Mudando sua alimentação

Alimentação Saudável: Tudo para você comer na Medida Certa

outubro 22, 2018

A vida nos ensinou que tudo em excesso faz mal. É assim na prática de esportes, estudos, lazer e na alimentação. Aliás, não pense que uma alimentação saudável é feita apenas do exagero de verduras e legumes.

Existem os alimentos que são ricos em gorduras boas, aqueles que são úteis para comer quando a imunidade está baixa, outros que dão energia e os que não podem sair da sua rotina.

O objetivo deste texto é alertar sobre alguns produtos, receitar outros e mostrar pontos de uma alimentação saudável.

Macronutrientes

Em uma alimentação saudável, não podem faltar os macronutrientes: carboidratos e proteínas.

Enquanto os carboidratos são encarregados de fornecer energia para as células, as proteínas são vitais para os tecidos musculares.

Carboidratos

Eles não são vilões para sua balança. Para quem quer emagrecer, o ideal é reduzir os alimentos mais simples, como farinha branca e arroz branco, pãezinhos à tarde e biscoitos.

Caso o contrário, também é interessante realizar um controle. O excesso destes alimentos ocupa espaço para os outros que são liberados pelos nutricionistas em uma quantidade maior.

Todos os cereais integrais, como arroz integral, batata-doce e aveia são recomendados.

Proteínas

Peixes, ovos, carne e frango são alimentos ricos em proteínas. Sem nenhuma exagero, também são muito importantes para o corpo.

Gorduras

Ao falar de lipídios (gorduras), não estamos nos referindo ao chocolate, manteiga, bolos ou salsicha. Esses alimentos sim, devem ser controlados.

Já as gorduras saudáveis, encontradas em nozes, legumes ou peixes, podem ser consumidas em maiores quantidades.

Micronutrientes

Você provavelmente já ouviu falar de micronutrientes. E não é porque são “micro”, que são menos importantes. Pelo contrário, para se alimentar bem, eles também são muito necessários.

A falta de micronutrientes no corpo pode gerar doenças e intoxicações.

Mas quem são eles?

Vitamina, ferro, cálcio, fósforo e magnésio estão incluídos na lista. Aposte em alimentos como salmão, sardinha, outros tipos de peixe e figo.

Outras fontes como vegetais, castanhas, banana e grãos também são recomendadas para suprir a falta de micronutrientes e não podem faltar dentro de um cardápio saudável.

Dieta vegetariana

Mas e quem é vegetariano? Sem problemas. Aos adeptos do modelo, existem variações, mas independente dela, é possível ter uma alimentação saudável.

Além disso, a dieta vegetariana apresenta uma série de benefícios, como consumir alimentos frescos e orgânicos, ter uma digestão mais tranquila e mais disposição no dia-a-dia.

Doce pode fazer parte de uma alimentação saudável? Claro!

Quem é apaixonado por um docinho ou simplesmente gosta de um chocolate durante o dia: os problemas acabaram.

Não é novidade que os nutricionistas recomendam segurar a emoção na hora de comer guloseimas. No entanto, existem opções que podem ser introduzidas no seu cardápio (sem culpa!).

Já pensou em uma receita de brigadeiro sem leite condensado e açúcar? Quem sabe um sorvete de fruta? Talvez comer um chocolate sem peso na consciência?

Estas receitas existem! Basta ter criatividade e desfrutar das experiências na cozinha.

O cacau, por exemplo, pode facilmente substituir o chocolate. Além de ser recomendado por nutricionistas, também é muito gostoso.

Dicas simples e rápidas

Para quem deseja ter uma alimentação saudável, separamos algumas dicas que são de senso comum.

  1. Não pule o café da manhã
  2. Frutas, verduras e legumes não podem faltar no seu cardápio
  3. Atenção com todos os nutrientes
  4. Não exagere no sal!
  5. Não exclua nada de forma radical do seu cardápio. Lembre-se: nada em excesso faz mal!
  6. Não está comendo direito? Procure uma nutricionista e faça uma alimentação saudável e equilibrada para atingir o seu objetivo. A reeducação alimentar pode acontecer em qualquer momento.

Está com dificuldade de manter uma alimentação saudável? Nós da Liv Up também temos ótimas soluções para o seu cardápio.

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