Sustentabilidade

Carne sustentável: o que é e onde encontrar?

dezembro 18, 2019

Num tempo em que comer bem vai muito além do prato, em que a gente se preocupa com a origem dos alimentos e o impacto ambiental da sua produção, a carne sustentável veio pra ficar. Ela tem sabor, aparência e textura muito parecidos com os da carne convencional,  e seu grande diferencial é o método de produção.

Como é tudo mais natural, é melhor pro meio ambiente, pra quem produz e pra quem come. Se bateu um interesse de saber mais, a gente te conta o que é e onde encontrar esse produto.

O que é carne sustentável?

A carne sustentável nada mais é do que uma carne produzida com base nos princípios da sustentabilidade, ou seja, a partir de um sistema de produção que permite uma maior eficiência no uso dos recursos naturais, bem como a diminuição dos resíduos gerados, protegendo assim o meio ambiente.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável é “o sistema capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações”.

Como a carne sustentável é produzida?

Entendendo a necessidade da conservação ambiental, a Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) criou um protocolo de produção de “carne sustentável”. Vamos entender o passo a passo e os requisitos para essa produção:

  • O boi deve ser nascido, criado e recriado no mesmo lugar. Assim, se alimenta das pastagens nativas que, segundo especialistas, conferem sabor e características peculiares à carne;
  • As pastagens das quais o gado se alimenta devem ser livres de agrotóxicos e de adubos químicos;
  • No cocho, lugar onde a ração do gado é colocada, é permitido apenas sais minerais misturados aos grãos de soja;
  • Os animais só devem receber suplementação na fase final de engorda;
  • O gado não pode receber antibióticos e/ou produtos químicos artificiais de forma preventiva, somente em casos extremos (alguma doença, por exemplo);
  • O controle de moscas e carrapatos deve ser feito com produtos naturais, como óleos de plantas com ação repelente;
  • Toda a criação deve ser rastreada com uso da numeração oficial SISBOV.

Ainda, para se manter no protocolo para a produção de carne sustentável, o criador precisa obedecer às leis trabalhistas e ambientais, além de seguir regras de boas práticas e manejo consciente.

Quais são os principais benefícios da carne sustentável?

Graças a todas essas regras de produção, a carne sustentável oferece vários benefícios. Alguns deles a gente te mostra aqui:

Onde encontrar e como reconhecer uma carne sustentável?

A carne sustentável já pode ser encontrada nos principais pontos de varejo do Brasil, principalmente em grandes supermercados e açougues. Para reconhecê-la é fácil: basta procurar pelos selos de certificação sustentável em suas embalagens.

Aqui na Liv Up, estamos trocando a carne convencional pela carne sustentável em vários pratos, como Quibe assado com castanha-do-pará, Almôndega de carne e Carne louca, que logo logo terão suas novas versões disponíveis.

Legal, né? Agora você já sabe que pode continuar consumindo carne vermelha, porém de uma forma mais saudável e sustentável.

Referências:

Sociedade Nacional de Agricultura. Novidade: “Carne Sustentável do Pantanal” chega ao mercado brasileiro.

WWF – World Wide Fund for Nature. Protocolo de Carne Sustentável e Orgânica vira política pública no MS.

BeefPoint. Carnes orgânicas e com certificado de produção sustentável ganham espaço no mercado.

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up