Comida saudável sem enrolação: aprenda a comer bem!

comida saudável

A busca por uma alimentação mais saudável, felizmente, vem crescendo nos últimos anos. E motivos para isso não faltam, afinal, comer de forma equilibrada é um dos principais fatores para manter o corpo saudável, prevenir doenças, ter melhor disposição e mais bem-estar.

Isso ajuda a explicar também uma maior procura por orgânicos e a popularização das dietas sem carne. Mas, afinal de contas, você sabe o que é comida saudável? Entenda a seguir:

O que é a comida saudável?

A frase “comida de verdade” ficou famosa nos últimos tempos. Ela ajuda a ilustrar o significado de uma alimentação saudável. Ou seja, ter como base o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, carnes e ovos.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a alimentação saudável vai muito além do que você coloca em seu prato. Afinal, ela é o conjunto de hábitos alimentares que fazem bem para a sua saúde. Ou seja, vai desde a escolha dos ingredientes, passando pelo seu preparo e indo, finalmente, até o ato de comer em si.

Aliás, aqui na Liv Up, a gente não encara os alimentos e seus nutrientes de forma isolada. Nós acreditamos que comida saudável é uma combinação de sabores, experiências e memórias. Comida pode ser afeto, cultura, tradição.

Sendo assim, alimentação que faz bem não é sinônimo de comida sem sabor, ou precisar passar horas na cozinha e isso a gente prova. Aliás, comida prática e saudável, pode ser a maior aliada para quem quer garantir o melhor de dois mundos, comendo com qualidade e de forma descomplicada.   

Alimentos para evitar

Já deu pra sacar que comida saudável é aquela mais natural quanto possível, feita com ingredientes de bons e muito carinho. Mas você sabe o que seria uma alimentação não-saudável? De acordo com o Guia Alimentar, devemos ficar de olho em três itens principalmente.

Primeiramente, no grupo dos temperos culinários. É bom demais comer uma comida bem temperadinha, porém sem exageros. Por isso, a recomendação é usar em pequenas quantidades óleos, gorduras, sal e açúcar ao cozinhar e criar seus pratos. Dá pra trazer um mundo de sabores incríveis usando alternativas mais naturais, como ervas e condimentos como a páprica e açafrão.

Em segundo lugar, devemos limitar o uso de alimentos processados como, por exemplo, conservas de legumes, compotas de frutas, pães e queijos. Sendo assim, se consumidos em pequenas quantidades, eles podem ser utilizados como ingredientes de preparações ou parte de refeições baseadas em alimentos in natura, ou minimamente processados.

Por fim, devemos evitar totalmente o consumo dos ultraprocessados. Eles são, por exemplo, os biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes, macarrão instantâneo, e afins. Em suma, têm muito sal, açúcar e gordura. Por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e oferecer quase nada de nutrientes para o nosso organismo. Mas se você não abre mão da praticidade que eles oferecem, vale optar por alternativas nutricionalmente mais interessantes, como os snacks saudáveis.

Mas nada de terrorismo nutricional nem proibições, certo? Com certeza, seu docinho favorito cabe numa alimentação equilibrada e cheia de alimentos saudáveis. 

Como preparar uma refeição saudável?

Quando falamos num alimento saudável ou refeição equilibrada estamos falando em consumir alimentos in natura, orgânicos, e minimamente processados.

De acordo com os nutricionistas, uma refeição equilibrada deve ter 50% de vegetais (sendo eles crus e/ou cozidos), 25% de carboidratos e 25% de proteínas, podendo ser vegetais (dentre elas feijão, grão de bico, soja e lentilha) e animais (peixes, frango, carne bovina, etc). 

alimentos para uma comida saudável no dia a dia

13 dicas de comida saudável para o seu prato 

Agora chegou a hora de você se deliciar e ver como saúde e sabor podem andar juntos. Listamos alguns pratos super equilibrados e também ingredientes que não podem faltar na despensa para você arrasar nas receitas de comidas saudáveis.

Ingredientes saudáveis:

Folhas verdes: são importantes fontes de vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio e ferro. Elas também fornecem antioxidantes e uma boa quantidade de fibras, contribuindo para o bom trânsito intestinal.

