Antioxidantes: o que eles são e o que fazem no nosso corpo?
Muitas vezes, ouvimos falar sobre o quão importante é o papel dos antioxidantes no nosso organismo e a presença deles em diferentes alimentos. No entanto, apesar de ser um termo famoso na área da nutrição e medicina, há quem não entenda como eles agem no nosso corpo e como encontrá-los.
Pensando nisto, resolvemos esclarecer as principais dúvidas que envolvem o tema. O que são os antioxidantes? Como eles surgem? Saiba mais a seguir.
O que é um antioxidante?
Antioxidantes são substâncias que podem impedir ou retardar os danos às células causados pelos radicais livres. Ou seja, eles têm um papel fundamental na proteção das células sadias do nosso corpo. Porém, não podemos falar sobre eles sem explicar o que são os radicais livres.
Os radicais livres são substâncias residuais produzidas pelas células à medida que processamos os alimentos e reagimos ao meio ambiente. Se o nosso corpo não puder processar e remover os radicais livres com eficiência, pode resultar em estresse oxidativo, prejudicando as células e o funcionamento do nosso organismo.
Os fatores que aumentam a produção de radicais livres podem ser internos, ocasionados por processos como a inflamação, estresse e ansiedade. Porém, podem vir de fontes externas como, por exemplo, a poluição, exposição aos raios UV, cigarros, álcool, má alimentação, etc.
O que os antioxidantes fazem no nosso corpo?
Muitas doenças consideradas crônicas, como: as cardíacas, câncer, respiratórias, envelhecimento e muitas outras, estão associadas ao estresse oxidativo. E, para impedir que as nossas células passem por esse processo, é importante buscarmos os antioxidantes na nossa alimentação.
Na maioria das vezes, nossas reservas antioxidantes conseguem manter a oxidação sob controle. Porém, com o tempo, podem ocorrer danos celulares se formos expostos a mais estresse oxidativo do que o corpo pode suportar.
Em razão disso, os antioxidantes são tão importantes para a nossa saúde, pois eles ajudam a neutralizar os radicais livres e evitar a oxidação em excesso. Além disso, possuem outros benefícios, tais como: funções anti-inflamatórias, aumento na circulação do sangue, prevenção de doenças, melhora na saúde do cabelo, retardar o envelhecimento, entre outros.
Que tipo de alimento é fonte de antioxidante?
Os principais antioxidantes presentes nos alimentos são: vitamina A, C, E, flavonoides, carotenoides, licopeno e ômega-3. Os alimentos ricos em antioxidantes devem estar sempre incluídos no seu cardápio diário, desde o café da manhã até o jantar. Muitas frutas e plantas contém essas propriedades. Ou seja, variedade não falta!
Brócolis: Além de ser rico em ferro, fibras e vitamina C, ele conta com o sulforano – um tipo de antioxidante natural conhecido por ajudar na prevenção do câncer. Aqui na Livup temos diferentes receitas que incluem esse vegetal tão gostoso e saudável.
Uva Passa: Quando pensamos em uva-passa, logo vêm as receitas da ceia do Natal. O que muitos não sabem é que ela é uma excelente fonte de antioxidantes! Ela conta com a presença do resveratrol – que é um dos principais antioxidantes que existem – o qual ajuda a reduzir inflamações, colesterol ruim e a prevenir doenças do coração.
Espinafre: Assim como o brócolis, este tipo de vegetal verde-escuro é rico em propriedades benéficas ao nosso corpo. Ele conta com o betacaroteno (um tipo de pigmento natural presente em muitas plantas) que ao ser absorvido, se converte em Vitamina A no nosso organismo. Ele é um ótimo antioxidante para os ossos, cabelos, unhas e olhos. O espinafre é um ótimo acompanhamento para massas!
Nozes: No grupo da oleaginosas, a nozes é o alimento mais rico em antioxidantes. Assim como a uva-passa, elas são ricas em resveratrol. Você pode ingerir uma pequena porção de nozes por dia, são uma ótima opção para o lanche da tarde.
Azeite de Oliva: O principal tempero das saladas, além de ser rico em gorduras monoinsaturadas tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Morango: Uma das frutas mais queridas por todo mundo também é rica em antioxidantes – as antocianinas, o que ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca. Os morangos com maior teor de antocianinas tendem a ser mais brilhantes.
Beterraba: As beterrabas são uma ótima fonte de fibra, potássio, ferro, folato e antioxidantes – os chamados betalains que foram associados á prevenção do câncer. Aqui na Livup, temos uma ótima fonte desse importante fator: o suco com cenouras, laranjas e beterraba!
Cenoura: A cenoura é rica em nutriente, fibras e betacaroteno, um antioxidante que é convertido em vitamina A no organismo. O consumo desse vegetal tem sido associado à redução nos níveis de colesterol, do risco de câncer e à melhora da saúde dos olhos.
Agora que você já conhece as ações positivas dos antioxidantes no nosso organismo e sabe onde encontrá-los, é importante sempre considerar que, quando consumidos em excesso, também podem causar danos aos nossos corpo. Então, sempre opte pelas fontes naturais, como os alimentos citados acima, antes de tomar qualquer decisão sobre ingerir suplementos, converse com um médico.
Quer mais dicas para ter uma alimentação saudável e o organismo em equilíbrio? Assine nossa newsletter.