Carne louca: descubra de onde vem essa iguaria que conquista corações
Carne assada e desfiada, acompanhada de molho de tomate e servida em um pão francês quentinho. Essa é apenas uma muitas formas de preparar a famosa Carne louca, uma receita adaptada de acordo com a região, mas amada por todo o Brasil.
Mas, apesar de ser um dos quitutes mais tradicionais de nossas festas de aniversário, há quem acredite que o sanduíche de “Carne louca” seja uma versão abrasileirada de um clássico da culinária Louisiana, nos Estados Unidos, o Poboy.
Durante os anos 20, uma lanchonete chamada Martin Brothers servia aos grevistas da companhia de bondes uma baguete recheada com carne desfiada e gravy (molho de carne) que logo virou símbolo da cidade.
O lanche, que também também tinha uma versão com recheio de peixe e mariscos, era vendido por 10 centavos de dólar e foi batizado de Poboy por ser o principal alimento dos garotos pobres (poor boys).
Do que é feita a carne louca?
As receitas variam muito de acordo com cidade, estado e até família!
Em suma, pode ser feita com cortes tipo lagarto, coxão mole, coxão duro ou miolo de acém; molho de tomates, de carne ou à base de shoyu; fatiada ou desfiada; cozida ou assada; servida quente ou fria.
Fato é que é quase impossível que o resultado não seja delicioso.
Como fazer carne louca?
Apesar do nome, de “louca” a preparação da carne não tem nada. Pelo contrário, a versão mais tradicional da receita não tem tanto segredo. Confira:
Aliás, o mais legal deste prato é que você pode incluir seu toque pessoal nele, utilizando seus temperos, vegetais e ingredientes preferidos.
Com o que combina carne louca?
Muito além do tradicional sanduíche, a versatilidade ultrapassa as fronteiras dos pães. Veja:
Na massa
Prepare a receita tradicional, mas deixe engrossar um pouco mais que o de costume. Cozinhe seu tipo preferido de massa (espaguete, penne, ravioli e etc) e cubra com o delicioso molho de “carne louca”.
Na tapioca
Tão versátil quanto esse recheio, a tapioca também funciona como uma saborosa substituta para o pão. Perfeito para quem não consome glúten, por exemplo.
Na torta
Faça sua receita favorita de massa de torta e recheie com a carne, a “torta louca” vai conquistar seu coração.
No dia a dia
O preparo também é perfeito para dar um upgrade na sua salada verde ou no amado trio arroz, feijão e purê de batata.
Em síntese, as possibilidades são infinitas.
Curiosidades sobre o prato
- Além dos Estados Unidos, outro possível país de origem da iguaria é a Itália. A carne lessa, receita italiana à base de carne cozida e desfiada, lembra muito o recheio do sanduíche;
- Na América Latina e no Caribe, o quitute é chamado de “Roupa Vieja” (Roupa Velha). Além de ser um dos pratos nacionais de Cuba, é bastante popular em países como Porto Rico e Panamá;
- No sul do Brasil, é chamada de “Barreado”;
- Também faz sucesso na Ásia, sendo bastante apreciada pelos filipinos.
Experimente criar sua própria receita desse preparo, além de versátil e fácil de fazer, o prato tem baixo custo e alto rendimento. E se você procura outras receitas saudáveis e saborosas, vai se apaixonar também pelas delícias do nosso cardápio.