Queijos: Assim como o leite, o iogurte e outros derivados, o queijo é rico em muitos nutrientes como o fósforo, cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas do complexo B. Além disso, esse ingrediente deixa qualquer prato mais saboroso. Boas opções pra ter na geladeira são o queijo minas, brie e gorgonzola. 

Tapioca: virou paixão nacional e não é à toa. Afinal, é uma ótima opção para dietas com pouco sal e sem glúten. Além disso, é super fácil de preparar, fica pronta em poucos minutos. É uma delícia no café da manhã, da tarde e no jantar.

Batata doce: sucesso na alimentação fitness, a raiz ajuda no ganho de massa muscular e contém vitaminas A, B, C, K e E, além de minerais importantes, como o magnésio, potássio e fósforo. O vegetal é rico ainda em betacaroteno e antocianina – compostos naturais benéficos para a saúde. É fã do ingrediente? Veja no blog ideias de receitas com batata doce

Ovos: além de prático e versátil, o ovo é tudo de bom quando o assunto é reunir nutrientes importantes. Entre os benefícios, estão o reforço ao sistema imunológico e diminuição da absorção do colesterol no intestino, por exemplo.

Peixes: motivos não faltam para incluir mais peixe na alimentação. Afinal, oferecem proteína de alta qualidade e de fácil digestão. Em geral, fornecem cálcio, zinco e ômega 3. Aliás, o consumo regular desse nutriente é capaz de prevenir diversos problemas de saúde, como os ligados ao sistema cardiovascular. Ou seja, além de ser uma delícia, comer peixe faz bem pro coração. 

Refeições e itens práticos

Hambúrguer: é um coringa pra ter no freezer e combinar com outros itens da sua geladeira. A versão da Liv Up é feita com fraldinha de primeira temperada com sal rosa. É rico em proteína e zero carboidratos. Fica perfeito para acompanhar um arroz, um mix de folhas verdes ou montar um lanche super gostoso. 

Couscous: que tal trazer um sabor diferente para a comida do dia a dia? Feito com a sêmola de trigo, é um tipo de carboidrato que substitui o arroz ou a batata no prato. O couscous é rico em fibras e contém também potássio, fósforo e selênio. 

Grão de bico: essa leguminosa também serve para substituir o nosso feijãozinho de sempre. Combina super bem tanto em pratos vegetarianos quanto acompanhando receitas com frango ou pra fazer um snack caprichado. É gostoso, nutritivo e versátil como ele só. O grão de bico fornece proteínas, vitaminas do complexo B e magnésio. 

Edamame: esse prato oriental é feito com os grãos da soja que são colhidos na vagem, antes de amadurecer. E contém ainda mais proteínas que a soja comum, além das vitaminas do complexo B. Serve pra comprar um almocinho leve, substituindo o feijão, ou como aperitivo. 

Frango desfiado: esse também é um item pra ter sempre no freezer e garantir acesso a uma comida saudável e gostosinha. Fica bem como purê, arroz, feijão e até como recheio de sanduíches, panquecas e na tapioca. 

Panqueca de banana com aveia e canela: para começar o dia com um café da manhã saudável, vamos de panqueca caprichada. Além disso, vai bem purinha, com pasta de amendoim, mel e um cafezinho.

Crepioca: se o assunto é comida saudável e prática, não pode faltar crepioca. É bem nutritiva, e mata a fome seja no café, lanche ou até mesmo no jantar.

A Liv Up acredita na verdadeira comida saudável

É por acreditar na importância de uma comida saudável que a Liv Up prepara receitas com alimentos nutritivos, gostosos e práticos, incentivando saúde e bem-estar e não apenas um objetivo a curto prazo. São criações especiais dos nossos chefs, que testam diversas receitas para chegar na melhor combinação pra você. Além disso, o cuidado é de ponta a ponta. Conhecemos de pertinho a origem dos nossos ingredientes, garantindo a qualidade de cada item que levamos para sua mesa. 

Em nosso site, você encontra comidas saudáveis para o dia a dia, sejam elas pratos prontos ou ingredientes selecionados da nossa quitanda para quem adora colocar a mão na massa. É só acessar e se deliciar.

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