Mudando sua alimentação

Os Benefícios da batata-doce: Entenda mais sobre esse carboidrato

novembro 12, 2018

Ela nunca foi tão falada quanto nos últimos anos, mas os benefícios da batata-doce ainda não estão claros para todo mundo.

Por muito tempo foi esquecida e ofuscada pela batata inglesa, da mesma família, mas com características e propriedades tão diferentes.

Disponível em uma infinidade de receitas, seja em forma de chips, assada, cozida no vapor, como purê, sozinha ou como acompanhamento, em pratos doces ou receitas salgadas, a batata-doce é o alimento da vez.

Nutritiva, versátil e encontrada durante o ano todo em supermercados e feiras, a batata doce é um ótimo alimento tanto para quem busca uma alimentação saudável, quanto para quem está preocupado com a boa forma.

O consumo da batata doce aumentou tanto no Brasil nos últimos anos, que muitos produtores precisaram mais do que dobrar a área dedicada ao seu plantio.

História

De acordo com dados do IBGE, a produção nacional teve crescimento de 24%, entre os anos de 2010 a 2013.

Cerca de 500 mil toneladas de batata-doce são produzidas no Brasil anualmente. Hoje, ela está entre as 10 hortaliças mais consumidas por nós, brasileiros.

Originária da América Central, a batata-doce é reconhecida como um dos vegetais mais antigos conhecidos e consumidos pelos humanos.

Historiadores contam que vestígios do vegetal foram encontrados em cavernas do Peru, datadas de dez mil anos.

Segundo relatos, foi Cristóvão Colombo o responsável por levar a batata doce para a Europa em 1492. Com o passar do tempo, a batata-doce passou a ser cultivada no sul dos Estados Unidos e hoje pode ser encontrada no mundo inteiro, em suas mais diferentes variações.

Diferente das demais batatas, a batata-doce é uma raiz e não um tubérculo. Sendo assim, um carboidrato menos calórico, além de um alimento completo e com um grande valor nutricional.

Mais benefícios da batata-doce

Ela contém vitaminas A, B, C, K e E, além de ácidos graxos, magnésio, potássio, fósforo, sódio, zindo e ômega 3.

O vegetal é rico ainda em betacaroteno (famoso por reduzir o risco de doenças como câncer, além de doenças cardiovasculares e catarata) e antocianina (pigmento natural com benefícios anti-inflamatórios para a pele), dois compostos naturais muito benéficos para a saúde.

Hoje em dia muito ligada a alimentação fitness, a batata-doce ajuda no ganho de massa muscular. É que o vegetal possui função antioxidante e, portanto, reduz os impactos negativos provocados pela atividade física.

As vitaminas do complexo B também ajudam a deixar o corpo em frequente estado metabólico, possibilitando o ganho de músculos.

Além disso, o alimento é uma importante fonte de energia para os atletas, praticantes de atividades físicas e fisiculturistas.

A batata-doce é muito consumida também por adeptos da alimentação low carb.

Entre os motivos estão o baixo índice calórico e o médio índice glicêmico (o que faz com que a glicose seja liberada mais lenta e gradualmente no organismo) muito menor do que a batata inglesa, por exemplo.

Além disso, a batata-doce é rica em fibras e possui uma pequena quantidade de proteínas.

O vegetal é um carboidrato complexo, ou seja, é digerido mais lentamente pelo organismo, aumentando a sensação de saciedade e prolongando o tempo entre uma refeição e outra.

Os benefícios da digestão lenta é o fornecimento constante de energia ao organismo, bem como o limite na quantidade de açúcar convertido em gordura por um período maior de tempo.

 

Os diversos tipos da batata doces

Dependendo do lugar do país, ela pode ser chamada de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica. Por aqui, a mais comum é aquela com casca roxa e polpa branca. Mas você sabia que existem diversos tipos de batata-doce? Só no Brasil são pelo menos quatro tipos diferentes. São eles:

  • Batata-doce branca: também chamada de angola em terra-nova. Possui a polpa branca, seca e não muito adocicada;
  • Batata-doce amarela: bastante similar a batata doce branca, porém seu sabor é mais doce;
  • Batata-doce roxa: tem tanto a casca quanto a polpa da cor roxa. Esse tipo é mais utilizado no preparo de receitas doces, por seu sabor e aroma;
  • Batata-doce avermelhada: mais comum no Nordeste do Brasil, onde é conhecida como coração magoado. Tem casca parda e polpa amarelada.

As diferenças entre elas estão mais na aparência e no sabor do que nos valores nutricionais. A batata-doce branca por exemplo, é um pouco menos calórica do que as demais, enquanto a batata-doce roxa é mais nutritiva. A divergências nos números, porém, não chega a ser significativa.

