendo que essa não é uma desculpa para comer mal.

Existem várias empresas que preparam refeições com alimentos saudáveis e fitness. Isso inclui a Liv Up, que oferece comida saudável, 100% natural e orgânica, embalada e congelada com alto controle de qualidade e segurança, para preservar todas as propriedades nutricionais de cada alimento.

Pela internet, mesmo, você pode pedir suas refeições para que sejam entregues em sua casa ou trabalho. Geralmente, comidas congeladas são mais saudáveis e saem bem mais em conta que comer em restaurantes.

3. Faça saladas no pote

Para quem vive na correria do dia a dia, aliás, as saladas em pote são ótimas aliadas da alimentação saudável e prática.

Existe a versão para lanches e café da manhã que são compostas por frutas, granolas, castanhas e iogurte, e as versões com legumes e vegetais para almoço e jantar. Você pode até substituir uma refeição pela salada em pote, desde que ela tenha todos os nutrientes necessários.

Para os suprir os carboidratos você pode incluir macarrão ou croutons feitos com pão de forma integral e compor as proteínas você pode incluir peito de peru ou frango em cubinhos, queijos ou ovos cozidos no pote de salada.

4. Invista em sanduíches, wrap e tapiocas

Sanduíches, wraps e tapiocas são ótimas opções para quem está sem tempo para cozinhar. Além de práticos e saborosos, os lanches podem substituir uma refeição completa se a escolha dos alimentos for feita de forma correta.

Prefira pães e wraps nas versões integrais, que são ricas em fibras e ajudam o organismo a absorver o carboidrato de forma mais lenta. E para deixar a tapioca ainda mais nutritiva, misture farinha de linhaça e chia na massa.

Para o recheio use folhas, tomates, proteínas magras, como queijos, peito de frango ou de peru, por exemplo. Evite molhos gordurosos, prefira iogurte, maionese light e azeite para temperar o lancho.

5. Omeletes e panquecas integrais

Omeletes e panquecas são opções práticas e versáteis, ideais para quem não tem tempo para perder na cozinha.

A omelete pode ser prepara com legumes, especiarias e queijos magros e é uma ótima opção para acompanhar com saladas.

As panquecas em versão integral também são super práticas e saborosas. Para fazer a massa da sua panqueca você vai precisar de:

  • 1 xícara de farinha integral (de trigo ou arroz);
  • 1 xícara de leite (pode ser vegetal);
  • 1 ovo;
  • 1 pitada de sal.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, depois frite em uma frigideira com um fio de azeite. Use frango desfiado com queijo cottage ou ricota com espinafre para o recheio.

Viu só como é possível seguir uma alimentação balanceada com comida saudável e prática em seu dia a dia? Esse é o conceito de alimentação da Liv Up, comida natural, saudável, gostosa, prática e acessível. 

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