10 benefícios da linhaça que vão te surpreender
Bom, não é novidade que descobrimos receitas e novos alimentos a todo momento. O interesse por uma alimentação saudável ampliou nosso conhecimento. Veja só, basta dar uma voltinha no supermercado ou uma olhada rápida nas redes sociais que você vai encontrar um novo ingrediente para seu cardápio. A seguir, vamos falar dos benefícios da linhaça marrom.
Entre mitos e verdades, estão as melhores formas de consumo, onde é vendida, a maneira certa de plantar e uma infinidade de informações que provam que a linhaça é uma das sementes queridinhas da década. Vem com a gente, confira as vantagens de consumir esse ingrediente!
O que é a linhaça?
Você sabe por que a linhaça ganhou tanta notoriedade, por que tantas pessoas estão se apaixonando por ela ou por qual razão os estoques de linhaça se esgotam rapidamente nos supermercados e lojas de produtos naturais? Calma, que a gente te conta tudo!
Seu nome científico é Linum usitatissimum L. (mais fácil chamar de linhaça mesmo, não é?) e é uma semente gerada pela planta do linho. Saiba que essa é uma das plantas mais antigas da história, tendo seu consumo registrado há pelo menos 7.000 anos, na Mesopotâmia.
Porém, foram as descobertas das últimas décadas, feitas por pesquisas sérias, que conferiram à linhaça o título de alimento funcional. Além de satisfazer necessidades energéticas por meio de suas calorias, também oferece benefícios à saúde.
Mas, para ser considerado funcional, o alimento deve atender aos seguintes critérios: conferir efeitos que reduzam o aparecimento de problemas de saúde e promover o bem-estar físico; apresentar efeitos benéficos e duradouros, mesmo que seu uso seja suspenso; conseguir ser inserido em uma alimentação usual e cotidiana; não ser utilizado para fins curativos.
A semente de linhaça não só atende a todos esses critérios, como é um dos alimentos funcionais de maior referência e utilização no Brasil. Incrível, não é?
Como é feito o cultivo?
A semente é obtida a partir do linho, e o seu cultivo é feito em países como Argentina, Estados Unidos, Rússia, Canadá (principal produtor) e, claro, aqui no Brasil. Em nosso país, o cultivo do linho ocorre no estado do Rio Grande do Sul, em cidades como Santo Augusto, Santa Rosa, Ijuí, São Miguel das Missões, Giruá e Três de Maio.
Já nos países da América Latina, o plantio do linho ocorre no período entre os meses de abril e junho (outono), com a colheita sendo feita nos meses de novembro a dezembro (primavera/verão).
Quais os tipos de linhaça?
Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. Vamos aprender um pouquinho sobre elas?
Linhaça marrom
Apresenta uma coloração em um tom de marrom mais escuro e tem a casca mais dura que a da dourada. Porém, em termos de sabor, a marrom acaba perdendo alguns consumidores por ter um gosto mais forte. É comumente cultivada em regiões de clima mais quente e com maior índice de umidade — condições climáticas comuns aqui no Brasil.
Linhaça dourada
Diferentemente da marrom, a semente de linhaça dourada apresenta casca mais fina e sabor mais ameno. Esse tipo responde melhor ao cultivo em regiões com clima frio, como Canadá e Estados Unidos.
Há alguns anos, o Brasil cultivava apenas a linhaça do tipo marrom e importava a semente dourada. Porém, nos dias de hoje, nosso país já produz a linhaça dourada em solos serranos, onde a temperatura é mais baixa. Isso fez com que os preços de ambas estejam praticamente equiparados, o que é uma excelente notícia para nós, consumidores.
Quais os benefícios da linhaça?
Esse alimento tem sido consumido há séculos em todo o mundo. Recentemente, a linhaça ganhou a fama de superalimento pelo fato de ter os seus benefícios comprovados cientificamente. Além do controle da pressão arterial, diminuição dos problemas do coração e redução do colesterol, ela também diminui o risco de câncer. Vamos conferir alguns benefícios.
Reduz o risco de câncer
A linhaça é uma grande fonte de lignanas (fitoestrógeno), responsáveis por reduzir o risco de diversos tipos de câncer. Isso porque essa substância tem algumas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estrogênicas.
Um estudo mostrou que as mulheres que consomem a linhaça têm menos chances de desenvolver câncer de mama, principalmente na pós-menopausa. As sementes de linhaça também podem auxiliar na redução do risco de câncer de próstata nos homens.
Muitas pesquisas já estão sendo feitas sobre os benefícios da linhaça na redução do risco de câncer. De acordo com estudos em laboratório e em animais, ela parece ter um grande potencial na prevenção dos cancros de cólon e pele. Porém, muitas pesquisas ainda precisam ser feitas para comprovar as reais vantagens nesses casos.
Previne problemas no coração
Por ser um ingrediente muito rico em ômega 3, como veremos melhor mais abaixo, a linhaça é uma excelente opção para prevenir problemas no coração. O alimento é pode contribuir para reduzir as taxas de colesterol ruim (e sua oxidação) e, consequentemente, evitar a formação de trombos e ateromas. Além disso, pelo fato de também auxiliar a controlar a pressão arterial, a linhaça deixa o coração mais protegido contra os problemas.
