10 comidas congeladas que esbanjam sabor para o dia a dia

comidas congeladas e gostosas em uma mesa

A correria do dia a dia parece nos distanciar de uma boa alimentação, não é mesmo? Afinal, ter um bom planejamento alimentar e cozinhar todos os dias é uma missão quase impossível pra quem tem muitos compromissos e pouco tempo pra dar conta. Você é desse time? Então vamos apresentar as comidas congeladas saudáveis, já conhece?

A gente tem a ideia de que alimentos congelados são “do mal”, e essa impressão não é à toa. Afinal, pizzas, lasanhas, batatas pré-fritas, entre outros, tomaram as gôndolas dos supermercados durante muitos anos.

A praticidade desses alimentos é inegável, mas o lado ruim é que, pra que sejam produzidos em larga escala e durem por mais tempo, normalmente apresentam muitos aditivos químicos. Conservantes, aromatizantes, corantes e tantas outras substâncias que desequilibram a tabela nutricional desses alimentos.

Mas, calma! Existem outras opções de comidas congeladas saudáveis. A boa notícia é que cada vez mais empresas investem no congelamento de refeições nutritivas, que unem praticidade, sabor e equilíbrio. Quer saber mais sobre esse assunto? Então se liga aqui!

O que são comidas congeladas?

O congelamento de um determinado alimento é um método bastante comum de preservação dos aspectos físicos, sensoriais e nutricionais do mesmo. Isso porque esse método diminui a decomposição do alimento e, transformando a água em gelo, o torna inacessível ao crescimento de bactérias, além de diminuir também as reações químicas que poderiam o prejudicar. 

Sendo assim, podemos concluir de forma simples: é possível congelar (e, claro, se beneficiar) de “comida de verdade” congelada. Seja esse método realizado em seu próprio lar, ou através de empresas conscientes sobre a alimentação saudável que já deixam tudo preparado pra você.   

Feitos com todo o cuidado, a partir de ingredientes saudáveis, frescos e orgânicos. Ou seja, os pratos podem ser nutritivos e caber em uma alimentação equilibrada, sem carregar os inconvenientes dos outros tipos de comida congelada, como os aditivos químicos.

Então quer dizer que dá pra comer sorrindo? Sem abrir mão dos nutrientes, do sabor e da praticidade? Dá sim, Vamos saber mais sobre isso! 

É possível a comida congelada ser saudável?

É comum as pessoas ficarem com o pé atrás quando se fala de comida congelada. Será que tem o mesmo sabor e textura? Conserva os nutrientes? Será que pode ser saudável de verdade, sem conservantes?

A resposta é sim pra todas as perguntas. Esqueça aquele prato sem graça e de textura esquisita de antigamente. Hoje em dia é bem diferente!

Ultracongelamento

A técnica de ultracongelamento usada pela Liv Up, por exemplo, permite que as refeições mantenham ao máximo as suas características originais, tanto no paladar quanto na nutrição. Como esse processo é feito?

Consiste no congelamento de alimentos de uma maneira muito rápida. Isso é possível submetendo os itens a temperaturas bem baixas. Dessa maneira, os cristais de gelo formados são partículas bem pequenas que, ao serem descongelados, alteram em quase nada as características da comida. Legal, né?

Características da comida congelada saudável

Muda tão pouco, que se a pessoa não souber que se trata de uma refeição que foi congelada, vai comê-la e achar que é fresquinha, feita ali na hora. Graças a essa tecnologia, não são apenas os sabores e a consistência que são mantidos, os nutrientes também continuam. O que é ainda melhor.

É natural

No fim das contas, o que a gente espera de uma comida saudável congelada é que seja nutritiva, né? Quanto a isso, pode ficar despreocupado. Outra dúvida bem comum é: será que não tem aditivos químicos pra ajudar na conservação? Fique tranquilo que não tem. Isso porque todos os ingredientes são frescos e naturais, o que faz muito bem pra saúde, não é verdade?