 

Benefícios da batata doce na alimentação

Além de todos os benefícios já citados, como grande valor nutricional, presença significativa de vitaminas e minerais e alto teor de fibras, a batata doce também reserva uma série de benefícios para quem a consumir de forma correta. Conheça alguns:

 

  • Níveis de açúcar no sangue mais regulados

Apesar do nome, a batata doce ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Isso acontece graças a grande quantidade de fibras contidas no vegetal, que auxiliam a equilibrar o ritmo da digestão, liberando assim, aos poucos a glicose contida no alimento e evitando os picos de insulina.

 

  • Ossos mais fortes

O alto teor de fósforo presente na batata doce, contribui para manter os ossos mais firmes, assim como os dentes mais fortes.

 

  • Pele mais saudável

As vitaminas contidas na batata doce são altamente benéficas também para a pele.

A vitamina A, ajuda a proteger contra os danos causados pela luz do sol. Já as vitaminas C e E, estimulam a produção de colágeno e, portanto, são aliados no combate à flacidez. Os antioxidantes presentes no vegetal também são poderosos no combate ao envelhecimento precoce.

 

  • Cabelos mais fortes

Quem diria! A batata-doce ajuda também a melhorar a saúde dos cabelos. O betacaroteno junto com a vitamina A são nutrientes responsáveis pelo fortalecimento e crescimento dos cabelos.

 

  • Potente antioxidante

Tanto o betacaroteno quanto a vitamina A presentes na batata doce são poderosos antioxidantes. São importantes para uma visão saudável, além de manter a integridade das membranas mucosas da pele.

 

  • Níveis de estresse sob controle

Este talvez seja o benefício mais desconhecido da batata-doce mas, nem por isso, menos importante. Como grande fonte de magnésio (o mineral antiestresse), o consumo do vegetal promove a sensação de relaxamento, calma e bom humor.

 

  • Melhora o trânsito intestinal

Devido ao seu alto teor de fibras, a batata doce ajuda no bom funcionamento do intestino e do sistema digestivo. As fibras são muito importantes para melhorar o trânsito intestinal e, de quebra, eliminar toxinas do organismo.

 

  • Combate a anemia

A quantidade de ferro contida no vegetal, auxilia na prevenção da anemia, aumentando a produção de glóbulos brancos. Além disso, o nutriente aumenta a resistência do organismo e melhora o sistema imunológico.

 

  • Bom para o coração

O magnésio também é responsável pela saúde das artérias e do sangue. Além disso, a vitamina B6 contida em grande quantidade na batata-doce reduz um aminoácido que, em quantidades elevadas no organismo, pode levar a doenças vasculares como o infarto, a homocisteína.

Outro nutriente encontrado na batata doce, o potássio, auxilia na redução da pressão arterial, regulando os batimentos cardíacos.

 

  • Previne contra o câncer

O betacaroteno, presente na batata-doce, tem importante papel na proteção contra o câncer de próstata, conforme mostram pesquisas recentes. Outros tipos de câncer também podem ser evitados com o consumo da substância, tais como câncer de colo de útero, câncer de mama e câncer de ovário.

 

Qual é a melhor forma de consumir a batata doce?

Com uma vasta lista de benefícios da batata-doce, o que não falta são motivos para inclui-la no cardápio. Independente do seu objetivo, a ingestão de um alimento tão rico, certamente só trará coisas boas na sua refeição.

A batata-doce associada a uma proteína animal (pode ser carne vermelha, frango, peixe ou ovos), ajuda a potencializar ainda mais os seus benefícios. Se o seu objetivo é emagrecimento saudável, lembre-se de não incluir outro carboidrato ao prato, junto com a batata-doce.

Mas se a sua ideia é aliar alimentação saudável a sabor e praticidade, você pode optar por uma variedade de maneiras de preparo da batata-doce em forma de comida congelada. Ou melhor, ultracongelada, sem perder seus nutrientes.

Quem disse que aquele prato de nhoque não pode ser saudável é porque não conhece o nhoque com massa feita de batata-doce.

Para variar um pouco aquele lanche da tarde, que tal um salgado de batata-doce com recheio de frango?

Ou ainda uma deliciosa batata-doce ao forno para acompanhar seu almoço ou jantar, pode ser uma boa opção. Todos os pratos contem sementes de linhaça, outro ingrediente extremamente nutritivo, para se alimentar de forma saudável, prática e gostosa.

Como vimos, há muitas maneiras de consumir a batata doce e o mais interessante é poder inclui-la em qualquer refeição do dia, do café da manhã ao jantar, passando pelo lanche da tarde.

São inúmeros também os benefícios da batata-doce. Eles vão desde o ganho de massa muscular até emagrecimento saudável. Então, defina o seu objetivo e não espere mais para incluir esse alimento tão rico à sua rotina. Bom apetite!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up