Carne sustentável: o que é e onde encontrar?

Num tempo em que comer bem vai muito além do prato, em que a gente se preocupa com a origem dos alimentos e o impacto ambiental da sua produção, a carne sustentável veio pra ficar. Ela tem sabor, aparência e textura muito parecidos com os da carne convencional, e seu grande diferencial é o método de produção.
Como é tudo mais natural, é melhor pro meio ambiente, pra quem produz e pra quem come. Se bateu um interesse de saber mais, a gente te conta o que é e onde encontrar esse produto.
O que é carne sustentável?
Ela nada mais é do que uma carne produzida com base nos princípios da sustentabilidade, ou seja, a partir de um sistema de produção que permite uma maior eficiência no uso dos recursos naturais, bem como a diminuição dos resíduos gerados, protegendo assim o meio ambiente.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável é “o sistema capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações”.
Como a carne sustentável é produzida?
Entendendo a necessidade da conservação ambiental, a Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) criou um protocolo de produção de “carne sustentável”. Vamos entender o passo a passo e os requisitos para essa produção:
- O boi deve ser nascido, criado e recriado no mesmo lugar. Assim, se alimenta das pastagens nativas que, segundo especialistas, conferem sabor e características peculiares à carne;
- As pastagens das quais o gado se alimenta devem ser livres de agrotóxicos e de adubos químicos;
- No cocho, lugar onde a ração do gado é colocada, é permitido apenas sais minerais misturados aos grãos de soja;
- Os animais só devem receber suplementação na fase final de engorda;
- O gado não pode receber antibióticos e/ou produtos químicos artificiais de forma preventiva, somente em casos extremos (alguma doença, por exemplo);
- O controle de moscas e carrapatos deve ser feito com produtos naturais, como óleos de plantas com ação repelente;
- Toda a criação deve ser rastreada com uso da numeração oficial SISBOV.
Ainda, para se manter no protocolo para a produção de carne sustentável, o criador precisa obedecer às leis trabalhistas e ambientais, além de seguir regras de boas práticas e manejo consciente.
Quais são os principais benefícios da carne sustentável?
Graças a todas essas regras de produção, a carne sustentável oferece vários benefícios. Alguns deles a gente te mostra aqui:

Onde encontrar e como reconhecer uma carne sustentável?
A carne sustentável já pode ser encontrada nos principais pontos de varejo do Brasil, principalmente em grandes supermercados e açougues. Para reconhecê-la é fácil: basta procurar pelos selos de certificação sustentável em suas embalagens.
Legal, né? Agora você já sabe que pode continuar consumindo carne vermelha, porém de uma forma mais saudável e sustentável.
Você vai gostar de ver…

Dia mundial sem carne: como reduzir o consumo na rotina?
No momento que paramos para pensar nos nutrientes que o corpo precisa, provavelmente você associa a proteína com a carne vermelha, frango ou ovo, não é mesmo? Porém, o Dia

Produtos de limpeza naturais e o meio ambiente: como fazer a sua parte!
Quando falamos sobre os vilões da poluição e os impactos à saúde humana, é impossível deixarmos os produtos de limpeza sintéticos de fora. Seja por conta dos componentes químicos nocivos

Como fazer a reciclagem do lixo do jeito certo?
A pauta de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente vem ganhando força nos últimos anos, especialmente com as mudanças climáticas. Contudo, a conscientização deve começar com atitudes do dia