Alimentação equilibrada

Com todas essas informações, já deu pra perceber que dá sim pra ter uma alimentação equilibrada comendo refeições congeladas. Para isso basta escolher um fornecedor bacana, que utiliza ingredientes naturais, frescos e até orgânicos, como a Liv Up. Além disso, a empresa conta com nutricionistas pra elaborar o cardápio e chefs de cozinha pra executar as receitas. Ou seja, é só sucesso!

5 motivos pra consumir comidas congeladas 

São muitos os benefícios do consumo de comida congelada saudável, entre eles, dá pra destacar:

  • É prático, rápido e fácil. Dificilmente você conseguiria comer tão saudável – em tão pouco tempo de preparo – se não fossem as comidas congeladas saudáveis, não é?;
  • As diversas opções de pratos congelados mandam pra bem longe a monotonia alimentar. Ou seja, cada dia pode ser dia de um novo alimento;
  • A variedade disponível de comida congelada saudável estimula positivamente o paladar, te coloca em contato com alimentos pouco consumidos anteriormente e ainda aumenta a diversidade de nutrientes ingerida;
  • Sujeira depois de cozinhar? Não! Com os pratos congelados você evita aquela graaande bagunça na cozinha e torna tudo ainda mais simples;
  • A comida congelada saudável também te ajuda a planejar melhor a sua alimentação semanal. Assim, evita-se o consumo de alimentos poucos saudáveis que, normalmente, são escolhidos na pressa. 
comida saudável no prato

Quais são as comidas congeladas saudáveis pra ter em casa?

Agora que você já entende que a comida congelada saudável é realmente uma ótima saída pra ter praticidade e uma alimentação balanceada, que tal algumas sugestões de pratos? Sabe aquele item que não pode faltar no freezer porque é bem versátil? Então, dê uma olhada.

1. Hambúrguer

Quem não adora um belo hambúrguer? Seja no lanche mesmo — com pão integral, queijo, alface e tomate — ou como a proteína de uma refeição, acompanhado de mix de legumes e batatas assadas. Esse item é sempre uma delícia e não pode faltar por aí. 

2. Frango desfiado

O frango desfiado é outra ótima opção por ser muito versátil e combinar com diversos acompanhamentos. Aliás, dá pra comer com arroz integral e legumes ou no recheio de vários preparos, como omeletes, tortas, escondidinhos e sanduíches. É uma fonte deliciosa de proteínas, além de conter vitaminas e minerais importantes para o correto funcionamento do corpo. 

3. Mix de legumes

Os vegetais, tanto as folhas quanto os legumes, são importantes fontes de fibras alimentares e de nutrientes fundamentais: as vitaminas e os minerais. Esses compostos são responsáveis por regular o organismo e garantir a boa saúde e o bem-estar.

Por isso, tenha sempre um mix de legumes no freezer como acompanhamento de uma refeição saudável. Mais cor, mais sabor e muito mais nutrição no seu dia a dia!

4. Massas

As massas são uma delícia que ganhou o mundo todo. Saborosas e energéticas, são ideais pra aqueles dias em que a fome é grande. Além disso, são ótimas pra quando chega uma visita bacana e você quer servir algo gostoso e refinado. Não se esqueça dos molhos, que são à parte, pra acrescentar aos pratos, ok?

5. Sopas

Uma sopa levinha é tudo o que a gente precisa depois de um dia agitado. Aquece o corpo, mata a fome e acalma o coração. Queremos mais o quê? Que ela seja saudável e fácil de fazer, oras! Então nada melhor que ter esse prato congelado, que fica pronto em poucos minutos.

6. Leguminosas

Você sabia que as leguminosas, ou seja, os feijões (de todos os tipos) e os outros grãos como a ervilha, a lentilha, o grão-de-bico e o edamame são fontes importantíssimas de proteínas vegetais e também de ferro? Esses alimentos não podem faltar no seu dia a dia, ainda mais em alimentações vegetarianas ou veganas.