Controla o açúcar no sangue e reduz risco de doenças como diabetes e obesidade
A diabetes tipo 2 é um dos problemas de saúde que mais acometem pessoas em todo o mundo, sendo fundamental tomar medidas para controlá-la. A semente de linhaça tem a capacidade de diminuir em 8% a 20% os níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre, principalmente, pela presença de fibras em sua composição, o que também vai auxiliar a retardar o esvaziamento gástrico, reduzindo a velocidade de entrada de açúcar na corrente sanguínea.
É rica em ômega 3
A semente de linhaça é muito rica em gorduras ômega 3, como já dissemos. Assim, ela é uma excelente opção de alimento para pessoas que são vegetarianas ou não consomem peixes. O ingrediente tem grande quantidade de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega 3 que não é produzido pelo organismo e deve ser obtido pelo consumo de alimentos.
Auxilia no controle do peso
Uma das maiores dificuldades para as pessoas que não querem engordar é controlar a fome, principalmente entre as refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar. Ao adicionar 20 gramas de semente de linhaça moída (2 colheres de sopa) em uma bebida, você reduzirá a sensação de fome e apetite geral, controlando o seu peso e a vontade de comer.
Controla a pressão arterial
Para manter uma saúde de qualidade, é muito importante ficar atento à pressão alta. Há estudos que mostram que a ingestão regular deste alimento (cerca de 2 colheres de sopa por dia) pode contribuir para o controle da pressão, principalmente por conta dos componentes: ômega-3, fibras e lignanas.
Aumenta o HDL e diminui o LDL
Devido à presença significativa de óleos essenciais ômega 3 e ômega 6, de fibras e lignanas (componentes antioxidantes e anti-inflamatórios) conseguimos uma resposta positiva no perfil lipídico de quem consome semente de linhaça e, consequentemente, uma redução de risco de incidentes como AVC, infarto e aterosclerose. Só esse motivo já seria suficiente para aderir ao consumo de linhaça, mas tem mais!
Melhora o trânsito intestinal
Cerca de 28% do peso total das sementes corresponde a fibras, o que causa uma melhora considerável no trânsito intestinal, combatendo a constipação! Mas lembre-se, para tratar esse sintoma, sempre aumente o consumo de água, junto ao aumento de consumo de fibras! .
Fortalece o sistema imunológico
Apresentando em sua composição as vitamina E, e os minerais potássio, fósforo, cálcio, zinco e selênio, a semente de linhaça proporciona o reforço do nosso sistema de defesa.
Suaviza os sintomas da menopausa
Por conter a substância chamada lignana, que apresenta uma estrutura parecida com o hormônio estrógeno, e o ômega-3, consegue atuar na suavização de sintomas indesejados de mulheres que se encontram na menopausa.
Como é a sua composição nutricional?
Em termos nutricionais, existem pequenas diferenças nos níveis de proteínas, carboidratos e lipídeos entre as duas qualidades de semente de linhaça. Considerando 100 gramas do alimento confira, abaixo uma média da sua composição nutricional:
- proteína (g): 15
- carboidrato (g): 40
- fibras (g): 33,5
- lipídeos totais (g): 34
- ômega 3 (g): 25
Um alimento super nutritivo que vale a pena inserir no seu dia a dia.
Quais são as formas de consumo?
Você vai encontrá-la in natura como semente, como farinha, óleo de linhaça (prensado ou em cápsulas). Obviamente na cápsula conseguimos colocar uma maior concentração de gorduras, principalmente, sendo mais utilizada como suplementação. Na farinha, temos as mesmas propriedades características da semente, porém, em menor quantidade que a versão in natura. Por isso, a melhor opção de consumo sempre será a forma mais natural possível, pois, assim, conseguimos usufruir de todos os seus benefícios.
E como ingerir a semente de linhaça?
Bem, você pode usar e abusar da criatividade para inseri-la na sua alimentação, em preparações doces ou salgadas. Bater as sementes e adicionar a mistura aos sucos naturais ou a “batidas” de frutas é uma forma fácil e rápida de conseguir inserir a linhaça na sua alimentação.
A semente também pode ser adicionada a massas de bolo ou pão, tornando-os muito mais nutritivos. Em saladas, ela fica uma delícia e, claro, torna o prato muito mais crocante e nutritivo. Mas, se você prefere uma fruta, que tal consumi-la com uma porção de semente de linhaça? Além de aumentar o aporte de vitaminas consumidas, você ainda fica saciado e sem fome por mais tempo.
Devido à sua natureza gordurosa (mas gordura boa, claro!), a semente de linhaça também combina perfeitamente com carnes e caldos, sendo uma ótima opção para dar aquela diferenciada no seu almoço ou jantar.
Conseguiu perceber a quantidade de benefícios da linhaça e o motivo de ela ter se tornado tão popular? Ela é, sem dúvidas, uma forma natural, fácil e eficaz de incrementar e adicionar valor nutricional às suas preparações culinárias. Além disso, ainda é responsável por reduzir o risco de uma série de doenças como câncer e diabetes e prevenir problemas no coração, auxiliando também no controle do peso e da pressão arterial.
Não podemos esquecer que todos esses benefícios serão ainda mais potencializados quando ela for inserida dentro de uma alimentação equilibrada e saudável.