Alimentação Saudável

Dicas para uma alimentação saudável no verão

novembro 16, 2018

Ter uma alimentação saudável é uma tarefa que deve ser cumprida durante o ano todo. Porém, nós sabemos o quanto é difícil seguir a risca tudo aquilo que foi planejado. Muitas pessoas, no entanto, potencializam essa missão no verão.

Enquanto uns desejam entrar em forma, outros buscam uma dieta mais leve para aguentar as altas temperaturas.

Por ser um período quente e seco, o corpo exige alguns cuidados. Além dos alimentos que não podem faltar no seu cardápio – ainda vamos falar deles -, a hidratação também é fator fundamental.

O objetivo com esse texto é dar algumas dicas para esse fim de ano. Nesse período, até mesmo as roupas mais leves são lembradas.

Bom, mas voltando aos alimentos. Entenda porque cada um deles é importante para você.

Alimentação saudável no verão

Salada, muito líquido, frutas e alimentos ricos em água são recomendados. Em contrapartida, alimentos gordurosos e pesados não são uma boa escolha, principalmente por causa da digestão.

Portanto, quem deseja seguir uma alimentação saudável no verão pode adaptar ao cardápio os seguintes alimentos:

Alface

Não é novidade que o alface é importante em qualquer época do ano. Porém, no verão, ele tem um fator especial: a capacidade de reduzir o líquido do corpo e fazer desinchar.

Aveia

O calor é capaz de sugar suas energias? Não tem problema. Aveia é uma boa pedida, principalmente no seu café da manhã para começar o dia energizado.

Cenoura

Em algum momento da sua vida, você já escutou que comer cenoura faz bem. No verão, ela é ainda mais importante, porque tem a propriedade de hidratar a pele e dar um bronzeado especial. (Não esqueça do protetor solar!).

Melancia  

Diferente de algumas frutas (todas são importantes, que fique bem claro), a melancia tem algo especial quando se trata de alimentação saudável no verão. Composta predominantemente por água, ela é uma fruta refrescante para seu dia de sol.

Cereais integrais

Todo alimento integral, por sua composição, é mais leve que os demais. No verão, apostar em opções mais leves para o organismo é uma solução aceitável.

Água de coco

Está pensando em ir pra praia no fim do ano? A água de coco pode ser uma excelente aliada para seu lazer. Ela é capaz de recuperar os eletrólitos perdidos com o suor, além de não engordar.

Frutos do mar

Mais leves que carnes e frangos, os frutos do mar também oferecem proteínas para o seu corpo e são mais leves. Por isso, também são ótimas opções para o verão.

Procure evitar

Para se manter saudável e nutrido durante o verão, evite frituras e alimentos gordurosos. Nessa época, principalmente, experimente trocá-los por castanhas, linhaça ou chia.

Ao invés dos refrigerantes, por exemplo, opte por sucos naturais.

Se você gosta de colocar muito sal na comida, atenção. O seu excesso pode causar retenção de líquido e aumento na pressão arterial.

Hidratação

Fazendo parte de uma alimentação saudável no verão está a hidratação. Caro leitor, não esqueça de tomar, em média, 2 litros de água por dia.

Com o calor excessivo e, principalmente, com a prática de exercícios físicos (muito importante!!), beber água é uma forma de manter o corpo hidratado.

Além da água, você também pode optar por sucos naturais (não os que já são prontos).

De fato, o fim de ano é um momento para chutar o balde. Festas, confraternizações, viagens. Mas busque seguir algumas dessas dicas para cuidar da saúde e poder curtir o verão sem preocupações.

Está com dúvidas para manter uma alimentação saudável no verão? Nós da Liv Up também temos ótimas soluções para o seu cardápio.

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