Mudando sua alimentação

Alimentação Low Carb sem Glúten e Sem Lactose: Conheça os Benefícios

novembro 19, 2018
Recentemente, um novo estilo de vida surgiu com força no cardápio das pessoas. Estamos falando do Low carb sem glúten e sem lactose.
Você sabia que os antepassados só comiam quando sentiam fome? E que sua alimentação era totalmente baseada em alimentos vegetais, proteínas e gorduras boas?
Eles não consumiam cereais, leguminosas (como feijões, ervilhas, lentilhas e etc.. – por conta da ausência do domínio das técnicas de cocção), açúcares, farinhas, leite, laticínios e todos os alimentos industrializados que consumimos nos dias de hoje.
Muitas pesquisas conseguiram provar que o estilo de vida dos nossos antepassados está gravado em nosso código genético, assim, nosso corpo reconhece e se adapta muito bem a alimentação que eles tinham na época. E adivinha qual alimentação era essa? Low Carb, claro!
Obviamente, eles não tinham a menor ideia se estavam comendo pouco carboidrato e bastante proteína, pois comiam aquilo que tinham à disposição. A questão é: eles viviam de forma saudável e sem ingerir alimentos lácteos, glúten e altas quantidades de carboidratos.
Portanto, se você é intolerante ao glúten e/ou lactose e deseja iniciar uma alimentação Low Carb, este artigo é para você! 
 

O estilo de vida Low Carb

Como você já deve saber, os carboidratos fornecem energia ao nosso corpo, por isso é indispensável que ele faça parte da nossa alimentação.
Porém, o que tem acontecido ao longo dos anos, é exatamente o contrário do que nossos antepassados faziam: o carboidrato virou a base da nossa alimentação, e com isso, alguns problemas de saúde começaram a surgir.
Além do sobrepeso, muitas deficiências de vitaminas e minerais começaram a aparecer na população.
O estilo de vida Low Carb sem glúten e sem lactose nos reconecta com a nossa sensação de fome, com o prazer em comer de forma saudável.
Na alimentação Low Carb, os carboidratos simples, como farinhas, cereais, leguminosas, açúcares e alimentos industrializados dão lugar aos carboidratos vegetais, que além de apresentarem uma carga de carboidratos menor, também são ricos em fibras, vitaminas e minerais.
Além de ingerir fontes de carboidratos vegetais, você vai utilizar as proteínas e gorduras boas para compor as calorias necessárias para você.
 

Low Carb sem Glúten e sem Lactose

Muitas pessoas intolerantes ao glúten enfrentam dificuldades para se alimentar quando se descobrem intolerantes. Isso porque, como foi dito, a nossa alimentação é composta por alimentos industrializados e produzidos a partir de farinhas.
Mas quando optamos por uma alimentação Low Carb, os alimentos feitos com a partir de cereais é excluído, dando lugar aos alimentos vegetais, então tudo dica mais fácil.
E quanto aos alimentos ricos em lactose, realmente, precisamos retirá-los do plano alimentar e suprir os micronutrientes presentes neles através dos vegetais.
O que é importante você saber, é que você não terá prejuízos à saúde retirando o leite e seus derivados da sua alimentação, pois como foi mencionado anteriormente, nossos antepassados também não consumiam alimentos lácteos.
Muitas pessoas acreditam que a retirada da lactose prejudica a saúde por conta da suposta falta de fontes de Cálcio na dieta.
Porém, muitos alimentos de origem vegetal possuem um excelente aporte de Cálcio, e incluindo-os na sua alimentação, você não terá problemas.
Mas não se preocupe, pois nós da Liv Up te explicamos tudo o que você pode incluir neste novo estilo de vida!
Todo plano alimentar saudável, conta com alimentos fonte de carboidrato, proteínas e lipídios (gorduras), e no Low Carb sem Glúten e sem Lactose não é diferente.
Porém, os carboidratos serão provenientes de alimentos vegetais e o glúten e a lactose serão retirados completamente. Então, vamos descobrir o que incluir ou não no prato? Veja a seguir:
 

Carboidratos

Em um plano alimentar Low Carb você consumirá entre 20 e 30% do total de calorias em carboidratos. Diferentemente do que as dietas radicais promovem o carboidrato não é reduzido a níveis que possam prejudicar a sua saúde. Porém, é fundamental que você saiba quais alimentos você deve consumir. Mas calma que a gente te ajuda:
  • Alimentos que você deve consumir: Rabanete, couve-flor, tomate, berinjela, beterraba, chuchu, aspargo, brócolis, cenoura, abobrinha e folhas verdes (chicória, couve, alface, rúcula, alface, agrião, etc..), e frutas como mirtilos, maracujá, frutas vermelhas, pêssego, limão, açaí, abacate, etc..
  • Alimentos que você deve evitar: Feijões, batatas, massas, milho, arroz, biscoitos (por serem ricos em carboidratos) e principalmente os cereais trigo, aveia, cevada, malte e centeio, e alimentos produzidos a partir deles (por conta da presença do glúten).  
 