Fora que, cá entre nós, dão um sabor e uma aparência pra lá de especial no prato, não é? Tenha sempre com você!

7. Risotos

Se existe prato mais elegante e prático do que o risoto, a gente desconhece. Até porque além de delicioso, o risoto é uma carta na manga pra receber amigos e familiares, ou pra um jantar só seu, pra lá de reconfortante. 

Conheça as opções de risotos da Liv Up, é um mais gostoso que o outro, e todos são preparados com ingredientes escolhidos a dedo.

8. Crepioca com queijo branco

E você acha que só das refeições principais vivem as comidas congeladas saudáveis? Não, os lanches saudáveis congelados também batem um bolão!

A crepioca, por exemplo, nada mais é que a junção do crepe e da tapioca. Ou seja, em vez da farinha de trigo é usado o polvilho na massa. O resultado? Um lanchinho com aquele sabor incrível do pão de queijo. O melhor é que tem proteínas e carboidratos juntos, dando mais saciedade e segurando a fome.

9. Bolinho

Sabe aquela vontade de comer um bolo tomando um café no meio da tarde? Pra isso, tenha sempre opções dessa gostosura congelada. Já pensou em comer sem culpa um bolinho de cenoura com gotas de chocolate ou de banana com canela e nozes? É realidade! Todos são feitos com ingredientes nutritivos e que cabem em uma alimentação saudável.

10. Petit Gateau

Imagine uma massa com muito chocolate e três texturas: casquinha fina e crocante, miolo macio e úmido e uma calda aveludada e quentinha. Deu água na boca por aí? Então se renda ao Petit Gateau congelado e feito sem açúcar. É delicioso!

Quer mais ideias de pratos congelados saudáveis? Então vamos lá!

Ideias de pratos saudáveis pra sua semana

Lápis e papel nas mãos? Prepara a listinha pra organizar a sua alimentação da semana:

  •  Almôndega de carne, arroz integral e purê de abóbora: um prato cheio de sabor de família reunida;
  • Frango com crosta de castanha-de-caju, arroz negro e ratatouille: pra dar um toque especial no seu filé de frango e ainda variar no cereal integral;
  • Ravioli integral de ricota e espinafre com molho de tomate natural: uma massinha caseira saborosa pra alegrar a semana;
  • Posta de salmão assado com lentilha mediterrânea: você tem consumido peixes e frutos do mar ao longo da semana? Esses alimentos são essenciais à saúde;
  • Estrogonofe de cogumelo, batata rústica com alecrim e mix de legumes no vapor: uma opção vegetariana cheia de cores, sabores e nutrientes. 

Viu como é possível ter uma alimentação equilibrada e muito prática ao mesmo tempo? Basta apostar na comida congelada saudável e ter sempre um bom estoque no freezer. Assim você não é pego desprevenido e pode manter um cardápio balanceado, nutritivo e muito, muito gostoso!

E aí, ficou curioso pra saber mais sobre os pratos feitos pela Liv Up? Então conheça nosso cardápio e confira todas as opções disponíveis. Lá você encontra o menu completo, desde o café da manhã até a ceia. Incrível, né?

Você vai gostar de ver…

déficit calórico dos alimentos

Déficit calórico: como funciona a fórmula das calorias

Quem quer emagrecer certamente já esbarrou por aí no conceito de déficit calórico, até porque é impossível perder peso sem ele. Entender essa relação entre as calorias ingeridas e as

refeição cardápio para o dia a dia

Cardápio para o dia a dia: 20 receitas pra experimentar

Quando o assunto é alimentação saudável, um dos grandes desafios é elaborar um cardápio para o dia a dia que reúna refeições práticas, mas também saborosas. Afinal de contas, a

iogurte saudável com frutas

Iogurte saudável: como escolher o melhor

Saboroso, versátil e bem equilibrado, o iogurte saudável é uma opção queridinha na hora de montar um cardápio bacana. Vai bem com frutas, com granola, em molhos para saladas e

Permissão de cookies

Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.