Do agridoce ao hot honey: 5 molhos pra experimentar
Há quem diga que o grande diferencial de um lanche é o molho, o que “traz o nome ao prato”, e há quem acredite que os temperos ditam o andar da carruagem. Independente de quem está certo, é indiscutível a importância desse gostinho de quero mais nos preparos, né? Doce, salgado, azedo e até umami – na batalha de sabores, o agridoce ganha fãs pela complexidade.
Não dá pra negar que os molhos nos deixam babando e lambendo os dedos (literalmente!). Opções clássicas de agridoce e a novidade das redes, o hot honey, são queridinhos da culinária justamente pelo alcance e mistura dos sabores salgado e doce ao mesmo tempo. A combinação da doçura e da picância que essa receita traz ajuda a explicar porque o molho desperta as papilas gustativas de forma única.
O que é agridoce?
O termo agridoce pode ter duas conotações, desde a combinação dos sabores ácido e doce até a mescla do amargo e do doce. Há debate sobre o local de surgimento desse teor para a comida – com indícios de uso na era medieval europeia e em províncias antigas chinesas. Independente de quem chegou primeiro, sabemos que se trata de característica forte da culinária oriental, onde muitos pratos principais têm como base o sabor agridoce. É só lembrar do shoyu, do sushi e do franguinho teriyaki, por exemplo.
Mesmo não sendo muito comum na cozinha brasileira, o sabor agridoce divide opiniões por motivos bem semelhantes. Claro que tudo depende do gosto pessoal, mas, se você ainda não experimentou, aconselhamos a tentativa, nem que seja num queijinho com goiabada
Como fazer um molho agridoce?
Cada receita tem as suas especificidades, ingredientes e características marcantes. Não tem segredo: no geral, a ideia é misturar doce com salgado, ou com picante.
Mas vamos deixar aqui uma receita para um delicioso molho agridoce com uma composição mais básica, para que sirva de guia e base para suas próximas experiências. Espia só:
Ingredientes: água, ketchup, vinagre e açúcar refinado.
- 2 colher de sopa de água
- 4 colheres de sopa de ketchup
- 4 colheres de sopa de vinagre
- 4 colheres de sopa de açúcar refinado
Modo de preparo
- Adicione todos os ingredientes citados em uma panela pequena e aqueça em fogo médio.
- Misture bem no decorrer do cozimento para ter certeza de que o molho fique uniforme.
- Quando começar a borbulhar nos cantos, está pronto! Excelente opção para snacks.
Lembrando que a receita pode ser em quantidade maior, mas lembre-se de manter a escala para que o resultado saia o mais parecido possível.
Tempo estimado de preparo: 5 minutos.
Vale experimentar: hot honey
Mais conhecido pelos brasileiros como mel picante, o hot honey é um molho que traz o elemento doce do mel e a picância da pimenta e, principalmente, o charme de ser gostoso demais. Formando um combo muito harmônico com carnes e lanches, ele domina o prato e deixa tudo ainda mais gostoso.
Confira a receitinha que é super fácil:
Ingredientes
- 1 copo de mel
- 2 colheres de pimenta vermelha em flocos
- 1 colher de vinagre de maçã
Modo de preparo
- Adicione o mel e a pimenta numa panela, colocando para ferver em fogo médio.
- Depois que começar a borbulhar, retire do fogo e adicione o vinagre de maçã, misturando todo o conteúdo.
- Espere esfriar até a temperatura ambiente e coloque em um recipiente de vidro, podendo escolher coar ou não a pimenta.
Tempo estimado de preparo: 15 minutos.
5 maneiras de experimentar agridoce e mel picante
Já deu até água na boca por aí? Listamos a seguir diferentes formas de você adicionar sabores agridoces e também o mel picante na sua rotina:
Tarê
O tarê é o exemplo perfeito de molho agridoce e quem gosta de sushi sabe bem do que estamos falando. Com base no shoyu (outro molho de origem oriental), esse condimento pode levar em sua composição açúcar, mel, saquê e gengibre. Muito utilizado para acompanhar pratos quentes ou frios, é comumente visto como acompanhamento dos famosíssimos hot rolls.
Curiosidade: é redundância falar “molho tarê”, pois “tarê” significa “molho” em japonês.
Geléia de morango com pimenta
Perfeita como acompanhamento de snacks, a geléia de morango com pimenta é um adicional surpreendente até para quem não gosta dos ingredientes separadamente. Podendo ser utilizada em pratos quentes e frios, super combina com hambúrgueres, dando aquele toque especial no sabor.
Ah, e na Liv Up, tem um hambúrguer perfeito para montar seu lanche e saborear com essa geleia.
Mostarda e mel
Talvez o mais facilmente encontrado nos mercados brasileiros dentre os listados aqui, o molho de mostarda e mel leva em sua composição os dois componentes que traz em seu nome. É uma combinação excelente para carnes, sendo uma das melhores o frango com mostarda e mel, que temos no nosso cardápio, viu?!
Teriyaki
O teriyaki é um molho de origem oriental e é bem conhecido como acompanhamento do frango, sendo inclusive a estrela de sanduíches bem famosos. Com uma textura consistente, tem sua composição brevemente diferente do tarê pela ausência do gengibre.
Mel picante (Hot honey)
Versátil, o hot honey pode fazer companhia para as suas mais variadas refeições, desde pratos principais até lanches e também (pasme!) bebidas. Muito utilizado na gastronomia estadunidense recentemente, cai muito bem com frango frito, peito de frango, pizza, salgados, tábua de queijos, vinagrete e é até servido como acompanhamento de chás quentes e alguns coquetéis.
Agora que você já conhece um pouco mais desse universo, tá esperando o que para inovar no seu dia-a-dia com uma deliciosa receita agridoce? Temos opções excelentes no nosso cardápio que se encaixam harmoniosamente nessa categoria, como o nosso frango ao molho de laranja. Confere lá!