Proteínas

As proteínas são de vital importância para nossa saúde, e na alimentação Low Carb elas são as protagonistas do seu prato. Dentro do valor energético total da sua alimentação, as proteínas vão compor de 30 a 40%, portanto preste atenção nos alimentos que você precisará incluir na sua alimentação:
  • Alimentos que você deve consumir: Carne bovina, carne de porco, frango, ovos, peixes, leites vegetais, soja.
 

Lipídios

Muitas pessoas ainda têm medo de ingerir fontes de gordura, pois por muito tempo nos foi ensinado que a gordura é maléfica para nossa saúde, engorda, etc..
Mas a verdade é que a gordura é muito benéfica se consumida da forma adequada e claro, se você fizer as escolhas certas e de boas fontes.
No plano alimentar Low Carb, aconselhamos você a esquecer de todo e qualquer “pé atrás” que você tenha com as gorduras, e consuma sem medo, pois eles constituirão entre 50 e 60% de gordura.
  • Alimentos que você deve consumir: Castanhas, amêndoas, gergelim, amendoim, azeitonas, abacate, nozes, linhaça e azeites de oliva e de linhaça. Peixes como sardinha, salmão, arenque, atum e cavalinha também são excelentes fontes de gorduras boas, portanto, embora sejam alimentos proteicos, se encaixam perfeitamente na lista de alimentos fonte de gorduras.
  • Alimentos que você deve evitar: margarinas e óleos de milho, soja, canola e qualquer alimento frito.
 

Dicas valiosas para sua nova alimentação

 
  • Respeite sua fome: Sabe aquela história de que devemos comer de 3 em 3 horas? Esqueça! A ideia é que você preste atenção ao que seu corpo está pedindo, e siga suas orientações. Esqueça o medo de engordar. Isso não acontecerá, pois respeitando os alimentos listados para a alimentação Low Carb, você não terá uma sobrecarga de alimentos calóricos. Fique tranquilo na hora de se alimentar!
  • Coma com calma: Um dos grandes problemas que enfrentamos na hora de nos alimentar é a pressa. Comer muito rápido, ou realizando outras atividades (como ver televisão, mexer no celular ou computador, etc..) faz com que não prestemos atenção nos alimentos, prejudica a mastigação e claro, não aproveitamos a refeição e os sabores dos alimentos. E a nossa intenção é nos reconectarmos com o alimento, certo? Então desligue-se das distrações e concentre-se na sua refeição.
  • Beba bastante água: A quantidade de fibras que você ingere em uma alimentação Low Carb é bem superior a de uma alimentação convencional, portanto, você precisa beber cerca de 2 litros de água por dia, assim você mantém o seu intestino saudável e o seu corpo hidratado.
  • Não utilize temperos prontos: Eles são muito práticos, pois você apenas abre o potinho, tempera os alimentos e pronto. Porém, estes temperos são extremamente ruins para nossa saúde e possuem uma quantidade muito grande de sódio. Portanto, utilize temperos naturais e ervas frescas como cebola, alho, pimenta, orégano, tomilho, alecrim e salsa para temperar suas refeições, ok?
  • Utilize farinhas alternativas para preparações: Com certeza você sentirá vontade de comer alimentos como bolos e pães, afinal crescemos ingerindo estes alimentos. E você pode! Porém, utilize as farinhas certas para suas receitas, como a farinha de linhaça, farinha de chia, farinha de coco, farinha de amêndoas ou farinha de aveia sem glúten. Estes produtos são facilmente encontrados em supermercados ou lojas de produtos naturais, e facilitam muito a produção de diversas receitas!
  • Faça acompanhamento nutricional e médico: Este conselho na verdade se aplicaria a qualquer pessoa, pois é uma forma de cuidarmos da nossa saúde de perto. Mas neste caso, é importante porque você precisará de orientação quanto às quantidades de alimentos a consumir, e a necessidade de possíveis suplementações de vitaminas e minerais.
 
 
A alimentação Low Carb sem glúten e sem lactose confere muitos benefícios aos adeptos e facilita a ingestão de muitas vitaminas, minerais e nutrientes importantes para sua saúde.
Por isso, cada dia mais pessoas aderem a este novo estilo de vida e relatam as grandes mudanças positivas na sua saúde. E você? Que tal começar hoje mesmo?
Para ajudar você a se encantar com a alimentação Low Carb sem glúten e sem lactose, nós da Liv Up montamos diversas refeições saborosas e nutritivas, que vão facilitar a sua vida e te manter saudável!
Dê uma olhadinha agora em nosso site e escolha já as suas refeições! Você pode escolher opções individuais ou nosso kit Low Carb sem glúten e sem Lactose. Você vai se apaixonar!

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