Do Nori ao Wakame: benefícios das algas na alimentação

algas na alimentação

Nem todas encontramos facilmente, mas as algas pode fazer parte do seu prato no dia a dia e nós estamos aqui para provar que esse ingrediente merece um lugarzinho nas refeições. Aliás, só aumenta a utilização de algas na indústria alimentícia e não apenas na culinária clássica oriental. Convidamos a nutricionista Bettina Del Pino para nos contar mais sobre essa iguaria. Vamos nessa?

Quais os tipos de alga na alimentação?

Existem muitos tipos de alga, mas algumas não são próprias para consumo, pois são tóxicas para o organismo humano ou de difícil digestão. Pensando nisso, dá uma olhada nos tipos mais comuns e indicados para consumo. São elas: as algas vermelhas (Nori), as algas verdes (Ao Nori) e as algas pardas (Konbu, Hiziki e a alga Wakame), além de outros tipos que abordaremos logo a seguir.

Quais os benefícios de comer algas?

“As algas marinhas são alimentos muito ricos nutricionalmente, tais como cálcio, fósforo, iodo, magnésio e ferro. Também possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”, reforça a nutri. Não é à toa que são muito utilizadas na culinária oriental, e podem ser boas alternativas para variar a alimentação cotidiana, deixando-as mais nutritivas incluindo alimentos diferentes da rotina convencional. 

Qual a melhor alga para comer?

Quando tratamos de termos nutricionais, há diversos elementos que chamam a atenção para o potencial das algas na alimentacao. “Existem diversos tipos de algas e cada uma possui uma especificidade. Nos últimos tempos, a Chlorella ganhou bastante destaque, por ser um superalimento, devido sua composição de vitaminas e minerais. Além disso, possui proteínas, contribuindo principalmente para o equilíbrio de cardápios vegetarianos, e também ômega 3, importante antioxidante.”, explica a nutricionista. 

Além do ponto de vista das vitaminas minerais, há também a questão do sabor e da versatilidade gastronônomica. “Outras algas, como a Nori, também são super conhecidas, pois são amplamente utilizadas na culinária japonesa para fazer sushi. Também podemos citar a Ágar-ágar, que também costuma ser popular pelas suas particularidades: ela possui propriedades espessantes, gelificantes e estabilizantes, sendo bastante utilizada em receitas para conferir consistência.”, destaca Bettina. 

Pode comer alga todo dia?

Por ser um alimento rico em vitaminas e nutrientes, a alga tem tudo para fazer parte da dieta diária, mas é sempre importante atenção com alguns detalhes. Como conta a nutri, de forma geral, as algas são ricas em vitaminas e minerais e não conferem efeitos nocivos à saúde. “O importante é certificar-se da procedência do alimento, assim como qualquer outro, para evitar contaminações.”

Há também alguns casos em que se precisa ter mais cuidado com o consumo desse tipo de alimentos. “Grupos de maior risco como gestantes, crianças e imunodeprimidos devem ingerir com cuidado, sob orientação do nutricionista”, ressalta Bettina.

Como incluir algas na alimentação?

Um dos pontos positivos é a versatilidade das algas. “As algas podem ser utilizadas refogadas como saladas, em sopas, molhos, smoothies e sucos, por exemplo”, explica a nutricionista. A adição de algas na alimentação pode ser feita em basicamente todos  os tipos de refeições por casar bem com os mais variados tipos de alimento. Inclusive podem ser utilizadas como recheios de preparações, como tortas salgadas e quiches ou até mesmo o clássico omelete com espinafre pode ser reformulado com algas.

Para te inspirar, a seguir, listamos 3 receitinhas com alga: 

Poke Havaiano com algas 

Não é  de hoje que os pokes havaianos vêm fazendo sucesso. Uma opção saudável e bem refrescante, esse tipo de preparo super combina com o nosso clima tropical. Além disso, estamos falando de uma refeição muito simples de preparar. Veja como fazer essa versão que leva algas:

Tartar com atum e alga nori

Que peixe e alga têm tudo a ver você já sabe, mas o que pode ser novidade é essa receitinha de dar água na boca. Dá o play para conferir o passo a passo completo e se deliciar:  

Ah, e uma dica que faz toda a diferença: certifique-se de que o peixe comprado é fresquinho, viu? 

Wrap de alga

Sobrou uma saladinha aí na geladeira e você não sabe o que inventar? A gente traz a solução: usando alga nori, vegetais e legumes, dá pra preparar uma refeição completa! O resultado é super leve, muito gostoso e o preparo também é zero trabalho. 

Agora que você já sabe que as algas comestíveis podem fazer parte do seu cotidiano de forma saudável e muito gostosa, basta fazer conforme a nutri indicou: consultar um nutricionista, procurar saber da procedência do alimento e aproveitar essa deliciosa ideia que é o uso de algas nas refeições.


Bettina Del Pino nutricionista

Bettina Del Pino

Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva, atende em consultório desde 2016 com foco em emagrecimento. Através da abordagem comportamental, tem como objetivo desmistificar a ideia de dieta restritiva e evitar o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas da Dietbox atuando na área de Customer Experience. 

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