Na Liv Up, sustentabilidade é assunto sério. Nos preocupamos com o meio ambiente em todos os processos da empresa, tanto que escolhemos com muito cuidados os produtores das comidas que vamos levar à mesa dos nossos clientes. É por esse princípio que investimos tanto em comida orgânica e sustentabilidade em nossas receitas.
Em novembro de 2019, atingimos o recorde de legumes, frutas e verduras orgânicos usados em nossos pratos: 82%, um aumento de 34% em comparação a janeiro do mesmo ano.
Mas o que tem a ver comida orgânica com sustentabilidade? Tudo.
O que são os alimentos orgânicos?
Para começar, orgânicos são aqueles produzidos sem agrotóxicos, sem uso de substâncias artificiais, pesticidas sintéticos, fertilizantes à base de petróleo ou radiações ionizantes. Não podem ainda, sofrer qualquer alteração genética, uso de hormônios ou transgênicos. Além disso, precisam ser cultivados em solo seguros, separados de plantações que têm veneno.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são registradas 20 mil mortes por ano devido o consumo de agrotóxicos. A exposição a esse veneno também pode causar doenças graves, como câncer; problemas no desenvolvimento intelectual e físico das crianças; e alteração do funcionamento do fígado e dos rins.
Mas, afinal, qual a relação entre comida orgânica e sustentabilidade?
Ao contrário dos riscos trazidos pelas comidas convencionais, os alimentos orgânicos são mais saudáveis, além disso, mais sustentáveis, pois não contaminam o solo, a água e o ar.
O Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) afirma que a comida orgânica deve ser produzida ou extraída de um sistema sustentável ao meio ambiente e às comunidades produtoras, ou seja, que prioriza o uso de energias renováveis e limpas e respeita à cultura e desenvolvimento de comunidades rurais.
Portanto, os orgânicos, desde o seu significado, têm tudo a ver com sustentabilidade.
Biodiversidade
A plantação orgânica também promove uma maior biodiversidade em comparação ao modelo que prioriza a monocultura e a utilização de agrotóxicos. Isso é o que concluem 327 dos 396 estudos analisados pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Ou seja, há uma maior preservação do meio ambiente, maior variedade de alimentos e maior oferta de nutrientes.
Por que é importante comprar de marcas que se preocupam com a sustentabilidade?
Grandes e pequenas marcas estão analisando cada vez mais seus impactos ambientais e reavaliando seus modelos de negócios a fim de ter uma economia sustentável, um modelo de negócio que utiliza de forma inteligente os recursos naturais.
Com todos os impactos que a produção de alimentos pode causar ao planeta, consumir produtos de empresas que se preocupam com a sustentabilidade é uma forma de contribuir para a redução desses danos.
Quer saber mais?
Você pode acessar nosso site ou baixar nosso app pra conhecer nossos valores, ações e nosso cardápio, que é saboroso, prático e, claro, sustentável. Inclusive, somos uma empresa com certificação orgânica, sabia?