Alimentos fermentados: tudo o que você precisa saber

garrafa de kombucha

Não é novidade que existem milhares de soluções para quem deseja uma alimentação saudável. Você pode substituir alimentos ou acrescentar outros em sua rotina. Os alimentos fermentados, por exemplo, você conhece? Kefir, Kombucha ou Chucrute.

Já ouviu falar?

Realmente, são milhares de soluções que podem entrar no seu cardápio. Se você não conhece nenhum destes nomes citados, fique tranquilo.

O objetivo deste texto é falar sobre os alimentos fermentados, que vão ser bastante úteis na sua reeducação alimentar.

Lembrando que eles são ricos em micro-organismos. Mas calma, são micro-organismos que fazem bem à saúde. Vamos lá?

Os fermentados

Kefir

prato com kefir

Entre os fermentados, vamos começar pelo kefir.

O alimento da moda, como é conhecido, desperta a atenção dos nutricionistas. Ele pode ser encontrado em grãos ou como bebida fermentada.

Semelhante à couve-flor, o kefir é bem digestivo e pode ser introduzido em qualquer dieta por qualquer indivíduo.

Com o poder de melhorar a imunidade do organismo, o probiótico pode ser consumido com pães, na salada e até mesmo em sobremesas.

Originário na região da Europa oriental e da Ásia ocidental, seu nome varia dependendo da localização. Por isso, não se confunda. Na Europa, por exemplo, o kefir é chamado de cristais japoneses. Já na América Latina, ele é conhecido como tibicos.

Do que é feito? 

Sua composição é feita de leveduras, fungos e bactérias, apenas as consideradas “do bem”. Como falamos anteriormente, os fermentados são ricos em microorganismos, lembra?

Então, ele é composto por microorganismos vivos e do bem, trazendo todos estes benefícios para você.

[Preparado para o verão? Veja algumas dicas de alimentos para esta época do ano]

O kefir pode ser consumido juntamente com diversos tipos de pães, iogurtes, saladas e sobremesas, como já falamos anteriormente. Mas também pode ser introduzido com o pão de queijo, gelatina, sorvete, chocolate, pudim e entre outros ingredientes.

Kombucha

garrafa de kombucha

Ainda no grupo das fermentadas, vamos falar da kombucha ou o refrigerante do bem, como também é conhecida.

Popular nos Estados Unidos, ela é ótima para regular o organismo e aumentar sua energia.

Assim como o kefir, a kombucha é composta por uma série de bactérias e leveduras, mas que fazem bem à saúde. Por isso, sua forma de preparo é semelhante ao do kefir, mas ao invés de utilizar leite como ingrediente fundamental, é preferível usar o chá preto.

Benefícios

A kombucha pode diminuir o estresse e ajudar contra a depressão.

Ela também pode combater a insônia e a pressão arterial.

Citamos anteriormente, que o chá preto é o ingrediente base para fazer a kombucha. Mas além dele, outros ingredientes também podem ser utilizados, como outras ervas, chá verde, chá mate e entre outros.

O objetivo é que fique o melhor possível para o seu paladar.

Picles

picles em um escorredor

Aposto que você já deixou, alguma vez, o picles no canto do prato. Adorados por uns e detestados por outros, o picles oferece muitos benefícios para saúde.

Você sabia?

Considerado uma boa fonte de probióticos, o picles ou o suco de picles podem ser úteis para afastar enjôos, aliviar dores musculares e oferecer nutrientes para o corpo.

Além disso, também é importante para as articulações e pressão arterial.

Quer mais?

Pode ser útil no combate as infecções urinárias e absorção de ferro.

Voltando no tempo

Para se ter uma ideia, ele não é importante apenas nos dias de hoje. Diz a lenda, que os soldados romanos, na época da Roma Antiga, mantinham a saúde se alimentando de picles.

Ainda antes, há 4.000 anos atrás, existem relatos que já apontavam o seu consumo.

Não adianta. Gostando ou não, o picles é nota 10 para nossa saúde.

Chucrute

potinho com chucrute

O chucrute é a reserva de repolho temperada, que precisa ser fermentada antes de servida. Ele é rico em vitaminas e, por isso, muito bem-vindo para o organismo.

Acredita-se que ele foi criado na China, há 2.000 anos atrás (faz tempo também!). Neste período, os fermentados eram utilizados para evitar que os alimentos estragassem.

Atualmente, ele é muito adorado na Alemanha.

[Conheça um pouquinho das histórias de Jeferson, José Roberto, Thiago, Michele e Massagista. O que eles tem em comum? Realizam o trabalho de agricultura orgânica e oferecem alguns desses ingredientes naturais e tão importantes para nossa saúde].

Por ser um probiótico natural, também é muito digestível quando consumido.

Além de ser digestível, o chucrute aumenta o sistema imunológico, oferece nutrientes e ajuda a diminuir o estresse do dia a dia.

Mas vamos por partes. Sabe por que ele aumenta o sistema imunológico e diminui o seu estresse?

Entendendo um pouco mais

Para você entender um pouco melhor, as bactérias que estão abrigadas no seu intestino podem ter grande influência no sistema imunológico.

Os probióticos encontrados no chucrute interferem no equilíbrio das bactérias intestinais, mantendo um revestimento saudável e mais forte.

