Orgânicos

Comida orgânica vs comida convencional: quais as diferenças?

dezembro 9, 2019
comida orgânica versus comida tradicional

Provavelmente você já ouviu falar de comida orgânica. Feiras, mercados e sites de comida estão vendendo cada vez mais alimentos orgânicosDe acordo com o Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável), o mercado brasileiro de orgânicos faturou R$ 4 bilhões em 2018, resultado 20% maior do que o registrado no ano anterior. Contudo, você sabe qual a diferença desse tipo de comida para a convencional? Descubra com a gente.

O que é comida orgânica?

Os alimentos orgânicos são conhecidos, principalmente, por serem produzidos sem o uso de produtos químicos, como agrotóxicos, fertilizantes dessa natureza ou sementes transgênicas. Como não utilizam nenhum tipo de veneno nem antibióticos na produção, eles são muito mais saudáveis, possuem mais fibras e outros nutrientes e, ainda, são mais sustentáveis por não contaminarem o meio ambiente.

Já a comida convencional é o oposto da orgânica. Ela pode vir cheia de agrotóxicos e outros venenos, o que ajuda a contaminar o solo e a causar diversas doenças. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), os agrotóxicos matam 200 mil pessoas por ano em todo o mundo por intoxicação aguda. Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, em média, sete pessoas são intoxicadas por dia. De 2007 a 2017, 1.824 pessoas morreram devido ao uso de agrotóxicos e outras 718 pessoas tiveram sequelas. Mesmo com esses números alarmantes, estima-se que apenas um em cada 50 casos é notificado.

Só fruta, verduras e hortaliças podem ser orgânicas?

Muitas vezes quando pensamos em orgânicos o que vem à cabeça são as frutas, verduras e hortaliças, porém eles não ficam restritos a esse grupo. Carnes e ovos, por exemplo, também podem ser classificados como comidas orgânicas. Para isso, não pode haver a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes nos animais.

Além das comidas, os orgânicos vem conquistando outro mercado: o de cosméticos. Está cada vez mais fácil encontrar shampoos, cremes corporais, perfumes e até maquiagens orgânicas.

Sabia que você pode encontrar comida orgânica no site da Liv Up?

Isso mesmo, aqui na Liv Up utilizamos ingredientes orgânicos nas nossas receitas desde a nossa criação, pois acreditamos na importância deles para uma alimentação saudável e para garantir uma cadeia justa e sustentável de produção. Em novembro de 2019, atingimos o recorde de legumes, frutas e verduras orgânicos usados em nossos pratos: 82%! Só para que se tenha uma noção, em janeiro do mesmo ano esse índice estava em 48%.

Entre no nosso site e conheça nossas receitas saborosas e super práticas, que irão permitir que você coma comida saudável sem perder tempo.

Referências

http://www.agricultura.gov.br/noticias/mercado-brasileiro-de-organicos-fatura-r-4-bilhoes

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000200019

https://nacoesunidas.org/pesticidas-matam-200-mil-pessoas-por-intoxicacao-aguda-todo-ano-alertam-especialistas/

https://apublica.org/2018/08/26-mil-brasileiros-foram-intoxicados-agrotoxicos-ultimos-dez-anos/

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up