Alimentação Saudável

Conheça os benefícios da pasta de castanha de caju

dezembro 19, 2019
pasta de castanha de caju

Os benefícios da pasta de castanha de caju são inúmeros. Além de ser saboroso e nutritivo, o alimento se encaixa perfeitamente numa dieta saudável. É bastante versátil, combinando com uma grande variedade de alimentos e em diferentes refeições ao longo do dia.

Livre de ingredientes como lactose e glúten, a pasta ganha destaque por possuir diversas propriedades benéficas à saúde. Fibras, zinco, selênio, vitamina B5, ferro e cálcio, por exemplo, são alguns dos nutrientes presentes em sua composição. É rica, aliás, em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas. Tais gorduras têm a capacidade de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom, e fortalecer ossos, cabelos, músculos e o sistema imunológico.

Ingrediente para saladas, lanches, iogurtes, a castanha de caju é uma opção que une sabor e propriedades nutritivas. Então, continue lendo e descubra a seguir os benefícios de consumir pasta de castanha de caju e ideias para inseri-la em seu cardápio.

Principais nutrientes da pasta de castanha de caju e os benefícios para sua saúde

Gorduras boas: primeiramente, as oleaginosas (como a castanha de caju e as amêndoas) são conhecidas por serem ricas em gorduras boas. Em uma porção de 20g, 10g são de gorduras totais. Desse número, cerca de 70% são consideradas como gorduras boas. Em outras palavras, possui as monoinsaturadas e poli-insaturadas, que diminuem o LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom).

Minerais: em segundo lugar, esse fruto possui minerais essenciais em sua composição. Uma porção de 10g fornece 9% da necessidade de magnésio diária para um adulto. Tal mineral é fundamental para manter o corpo em atividade. O fósforo, por sua vez, é utilizado pelo organismo para manutenção da saúde dos ossos. Essa mesma porção fornece 7% da recomendação de fósforo diária. Por último, a castanha é uma importante fonte de zinco, mineral que atua fortalecendo o sistema imunológico.

Pasta de castanha de caju ajuda no ganho de massa magra e desenvolvimento muscular

Apesar de ser um alimento com alto índice calórico, a pasta de castanha de caju pode ser uma excelente aliada da saúde e do desenvolvimento muscular. Sem dúvida, é um alimento rico em nutrientes que colaboram com a queima calórica. Aliás, promove ainda a sensação de saciedade. Em outras palavras, ajuda a gastar calorias e sentir menos necessidade de consumir outros alimentos.

Da mesma forma, contribui positivamente para quem faz atividades físicas e busca ganho muscular. Isso acontece por conta dos minerais em sua composição: o cálcio e o magnésio. Esse último, inclusive, ajuda a evitar que os músculos tenham câimbras e espasmos. Para finalizar, a castanha de caju contém arginina. Esse aminoácido colabora com um melhor desempenho em exercícios físicos e na recuperação pós-treino.

Por que consumir pasta de castanha de caju

Para aumentar ainda mais a lista de motivos para consumir esse alimento, a castanha de caju ajuda a combater diversas doenças. A primeira delas é anemia, que se dá, principalmente, por deficiência de minerais como ferro e zinco. E a pasta é rica em ambos.

Em relação à saúde cardiovascular, a pasta de castanha de caju reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) e elevam o HDL (colesterol bom) no sangue. Outro aspecto beneficiado pelo alimento é o controle da pressão arterial, por conta do magnésio em abundância na castanha.

Somado a tudo isso, a pasta de castanha de caju contém proantocianidinas. Esses compostos químicos são popularmente conhecidos flavonoides e por sua atuação contra as células que contribuem para a formação de tumores. O cobre em sua composição também atua nesse sentido. Por isso, a castanha potencializa a ação anticancerígena e um ingrediente importante para a prevenção a diversos tipos de câncer.

O cobre, além das propriedades anticancerígenas, contribui para a produção de melanina e para a pigmentação do cabelo. Ajuda, portanto, a retardar o surgimentos de fios brancos, e a proteger a saúde das madeixas.  Consumir a pasta de castanha de caju traz benefícios para a saúde de ossos e dentes. Isso, graças ao cálcio e magnésio. Ambos minerais importantes para saúde da estrutura óssea corporal como um todo.

Como consumir pasta de castanha de caju

Agora você já conhece motivos para consumir a pasta de castanha de caju. Então que tal conferir algumas dicas de como adicionar esse saboroso ingrediente à sua alimentação?

Nos lanches rápidos: uma excelente fonte energética, a pasta de castanha de caju é bastante prática, funcionando como uma opção para lanches rápidos, seja no café da manhã ou da tarde. Pode ser consumida com pães integrais, tapioca ou outros alimentos saudáveis.

Acrescentar a pasta ao mix de frutas pode ser uma boa escolha para unir sabor e diferentes nutrientes. Banana com pasta de castanha também é uma pedida para quem busca uma lanchinho rápido e com zero dificuldade no preparo. A combinação iogurte natural, granola e a pasta também funciona super bem nos quesitos sabor e praticidade.

Antes do treino: dúvida comum para quem pratica atividade física, saber o que comer antes e depois do treino influencia e muito nos resultados para a saúde. Afinal, o rendimento pode ser melhor e os resultados alcançados mais rapidamente se a alimentação for adequada, independente dos seus objetivos.

Combinar a pasta de castanha de caju com fontes de carboidratos resulta numa boa refeição pré-treino. Shakes, sanduíches e panquecas são bons exemplos de alimentos que podem ser complementados com a pasta. As formulações de pasta de castanha de caju que levam óleo de coco são ainda melhores por adicionarem um elemento termogênico à refeição.

Em sobremesas saudáveis: a vontade de comer uma sobremesa bem saborosa ataca todo mundo de vez em quando, não é? Felizmente, existem muitas opções deliciosas e saudáveis. E a pasta de castanha de caju pode participar como ingrediente de alguma delas. A combinação com brownie fit, por exemplo, é uma ótima opção para os apaixonados por doce. A pasta de castanha de caju com baunilha também cria uma opção com sabor a mais, ideal para passar no pão e na torrada, ou usar como recheio de tapioca.

Apesar de todos os benefícios listados, é importante destacar que, mesmo sendo muito saudável, o consumo deve ser moderado. As pastas de castanha de caju são altamente calóricas. Existem diferentes formulações desse produto, mas em geral, uma porção de 15g fornece entre 75 e 100 calorias.

Se você ficou com vontade de experimentar, a Liv Up tem uma opção de pasta de castanha de caju com coco que é uma delícia. Combina super bem para várias situação diferentes. É só garantir o seu e se deliciar.

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