Alimentação Saudável

Alimentos saudáveis: 7 opções que parecem, mas não são saudáveis

outubro 25, 2019

Um cardápio variado em alimentos saudáveis é a chave do sucesso para uma alimentação equilibrada e nutritiva. O que ganhamos? Mais saúde, disposição, bem-estar e qualidade de vida. Por falar nisso, você se alimenta corretamente? É normal que na correria do mundo atual busquemos opções para comer bem nos produtos industrializados.

Hoje em dia, encontramos muitos produtos diet, light, fit e outras tantas denominações que fazem com que aquele item pareça saudável, mas será que são mesmo? Continue a leitura e descubra agora!

Quais são os alimentos que parecem, mas não são saudáveis?

Há muito lobo em pele de cordeiro por aí, isso também se aplica aos alimentos, sabia? Eles se apresentam em embalagens bonitas e cheias de promessas de serem saudáveis, mas a verdade é que não são. Veja alguns deles.

1. Barra de cereais

Fácil de carregar, prática de consumir, feita à base de cereais e podendo ter oleaginosas e frutas secas: seriam as barras de cereais o lanche perfeito? Pela descrição sim, mas na verdade não é. O problema é o modo como elas são produzidas.

A maioria desses produtos é feita com mais flocos de arroz do que os outros cereais de fato, como a aveia. Além disso, tem adição de glicose de milho — e outros tipos de açúcares — e óleos refinados, dois ingredientes nada legais pra saúde.

A alternativa aqui é você produzir a sua própria barra de cereal, com grãos integrais, oleaginosas, frutas secas, mel, óleo de coco e até mesmo cobertura de chocolate saudável.

2. Granola

A granola virou moda durante muito tempo, principalmente por prometer mais fibras na alimentação. No entanto, ela cai na mesma armadilha das barras de cereais: pouca quantidade de itens realmente nutritivos e adição de ingredientes não saudáveis.

Se você é do time que adora granola como acompanhamento de iogurte, açaí, entre outros, pode também preparar a granola, com a vantagem de colocar ingredientes do bem e ao seu gosto pessoal.

3. Chocolate diet

É comum as pessoas fazerem confusão achando que diet quer dizer saudável, mas não é bem assim que acontece. O termo é usado para produtos isentos de algum ingrediente ou nutriente da versão original, geralmente o açúcar. São direcionados para pessoas com restrições alimentares.

O chocolate diet é um bom exemplo disso. Ele não tem adição de açúcares, porém, contém mais gorduras pra compensar o sabor e a textura. Se você não tem indicação pra consumir o diet, pode apostar no chocolate com, pelo menos, 70% cacau que é muito saudável.

4. Sopa instantânea

Uma sopinha antes de dormir é uma refeição leve, que faz muito bem pra saúde, não é verdade? Sim, mas depende, calma que já explicamos. Se a sopa é feita com ingredientes frescos e naturais, com certeza é uma opção saudável.

Já se for daquelas de pacotinho, não é uma boa ideia. Esses caldos, cremes e sopas instantâneas que vemos nos mercados contêm muitos conservantes, aromatizantes, corantes e, sobretudo, sódio, que em excesso faz mal para o organismo. Dessa forma, o que seria um prato inocente, acaba virando um vilão.

5. Suco

Os sucos são a forma mais prática de consumir frutas e obter as vitaminas e minerais, certo? Errado. Se foram os de caixinha, pode esquecer deles se quiser manter uma alimentação adequada. Eles apresentam uma grande quantidade de açúcares e quase nada de nutrientes, até porque fruta mesmo quase não tem.

Uma ótima opção são os sucos naturais, feitos na hora ou prensados a frio, como é o nosso. Eles preservam as vitaminas e minerais e não contêm aditivos químicos. Lembrando que até mesmo esses devem ser tomados com moderação, como qualquer outro alimento em uma alimentação saudável.

6. Pães e biscoitos integrais

Os cereais integrais fazem muito bem à saúde. Eles são fontes de fibras, que ajudam a regular o intestino e diminuir a absorção de colesterol e açúcar do sangue. Então, qual é o problema dos produtos feitos com eles?

É a adição de agentes químicos, açúcares e gorduras que transforma os pães e os biscoitos integrais em itens não saudáveis. Por esse motivo, dê preferência para esses alimentos produzidos de forma artesanal, certo? Assim, você garante um produto nutritivo de verdade.

7. Peito de peru

O peito de peru faz parte de muitos sanduíches naturais por aí. Mas você sabia que ele não é tão bonzinho assim? Como todo embutido industrializado, ele contém adição de açúcares e produtos químicos, como conservantes e aromatizantes, além de quantidades bem altas de sódio.

Dessa maneira, boas alternativas para rechear os lanches, panquecas e omeletes são o frango desfiado e os queijos. Existem também os embutidos artesanais, que não fazem mal à saúde e têm um sabor todo especial, pois são feitos com ingredientes naturais.

Quais são os alimentos saudáveis de verdade?

Ao longo do post, além de falarmos sobre os alimentos que parecem, mas não são saudáveis, demos boas alternativas para incluir no cardápio de uma alimentação equilibrada. Devemos dizer que, atualmente, as empresas têm buscado produzir comidas mais nutritivas pra alcançar quem se preocupa em comer bem, em todos os sentidos.

Sendo assim, é possível ter alimentos industrializados e saudáveis ao mesmo tempo, como no caso das comidas congeladas feitas com ingredientes naturais. Dito isso, confira a seguir uma lista com alguns itens que fazem bem à saúde.

  • frutas, verduras e legumes orgânicos (se possível);
  • carnes, peixes, frango e ovos orgânicos (se possível);
  • leite e derivados;
  • oleaginosas de todos os tipos: castanhas, nozes e amêndoas;
  • azeite de oliva extra virgem;
  • leites vegetais, como os de amêndoas e coco;
  • grãos integrais, como chia, linhaça e quinoa;
  • probióticos, como iogurte, kefir, kombucha e chucrute;
  • cereais integrais, como arroz, aveia, centeio e milho;
  • leguminosas, como soja, feijão e lentilha.

Pra não ter erro e não ser enganado pelas aparências, prefira sempre comidas e produtos feitos somente com alimentos saudáveis. Observe o rótulo, se os ingredientes forem frescos e naturais é uma boa opção. No entanto, se forem agentes químicos e nomes que você nunca ouviu falar antes, provavelmente não é um item bom para a saúde.

Pra ter uma alimentação mais equilibrada e saborosa, aprenda algumas receitinhas saudáveis e práticas!

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