Mudando sua alimentação

Conheça os benefícios de comer sobremesa sem açúcar

setembro 9, 2019
tortinha de maçã sem açúcar

Quem é que não adora um docinho, hein? Depois do almoço, então, sempre dá vontade! Mas é preciso consumir esse tipo de alimento com moderação, afinal, nenhum excesso é saudável. Aliás, você já provou sobremesa sem açúcar?

Essa alternativa às guloseimas tradicionais pode surpreender você no sabor e na saciedade do desejo pelo açúcar. Além do mais, traz diversos benefícios, que vão além dos que nós já sabemos. Quer aprender mais sobre as vantagens de preferir um doce sem sacarose? Então, continue a leitura!

Qual é a quantidade recomendada de açúcar?

A gente sempre ouve que o excesso de açúcar branco faz mal e que há uma quantidade limitada para o consumo responsável. Você sabe qual é essa quantia? Bom, segundo especialistas, é de até 25 gramas por dia para um adulto saudável, o que dá mais ou menos 6 colheres de chá. Vamos concordar que é razoável, né?

No entanto, é comum não contabilizarmos o açúcar escondido em alimentos e bebidas prontas, como os biscoitos, os pães, os sucos e, até mesmo, comidas salgadas, como o bacon e o presunto. Por isso, para não extrapolar, o melhor é maneirar.

Quais são as vantagens de comer sobremesa sem açúcar branco?

Você pode se perguntar: “sobremesa sem açúcar, será que é uma boa, mesmo?”. E nós te dizemos: sim, é uma delícia! Mas não é somente isso; além de gostosa, tem vantagens que as convencionais (com açúcar branco) não têm. Olha só.

Mata a vontade de doce

Sabe aquela vontade quase incontrolável de comer doce? Então, a sobremesa sem açúcar ajuda, e muito, a saciá-la. Isso é interessante, principalmente, para quem não consegue comer só um pedacinho. Ou seja, pessoas que sofrem de compulsão alimentar.

Quem diria que dá para matar o desejo de doce sem comer a sacarose, de fato? A verdade é que diversos alimentos contêm açúcar natural, como as frutas. Por isso, o corpo se sente tão satisfeito com elas quanto com uma bola de sorvete.

É mais saudável

Como dissemos, às vezes, a gente se esquece de que outros alimentos que consumimos no dia a dia têm açúcar em sua composição. Sendo assim, a sobremesa sem açúcar é uma forma de balancear a alimentação.

Imagine adoçar o cafezinho com açúcar, depois tomar um copo de suco e, mais tarde, ingerir um pão. Por aí, já dá para ter noção de que a quantidade de sacarose foi atingida. Mas então, para arrematar o fim da tarde, você põe para dentro aquele docinho que parece inocente.

Pronto, pode ser que já tenha passado a quantidade saudável de ingestão de açúcar. Viu como a sobremesa sem sacarose é uma boa ideia?

Treina o paladar

Quem gosta de consumir muito açúcar tem o paladar viciado. Quanto mais doce, melhor. Isso acaba por mascarar o sabor dos alimentos, e a pessoa só sente uma nota, e não as variáveis da gustação.

Por exemplo, já ouviu falar que, para alguns indivíduos, o café sem açúcar é mais gostoso? Isso ocorre porque eles treinaram o paladar para sentir os aromas e a intensidade dos outros sabores.

A gente costuma ouvir que azedo e amargo são ruins e que o doce é bom, mas isso não é verdade. Cada um tem sua importância dentro da degustação, e é preciso diminuir o açúcar para conseguir notá-los e apreciá-los. Temos certeza de que, a partir daí, todos os outros alimentos vão ganhar sabor. Faça o teste!

Como substituir o açúcar nas sobremesas?

Essa pergunta é fácil de responder: basta usar adoçante. Sim e não! Se você só substituir o açúcar pelo adoçante, vai reduzir a ingestão, mas e a questão do paladar, como fica? Entendeu, né?

Por isso, é legal buscar algumas alternativas, que são muito simples e estão à nossa disposição. Com criatividade na gastronomia, você faz sobremesas menos doces que são deliciosas e cheias de notas de sabor.

O importante é equilibrar! Opções com adoçantes são interessantes, mas por que não variar com algumas das opções abaixo?

Frutas frescas

As frutas frescas, por si, já são ótimas sobremesas. Morangos, framboesas, cocos, uvas… Uma porção delas, e matamos a vontade de comer doce. Mas, neste tópico, vamos além.

Uma dica bem bacana é assar as frutas. Assim, elas perdem água e concentram o seu açúcar natural, a frutose. Abacaxi, banana, maçã e pera são bons exemplos dessas guloseimas da natureza que ficam ótimas assadas. Para quem gosta, polvilhe canela em pó. Fica sensacional!

Outra ideia aqui é acrescentá-las em receitas de bolo, para dar sabor e diminuir a quantidade de açúcar que é pedida. Fora que é uma delícia, um bolo de banana ou maçã, por exemplo, não é mesmo?

Frutas secas

As frutas secas também são mais doces por concentrarem mais o próprio açúcar. Podemos utilizá-las tanto sozinhas, para saciar o desejo por doce, quanto para adoçar uma receita.

A pasta de tâmaras é uma ótima substituta do açúcar em diversas receitas, como em biscoitos, trufas e brownies. Já a ameixa seca e a uva-passa dão aquela explosão de sabor nas sobremesas sem açúcar. A partir daí, coloque toda a sua criatividade e invente!

Especiarias

As especiarias, como canela, cravo, cardamomo, anis-estrelado e baunilha, são ótimas para saborizar e aromatizar os doces. Quando a gente tempera a receita com elas, automaticamente, reduz a necessidade do açúcar.

Além disso, elas realçam os sabores dos outros ingredientes, fazendo com que todos os outros sentidos sejam mais explorados. Não é à toa que as sobremesas orientais são tão gostosas, né?

Mel

Apesar de o mel também ser considerado um açúcar, já que contém metade de glicose e metade de sacarose, ele oferece propriedades que a sacarose não dá. Além dos benefícios para a saúde, como vitaminas e minerais, ele acrescenta o seu sabor específico e agradável, o que pode ser utilizado a favor da receita. Imagine um biscoito de aveia com mel. Muito mais gostoso, né?

A sobremesa sem açúcar é uma forma saudável de saciar a vontade de doce e redescobrir o sabor dos alimentos. Para isso, basta substituir a sacarose por outros ingredientes, como as frutas e o mel, e acrescentar itens que realçam os sabores, como as especiarias. Simples, saboroso e nutritivo!

Já que está por aqui, aproveite para saber mais sobre o açúcar e ficar por dentro do assunto. Até a próxima!

Você também pode gostar

Scroll Up