Barrinha de proteína: como escolher a melhor?

A barrinha de proteína é uma das boas opções alimentares para matar a fome de forma rápida e gostosa. No entanto, fazer a melhor escolha dessas delícias nem sempre é tarefa fácil.
Por isso, se você já foi ao mercado e se deparou com um monte de opções de barrinha de proteína e não soube qual escolher, fique tranquilo(a). Nesse texto você vai saber como fazer a melhor escolha de acordo com a sua rotina.
O que é mesmo a barrinha de proteína?
Se você já começou respondendo a essa pergunta pensando em barrinha de cereais, dê uma pausa. A barrinha de proteína é bem diferente da barrinha de cereais.
A barrinha de proteína tem o objetivo de fornecer em sua composição uma quantidade maior de proteína para que contribua com a adequação do consumo proteico ao longo do dia. E tem mais: as quantidades de proteína dessas barrinhas são até 10 vezes maiores do que as de barrinhas de cereais.
Então, a dica para saber quais as características alimentares de cada barrinha é ficar de olho nas informações nutricionais. Ingredientes como gordura hidrogenada, além de grandes quantidades de carboidratos devem estar fora da sua barrinha proteica. Esses ingredientes tornam a barrinha uma opção desfavorável ao estilo de vida saudável.
Quando comer a barrinha de proteína?
Sabe aquele momento de fazer aquele lanche ou de consumir aquele biscoito recheado? A barrinha de proteínas é feita especialmente para essas horas. Dessa forma, você mantém a sua alimentação saudável e consumindo alimentos que são nutritivos de verdade.
Além disso, você também pode consumir esse snack:
- Depois de treinar e/ou malhar;
- Durante viagens;
- Nos intervalos de aulas;
- Durante o lanche da tarde;
- Durante uma reunião extensiva;
- Ou para substituir uma refeição
Mas lembre-se: a barrinha de proteínas não deve substituir sempre as principais refeições do dia. Utilize-a como refeição apenas quando não puder se alimentar em determinado momento.
Barrinha ruim vs. barrinha boa
Em suma, um dos principais objetivos da barrinha de proteína é ajudar a manter uma alimentação saudável. Além disso, a barrinha também ajuda na manutenção muscular.
Então, para que você saiba se uma barrinha é boa opção, o ideal é saber do que cada uma é composta. É indispensável a orientação de um nutricionista para ajudá-lo(a) a saber o tipo específico para o seu organismo.
O que diferencia uma barrinha boa de uma barrinha ruim são os ingredientes que cada uma contém. Algumas possuem alto teor de açúcar e gordura, contraindicadas para uma dieta saudável.
Escolhendo a sua barrinha de proteína ideal
Vai comprar a sua barrinha de proteína? Saiba se ela terá o papel de substituição de alimentos ou complementação na sua dieta. A partir disso será mais fácil definir o melhor tipo de barrinha para você.
Outra dica, aliás, é conferir o tipo de proteína principal da barrinha. O Whey Protein é um dos mais conhecidos e mais confiáveis do mercado. Esse tipo de proteína ajuda na recuperação e manutenção muscular.
Ah, e tem mais! Se puder, não deixe de degustar antes de comprar. De nada adianta comprar uma boa barrinha se o gosto não te agradar, certo?
Por fim, ainda ficou alguma dúvida? Não deixe de fazer uma boa pesquisa e consultar quem realmente entende sobre assunto. Profissionais de nutrição ou seu educador físico podem te ajudar tirando suas dúvidas mais específicas.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais