Insira no cardápio 13 alimentos que diminuem a ansiedade

Você sabia que a forma como se alimenta impacta não só sua saúde física, mas tem forte influência sobre os seus sentimentos? Isso porque comer de maneira adequada pode amenizar sintomas ruins ou intensificá-los.
Por isso, pensando no seu bem-estar, listamos os principais alimentos que diminuem a ansiedade pra ter sempre na despensa. Dá uma olhada.
Mas, afinal, a ansiedade é assim tão perigosa?
A ansiedade é aquele sentimento desagradável de medo e tensão, bem conhecido da população brasileira. Aliás, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Já imaginou?
Dependendo do nível de intensidade, a ansiedade pode provocar diversos prejuízos físicos e mentais, que vão de dores de cabeça e musculares, problemas gástricos e digestivos até a obesidade, por exemplo. Além disso, insônia, falta de memória, irritabilidade e falta de concentração também podem estar associados a esse quadro emocional.
Existem alimentos que diminuem a ansiedade?
A boa notícia é que a alimentação pode contribuir sim pra diminuir e controlar a ansiedade. Em geral, a recomendação é incluir na rotina alimentos ricos em magnésio, selênio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano.
Esses nutrientes atuam na regulagem da microbiota intestinal e aumentam a produção de serotonina, o famoso hormônio da felicidade, ou seja, que promove aquela sensação gostosa de relaxamento.
Veja, a seguir, quais são os alimentos que aliviam o estresse e vão te ajudar a viver com mais equilíbrio.
Castanha-do-Pará
Graças a alta quantidade de selênio em sua composição, esse alimento garante as recomendações diárias desse mineral com apenas uma ou duas unidades. E esse nutriente, por sua vez, está associado a manutenção do nosso bom humor. Baixos níveis estão diretamente ligados ao cansaço, tristeza e ansiedade.
Esse ingrediente também ajuda a promover a saúde intestinal e fortalece a imunidade.
Chocolate amargo

Que o chocolate te deixa mais feliz e relaxado você provavelmente sabe. Mas já parou pra pensar por que isso acontece? Pois esse saboroso ingrediente está na lista de alimentos que diminuem a ansiedade, principalmente graças aos flavonoides presentes em sua composição. Essa substância é um tipo de antioxidante que apresenta um grande potencial para o tratamento de diversas condições neurológicas e mentais.
Mas atenção: pra garantir esse benefício, é preciso saborear o chocolate amargo, aqueles com no mínimo 70% de cacau, certo? Inclusive, com uma porção modesta de 45 a 100g por semana você já assegura uma boa dose dos seus nutrientes.
Ah, os flavonoides também estão presentes em outros alimentos, como frutas, verduras e legumes, por exemplo.
Ovo
Além de ser um queridinho da alimentação saudável, o ovo também faz bonito na hora de promover seu bem-estar. Isso porque é fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um aminoácido potente que ajuda a combater a ansiedade, o estresse e a depressão, pois atua no cérebro estimulando a produção de serotonina.
Cúrcuma
Também conhecida como açafrão-da-terra, essa famosa especiaria tem como destaque seu poder anti-inflamatório. Afinal de contas, é capaz de reduzir processos inflamatórios e o estresse oxidativo — alterações geralmente presentes em pessoas ansiosas.
Peixes, carnes magras, leite e queijos
Diversos alimentos de origem animal, como as carnes magras e os peixes, contêm um aminoácido chamado taurina. Em termos bioquímicos, essa substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), que é utilizado pelo organismo pra controlar a ansiedade. Nesse sentido, os leites e derivados também podem dar uma forcinha para os ansiosos, por serem também fontes de triptofano.
Sementes e oleaginosas
Além de saborosos e versáteis, esses alimentos contêm nutrientes que favorecem o combate a ansiedade. Castanhas, amêndoas, chia e linhaça, por exemplo, são ricas em magnésio, um mineral com importante ação antidepressiva. Então motivos não faltam pra incluir as sementes e oleaginosas na sua alimentação.

Quais frutas são boas para ansiedade?
Existem também algumas frutas que podem ajudar a amenizar os sintomas de ansiedade. São opções saborosas, saudáveis e super fáceis de inserir na rotina:
Frutas cítricas
Esses alimentos, em geral, são ricos em vitamina C, que é um conhecido antioxidante com poder de regular a secreção de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse e a ansiedade.
Em outras palavras, várias delícias como kiwi, laranja, limão, acerola e abacaxi, são bons exemplos de alimentos que podem ajudar a diminuir a ansiedade e promover a sensação de bem-estar.
Banana
A combinação de nutrientes presentes na banana colabora pra promover o bem-estar, reduzindo sensações negativas. Entre eles, o potássio, as vitaminas do complexo B e também o triptofano.
Uva
Super energética, além de ser um ótima fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes. A uva fornece essas poderosas substâncias que atuam no bom funcionamento do sistema nervoso central.
O que piora a ansiedade?
Por outro lado, existem alguns ingredientes que podem agravar os sintomas de ansiedade e o desequilíbrio do corpo. No geral, são alimentos associados a alterações na glicemia (o famoso “açúcar no sangue”) e na produção de serotonina. Além disso, os estimulantes podem ter um efeito negativo pra quem já sofre com quadros de estresse e ansiedade. Sendo assim, veja o que evitar:
- Açúcar, doces e bebida açucaradas em geral;
- Farinha branca, bolos, biscoitos e pães brancos;
- Cafeína, presente no café, energéticos, chá mate, chá verde e chá preto;
- Bebidas alcoólicas em excesso;
- Outros alimentos ultraprocessados, como alimentos embutidos, bolachas recheadas, salgadinhos de pacote e fast foods, por exemplo.
Como reduzir a ansiedade naturalmente?
Alguns chás podem ajudar a promover relaxamento e bem-estar. É o caso, por exemplo, da camomila (Matricaria chamomilla L.), bastante conhecida pelos seus efeitos calmantes.
Além disso, outras formas naturais de atenuar a ansiedade são:
- Praticar atividades físicas
- Reduzir o estresse diário
- Aprender a controlar a respiração
- Evitar pensamentos negativos
- Manter o foco no momento presente
- Fortalecer o autoconhecimento
- Praticar meditação
- Ter uma rotina mais organizada
- Dedicar tempo pra se cuidar
- Se cercar de quem você ama
- Ficar atento a qualidade do seu sono
- Não sobrecarregar a sua rotina
Além de investir em todos esses itens e nos alimentos que diminuem a ansiedade, lembre-se: nada substitui a ajuda de um profissional especializado. Por isso não deixe de buscar orientação adequada de um especialista.
E se precisar de um help pra deixar o dia a dia mais leve e saudável, conte com a Liv Up. O nosso cardápio te oferece muitas opções práticas, gostosas e super equilibradas que vão te ajudar a comer bem sem pesar a rotina. Então é só escolher seus favoritos que a gente cuida do resto.
Você vai gostar de ver…

Secar a barriga: saiba como perder gordura abdominal
Já ouviu falar que aquela gordurinha localizada é a mais difícil de perder? Pois não é à toa! Afinal de contas, quando emagrecemos, o corpo queima gordura como um todo

Descubra o que faz perder massa muscular e como evitar
Sabia que alguns hábitos comuns podem atrapalhar a realização dos nossos objetivos, principalmente quando estamos tentando levar uma vida mais saudável e incluir exercícios na rotina? Quando se trata da

Foco no objetivo: correr antes ou depois do treino?
Você já deve saber que o exercício cardiovascular é tão importante quanto a musculação no planejamento dos treinos, mas e a ordem? Afinal, você deve correr antes ou depois do