Mudando sua rotina

Descubra como conservar folhas na geladeira para durarem mais tempo

novembro 5, 2019
como conservar folhas na geladeira

Se você é amante das hortaliças, faz questão de ter esse acompanhamento em um jantar saudável, né? Já se não é muito fã, deve pelo menos ter ouvido falar dos benefícios das verduras para a saúde. De um jeito ou de outro, elas são muito bem-vindas no cardápio. Contudo, você sabe como conservar folhas na geladeira?

Pois é, o lado negativo das folhas é que elas são muito perecíveis. Com isso, ou você faz hortifrúti com bastante frequência, ou deixa as saladas para lá, certo? Errado! O segredo é aprender como fazer elas durarem mais no armazenamento. Por isso, acompanhe e confira nossas dicas.

Qual é a importância das folhas na alimentação?

Antes de partir para as dicas, é importante ressaltar um pouco os benefícios das folhas na alimentação. Sim, nossas mães não insistiam tanto pra darmos uma chance à alface sem motivos. As verduras são alimentos reguladores, com destaque para os seguintes pontos positivos:

  • são pouco calóricas, o que ajuda no controle de peso;
  • têm ação antioxidante, capaz de proteger as células do envelhecimento precoce;
  • são fontes ricas de fibras, favorecendo o trânsito intestinal;
  • contêm minerais e vitaminas que ajudam a manter o organismo funcionando 100%, como as vitaminas A, C e do complexo B, além de potássio, ferro, fósforo e cálcio.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios das folhas para uma alimentação equilibrada. Mas, é claro, elas contam ainda com a vantagem de serem muito saborosas. As saladas frias são responsáveis por trazer um contraste de sabor essencial na valorização de diversas receitas.

O desafio de manter as folhas conservadas

Apesar de serem tão incríveis, as verduras têm um ponto negativo: estragam muito fácil, até na geladeira. Por isso, mesmo que você chegue do hortifrúti com toda a boa vontade do mundo, lave tudo e guarde, corre o risco de encontrar folhas murchas e escuras dois dias depois.

É exatamente por isso que muita gente acaba deixando as saladas de fora do cardápio semanal. Afinal, hoje em dia, ninguém tem tempo para ir ao mercado quase todo dia, não é? A solução é aprender como conservar folhas na geladeira e aumentar não só a durabilidade, mas a qualidade das verduras armazenadas.

Como conservar folhas na geladeira?

Confira algumas dicas fundamentais para deixar suas folhas sempre fresquinhas e conservá-las por até 7 dias na geladeira.

Lave bem antes de guardar

O primeiro passo é higienizar bem as folhas pra guardá-las limpas. Para isso, coloque de molho em água com vinagre, hipoclorito de sódio ou algum bactericida próprio pra hortaliças. A medida é 1 colher de produto sanitizante para cada 1 litro de água.

Deixe por cerca de meia hora, tomando o cuidado para que todas as folhas fiquem imersas. Essa etapa é fundamental pra eliminar os micro-organismos, assim como pra minimizar resíduos de agrotóxicos, caso os produtos não sejam orgânicos. Depois, enxágue bem folha por folha. Nesse momento, retire as partes amassadas, com ranhuras ou manchas.

Seque as folhas com pano de prato

Depois de lavar bem as folhas, é hora de secar uma por uma, pois a umidade faz com que as folhas murchem, mesmo na geladeira. Se você guardá-las bem sequinhas, permanecerão com aspecto de frescas por mais tempo. Use papel-toalha ou um pano de prato limpo para isso. A centrífuga de saladas também é uma aliada.

Intercale folhas com papel toalha

Na hora de armazenar, use e abuse do papel-toalha. Lembre-se de que quanto mais secas as folhas estiverem, maior será o tempo de conservação. A dica é intercalar uma camada de papel-toalha com uma de verduras, garantindo que toda a umidade seja absorvida.

Regule a temperatura da geladeira

Por fim, regule a temperatura da sua geladeira, deixando-a menos fria. Isso porque as temperaturas mais baixas queimam as folhas e podem interferir na durabilidade das hortaliças. Outra opção é armazená-las na parte de baixo da geladeira, que costuma ser menos fria que a de cima.

Congele pequenas porções

As folhas que costumam ser refogadas, como couve, espinafre e acelga, podem ser congeladas em pequenas porções. É muito fácil. Siga estes passos para ter vegetais congelados corretamente:

  • primeiro, higienize as folhas seguindo o mesmo processo que já indicamos;
  • seque muito bem, pois gotículas de água no alimento vão cristalizar e prejudicar o sabor e a textura do produto;
  • separe pequenas porções das folhas já picadas. Assim, você descongela somente o que for preparar;
  • na hora de armazenar, escolha potes herméticos, vasilhas de plástico com boa vedação ou saquinhos;
  • você também pode colocar uma folha de papel toalha junto para absorver a umidade residual;
  • coloque uma etiqueta com a data do congelamento e procure consumir as folhas mais antigas primeiro;
  • quando for utilizar, descongele as folhas diretamente no cozimento e não em temperatura ambiente.

O mesmo passo a passo vale pra ervas como salsinha, coentro e cebolinha. Agora, os alimentos consumidos crus, como alface e rúcula, não se dão muito bem com o congelador. Isso porque, após o congelamento, as folhas ficam “molengas”, o que não é tão agradável pra uma salada fresca.

Quais são os erros comuns no armazenamento de folhas?

E aí, essas dicas de como conservar folhas na geladeira bateram com o que você faz normalmente? Pois é, secar as folhas antes de guardar é algo que nem todo mundo faz. Aliás, alguns dos erros na lavagem e no armazenamento de folhas mais cometidos são:

  • lavar e já guardar na geladeira, pois a umidade faz com que as folhas murchem;
  • guardar as folhas submersas em água, pelo mesmo motivo;
  • não deixar as folhas de molho em algum bactericida antes de enxaguá-las;
  • usar potes pequenos para armazenar as folhas, pois elas ficam compactadas e amassadas, perdendo o aspecto de frescas.

Agora que você já sabe como conservar folhas na geladeira, não tem mais desculpa pra fugir delas, hein? Como a gente viu, as hortaliças são excelentes para a saúde. Sem contar que uma saladinha fresca deixa a refeição muito mais saborosa.

Que tal aprender mais sobre o congelamento de alimentos? Leia nosso post e entenda como a comida gelada ajuda no combate ao desperdício. Até mais!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up