Alimentação Saudável

Bolo saudável: uma opção doce, deliciosa e super nutritiva!

dezembro 14, 2018

Resistir àquele bolo quentinho com café não é uma tarefa fácil! Seja no café da manhã, seja no lanche da tarde, uma das combinações mais tradicionais pode ser também uma escolha saudável para a sua alimentação. Pois é isso mesmo. Você sabia que dá para fazer bolo saudável?

Hoje em dia, é possível encontrar essa gostosura feita com ingredientes integrais e que fazem bem, além de ser uma opção mais nutritiva e saborosa. Afinal, incluir esse alimento na rotina alimentar contribui para uma maior ingestão de fibras, nutrientes e vitaminas.

Ficou curioso para saber mais como essa quitanda tão comum nos lares brasileiros pode ganhar versões que não deixam a consciência pesada? Então continue a leitura, pois neste post falamos como o bolo saudável pode ser uma opção doce, deliciosa e nutritiva. Confira.

Existem opções de bolos e doces saudáveis?

Para quem deseja ter uma alimentação saudável, a escolha pelo alimento certo pode gerar algumas dúvidas. Muitas pessoas acreditam que, para se alimentarem de maneira correta, é necessário ingerir alimentos com baixo teor de gordura e de açúcar, porém pouco (ou nada) saborosos.

Felizmente, algumas empresas, como a Liv Up, oferecem pratos com a presença de nutrientes essenciais para o nosso organismo, sem perder o cheiro e o gostinho de um produto feito em casa. O melhor é que são congelados e superpráticos. Basta descongelá-los no micro-ondas ou em banho-maria e saboreá-los.

Os bolos saudáveis são muito fofinhos e gostosos, ou seja, uma ótima opção para substituir as versões feitas com ingredientes convencionais, que não são nada legais para a saúde, como a farinha branca e o açúcar refinado. Neles, são usadas farinhas integrais e ingredientes mais naturais, que dão sabor e nutrição.

Como incluir o bolo saudável e outras opções na alimentação?

Para algumas pessoas, alimentar-se de forma saudável pode ser muitas vezes impossível. Com a correria do dia a dia, tirar um tempo para fazer uma refeição tranquila é algo raro. Entretanto, são inúmeras as possibilidades de combinações de ingredientes no preparo dos bolos.

Além disso, se você não tiver tanto tempo para prepará-los, existem os snacks e bolinhos da Liv Up, feitos com ingredientes selecionados e naturais. São algumas versões saudáveis desenvolvidas para amenizar aquela vontade de comer doce, devido à presença de nutrientes que matam o desejo por alimentos açucarados.

Você pode incluir essas delícias no lanche da tarde acompanhadas de um cafezinho ou, ainda, como sobremesa naquela almoço incrível. São muitas as possibilidades de inserir o bolo saudável na alimentação equilibrada.

Quais ingredientes podem ser aliados da saúde?

Muitos são os ingredientes que compõem a receita de um bolo saudável e que podem ser excelentes aliados à saúde. Neste tópico, a gente conta como alguns dos alimentos que compõem essas gostosuras podem ajudar.

Carboidratos complexos

O carboidrato, constantemente nomeado como o vilão das dietas, é uma excelente fonte de energia. Existem dois tipos desse nutriente: o simples e o complexo. O primeiro eleva a glicose sanguínea rapidamente fazendo com que ela caia novamente.

Com isso pode vir a sensação de fraqueza e a fome. Eles favorecem o acúmulo de gordura corporal, ou seja, aquele pneuzinho na cintura.

Já o segundo é o ideal, pois não aumenta o açúcar no sangue de forma rápida. Ele é encontrado em diversos alimentos, como a farinha de trigo integral que está presente no bolo saudável.

Fibras

As fibras são nutrientes importantes para o organismo e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. Isso porque auxiliam no funcionamento intestinal e no aumento da sensação de saciedade.

Além disso, elas reduzem a absorção de gorduras e açúcares, ajudando a diminuir o colesterol ruim. Por isso, prefira os bolos feitos com farinha integral.

Vitaminas e minerais

Os bolos saudáveis são feitos com ingredientes naturais, que contêm vitaminas e minerais. Sendo assim, além de gostosos, eles carregam os benefícios que esses alimentos têm. Ou seja, muitas versões podem ser consideradas funcionais, que nutrem e ajudam a prevenir problemas de saúde.

Gorduras boas

Enquanto os bolos comuns levam óleo de soja ou até mesmo margarina e gordura hidrogenada em sua composição, as receitas saudáveis têm o óleo de coco. Assim, a gostosura se mantém molhadinha, mas sem fazer mal à saúde, pelo contrário.

O óleo de coco é uma fonte de gordura boa, que age no organismo como um anti-inflamatório natural. Além do mais, os sabores que levam castanhas, nozes e amêndoas também são ricos em gorduras dos tipos mono e polinsaturadas, fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Quais as vantagens de incluir os bolos saudáveis na alimentação?

Além de todo o sabor que os bolos saudáveis oferecem, eles podem ser grandes aliados em uma alimentação balanceada. Isso porque seus ingredientes trazem benefícios à saúde, ao contrário das versões originais. Veja.