O revestimento mais forte faz com que as substâncias indesejadas saem do seu corpo.

Outro ponto interessante do chucrute e diretamente relacionado ao sistema imunológico é ele ser fonte de Vitamina C e ferro, ambos importantes para o seu corpo.

E por que ele ajuda a diminuir o estresse?

O mesmo revestimento saudável e mais forte, citado anteriormente, tem influência também no estresse. Estas bactérias têm a capacidade de enviar mensagens para o cérebro, influenciando no seu funcionamento.

Logo, uma flora intestinal saudável pode resultar na diminuição do estresse e na saúde do cérebro.

Você pode fazer o seu chucrute da maneira que desejar: com cenoura e gengibre, pimenta rosa, suco de maça verde, limão e coco seco e por aí vai.

São muitas opções, por isso, escolha a melhor para você =)

Kimchi

kimchi

Kimchi é um alimento típico Coreano. Para você ter uma ideia, o kimchi é tão importante para culinária asiática, que chegam a consumi-lo até três vezes por dia.

Ele surgiu por volta do século VII, quando era muito difícil preservar os vegetais, por conta do frio extremo. Uma das estratégias para preservação era salgar o vegetal, mas aos poucos, foram incluindo outros ingredientes.

Até que então, por volta do século XVIII, incluiram a pimenta vermelha, ingrediente fundamental para o kimchi.

Vantagens

É uma ótima receita para quem deseja emagrecer e proteger a saúde (ajuda a regular o colesterol!!!).

Além disso, o kimchi tem alto teor de fibras, vitaminas (A, B1, B2 e C), ferro, cálcio e as famosas bactérias do bem, que já vimos anteriormente, responsáveis por regular o intestino.

Para o corpo

Por essa você não imaginava: o kimchi também pode ser útil para tornar a pele, vista e ate os cabelos mais saudáveis.

Graças à dose diária de Vitamina A, liberada pelo kimchi, sua pele e visão continuarão fortes.

Já as bactérias saudáveis serão responsáveis por diminuir problemas de pele, como a dermatite, por exemplo. Enquanto isso, o selênio é o responsável por deixar o cabelo saudável.

Para finalizar e você entender a essência dele, o kimchi tem como base a acelga (hortaliça), que junto com outros legumes passam por um processo de fermentação.

Levain

pão de fermentação natural

Saindo do mundo asiático e indo para o francês. A palavra levain não é nenhum bicho de sete cabeças. Nada mais é que o fermento natural do pão.

Considerada a base do pão, o levain consiste da mistura da farinha com água. Quando exposto, é contaminado pelos micro-organismos para iniciar seu crescimento.

Neste caso, o amido é sugado pelas bactérias. Assim, pode ter certeza, a digestão deste pão se torna muito melhor, comparada aos outros pãezinhos brancos.

A fermentação natural não é mais novidade. O registro mais antigo dela é em 3.700 AC, mas sua origem está vinculada com o início da agricultura.

[Pouco tempo para se exercitar? Olha só essas dicas para você]

Benefícios

O índice glicêmico do pão natural é muito mais baixo, comparado ao do pão tradicional.

Outro aspecto é a digestão mais fácil. Além disso, o teor das bactérias do bem (olha elas de novo!!) são maiores e regulam o intestino.

Caro leitor, não tem segredo: o pão natural tem muitos nutrientes para o corpo, por conta da sua composição. E é muito gostoso!!

Está esperando o que? Faça o teste! =)

Tempeh

tábua com tempeh cortado

Para terminar nosso resumo de fermentados, chegamos no tempeh.

Um produto de soja fermentado e com uma aparência semelhante ao pastel de carne (apenas na aparência!!!).

O tempeh também pode ser uma ótima alternativa vegana. Além de ser leve, possui a quantidade de cálcio recomendada para ser ingerida.

Típica na Indonésia, o tempeh é fundamental nas dietas orientais. Rico em proteínas, seu principal ingrediente é broto de feijão ou soja, mole na água, cozidos e fermentados.

Você pode optar por outros ingredientes para fazer o tempeh, como cereais ou legumes.

Ele é muito versátil e enxcaixa em várias receitas. Como é rico em fibras e possui um alto valor nutritivo, também é uma excelente opção contra doenças crônicas.

Atenção

Apesar de todos os benefícios, é preciso cuidado. Não é recomendado o consumo para pessoas que sofrem com problemas renais, porque a razoável quantidade de ácido oxálico de soja pode implicar com este problema.

Na cozinha

Lembra quando falamos que o tempeh é muito versátil? Ele ganhou este adjetivo porque se encaixa com diferentes ingredientes, uma vez que seu sabor é apenas coadjuvante de um prato.

Arrisque colocá-lo em sopas, saladas ou legumes. O resultado será muito positivo.

Caro leitor, agora você acompanhou um resumo completo sobre os alimentos fermentados. Gostou? Está buscando uma alimentação saudável?

Nós da Liv Up também temos ótimas soluções para o seu cardápio.

Quer acompanhar nossas novidades em primeira mão?

Então siga os perfis da Liv Up no FacebookTwitter e Instagram!

Você vai gostar de ver…

o que comer no calor

Dias quentes: o que comer no calor?

Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

coca refrigerante sem açúcar faz mal

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?

Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

cúrcuma benefícios shot

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?

Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais

Permissão de cookies

Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.