Matam a vontade de doces

Sempre surge aquela vontade de comer um docinho, seja depois do almoço, seja no fim da tarde, não é mesmo? Em vez de cair de boca em um doce açucarado, por que não optar por um bolinho saudável? Com diversos sabores, como chocolate, cenoura com chocolate, banana e maçã com canela, essas “guloseimas” do bem são uma ótima opção.

Ajudam a regular o intestino

Os bolos tradicionais levam açúcar refinado e farinha de trigo branca. Esses dois ingredientes costumam desregular o intestino, causando gases e dificuldades na evacuação. Já os bolos saudáveis são feitos com farinha de trigo integral, que mantém as fibras contidas naturalmente no cereal e ajudam a regular o intestino.

Incentivam uma alimentação equilibrada

Assim como tudo na vida, manter o equilíbrio é a melhor maneira de ter uma alimentação saudável. Comer bem não significa abrir mão dos pratos preferidos, mas sim fazer boas escolhas.

Em vez de um bolo cheio de açúcar, que vai prejudicar o seu organismo, o melhor é optar por uma versão nutritiva. Dessa maneira, o bolo saudável ajuda a ter um cardápio saboroso e adequado.

Qual a importância de utilizar farinhas diferenciadas?

Como falamos, a maioria das preparações de bolo comum é realizada utilizando a farinha branca, que passa por um processo de refinamento. Esse procedimento causa a perda de grande parte das vitaminas, proteínas, minerais e fibras do ingredientes.

Já a farinha integral não passa pela etapa de processamento e é muito utilizada para substituir a branca. Ela oferece diversos benefícios à saúde por causa da diversidade de nutrientes, contribuindo para:

  • a melhora no funcionamento intestinal;
  • o prolongamento da sensação de saciedade;
  • a redução dos níveis de “colesterol ruim” no sangue e na glicose.

Existem diferentes tipos de farinhas, que podem ser utilizadas no preparo de refeições mais saudáveis. Entre algumas opções disponíveis no mercado podemos citar a farinha de arroz, de cevada, de centeio, de milho, entre outras.

Esses produtos são ricos em vitamina do complexo B, ácido fólico, potássio, magnésio, proteínas, fibra e cálcio, esse último importante na prevenção da osteoporose.

Para se manter saudável não é preciso abrir mão dos seus alimentos favoritos. Sendo assim, ao optar pela compra da versão do bolo saudável, é fundamental buscar por empresas sérias, que ofereçam produtos de qualidade e se preocupem com o consumidor.

Quais são as opções de bolo saudável?

A receita de bolo saudável pode ser incrementada com diversos ingredientes que têm efeitos benéficos ao organismo. E o seu consumo de forma adequada favorece a perda de peso. Veja alguns exemplos.

Bolo de banana com cacau

O bolo de banana com nozes é uma ótima alternativa para quem não dispensa o gostinho doce, mas não quer perder o foco na alimentação saudável. Ele é feito com ingredientes naturais, como farelo de aveia, banana nanica, nozes, óleo de coco, chia e canela em pó.

Além disso, a banana é rica em potássio, mineral que tem como função regular o metabolismo e ajudar até a diminuir o estresse.

Bolo de cenoura

O bolo de cenoura com gotas de cacau também é uma ótima opção quando bate aquela vontade de comer um doce no meio da tarde. É feito com cenoura, açúcar demerara, polvilho doce, óleo de coco, cacau 70%, fermento em pó e gema de ovo.

Bolo de maçã com chia

O bolo de maçã com chia é uma receita super nutritiva. A chia é um ingrediente bastante comum em preparações culinárias, como pão de queijo, além de conter uma grande diversidade de nutrientes, que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Já a maçã é composta por pectina, uma fibra que promove o controle da glicemia e tem ação antioxidante, que melhora a capacidade respiratória do indivíduo e protege os pulmões, além de auxiliar no funcionamento adequado do intestino.

Quais os benefícios do cacau?

Um dos sabores preferidos pelos brasileiros é o bolo de chocolate. É muito difícil resistir a essa tentação, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo, que o cacau é um ingrediente supersaudável. Ele contém flavonoides, uma substância que funciona como um antioxidante natural.

Essa substância tem propriedade vasodilatadora, que facilita a circulação sanguínea e estabiliza a pressão arterial. Portanto, consumir bolos e doces à base de cacau é muito bom para a saúde.

Além disso, essa opção é uma ótima aliada para manter a saúde da pele, já que combate os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce. O consumo desse alimento proporciona o alívio de alguns dos sintomas da ansiedade, devido à liberação de endorfinas no organismo, como a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Outra substância presente no cacau é o ferro, um dos principais responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos, também associado ao transporte de oxigênio pelo sangue. Portanto, a deficiência desse mineral pode gerar malefícios à saúde.

O bolo saudável é uma maneira deliciosa e nutritiva de matar a vontade de comer essa gostosura. Com ingredientes que fazem bem ao organismo, ele pode ser incluído em uma alimentação equilibrada e saborosa. Dessa maneira, não hesite em degustar essa delícia.

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