Como preparar comida congelada?

comida congelada

A comida congelada é uma das principais alternativas para quem quer manter uma alimentação saudável. Principalmente em rotinas agitadas, onde fica cada vez mais difícil preparar as próprias refeições. Assim, é possível optar por uma comida balanceada, com ingredientes selecionados, e ainda assim economizar tempo. 

Você pode levar sua comida congelada para diversos lugares. É possível aquecer no microondas, no fogão ou no forno, conforme os pratos e recipientes escolhidos. Além de prático, esse método é excelente para seguir um cardápio saudável no dia a dia.

Afinal de contas, para isso, é preciso planejamento e organização. Nesse sentido, congelar as refeições ajuda a programar a alimentação adequada por dia, semana e ao longo do mês.

Confira a seguir algumas dicas sobre como preparar comida congelada: 

1 . Selecionando os alimentos 

Primeiramente, é importante lembrar que para que essa escolha seja saudável, o cardápio organizado precisa ser nutricionalmente equilibrado. Isso significa eleger ingredientes de qualidade, e variados de acordo com os grupos alimentares.

Para que uma refeição seja completa, ela deve levar carboidratos, proteínas e gorduras de boas fontes. Opte sempre por alimentos saudáveis e preferencialmente orgânicos. Você pode conhecer um pouco mais sobre os grupos alimentares neste post sobre como fazer a combinação ideal de alimentos

2. Quais alimentos podem ser congelados

Em segundo lugar, outro ponto fundamental para montar suas refeições congeladas é saber quais alimentos podem ser congelados. Em suma, alguns ingredientes se adaptam melhor ao congelador e mantêm melhor o sabor, textura e nutrientes ao serem congelados e reaquecidos. 

Carboidratos:

No geral, preparos cozidos permanecem muito bons quando congelados e descongelados. Isso vale para sopas, cremes, ensopados, purês e até feijoadas. 

Diversos carboidratos podem ser congelados e mantém as propriedades nutricionais e características tão queridas ao paladar. Batata, feijão, arroz, macarrão, soja, milho, por exemplo, continuam saborosos mesmo após serem levados ao freezer e descongelados.

Esse grupo alimentar é fundamental para fornecer energia e força ao nosso organismo, por isso é tão recomendado que ele esteja incluído nas porções. Mas cuidado com os excessos: eles são armazenados no organismo em forma de gordura e açúcares. Assim, podem levar ao sobrepeso. Uma boa dica é apostar nas versões integrais de arroz e das massas para tornar seus pratos ainda mais saudáveis. 

Proteínas:

No grupo das proteínas, diversas opções de carne se comportam bem ao compor as refeições congeladas. Entre elas, os peixes, aves, suínos e as de origem vegetal também. Para esse processo de armazenamento, é melhor que sejam assadas ou cozidas.

Uma boa solução é preparar almondegas, principalmente feitas com farinhas de aveia. Isso, porque além de ser rica em fibra, essa farinha ajuda a reter a água da carne. Vale salientar que a carne, uma vez descongelada, deve ser congelada de novo apenas depois de cozida. 

Vegetais:

Certamente os vegetais e leguminosas não podem faltar em uma refeição balanceada. Brócolis e couve-flor, por exemplo, são ingredientes ideais para compor suas porções de comida congelada. Refogados ou ao vapor, permanecem saborosos.

No caso desse tipo de alimento, é melhor não armazenar temperados. Portanto, o ideal que é esses alimentos sejam cozidos ou branqueados antes do armazenamento. O branqueamento, inclusive, aumenta o tempo de congelamento, dado o choque térmico.

O objetivo dessa técnica é inativar enzimas que escurecem os alimentos, e também fixar a cor e melhorar o aroma e sabor desses elementos. Outras opções são cenoura, espinafre, couve-flor, e cebola. Isso, porque preservam suas características em termos de nutriente e paladar.  

Açúcares:

Finalmente, no grupo das doçuras, quase todas as frutas podem ser congeladas para fazer suco ou sorvetes. Morango, uva, abacaxi e maracujá são alguns das mais recomendadas.

A acerola tem a vantagem de ter seu sabor realçado no processo. Além disso, mantém a rica quantidade de vitamina C, que faz tão bem à saúde. 

3. Quais alimentos não devem ser congelados

Evite o uso de leite e derivados (incluindo maionese, creme de leite e iogurte) nas receitas que serão congeladas. Esses alimentos possuem menor durabilidade. Costumam coalhar, ficar rançosos ou estragar, assim como o ovo cozido congelado.

Além disso, ovos e omeletes tendem a perder a textura e ficar “emborrachados”.  Opte por queijos ralados, que permanecem conservados por um prazo maior. 

Certos vegetais, como alface e pepino, perdem as propriedades nutricionais a serem submetidos ao processo de congelamento. Vegetais folhosos não se dão bem com o freezer pois possuem muita água. Por isso, murcham e perder o sabor quando são congelados.

A rúcula e o agrião são bons exemplos do que não congelar. Nesses casos, é melhor levar saladas num recipiente separados para serem consumidos fresquinhos e temperados na hora. 

4. Preparação da comida congelada

Primeiramente, vem a seleção dos ingredientes. Dê preferência a alimentos frescos, orgânicos e da estação. São os mais ricos em sabor, fáceis de encontrar e nutritivos. Organize os ingredientes que você irá utilizar para montar as refeições. Não se esqueça de lavar bem os legumes e leguminosas escolhidas. 

Depois, uma boa dica é cozinhar os alimentos por menos tempo que o habitual. Isso, pois eles amaciam no processo de congelamento. Procure maneirar no sal e nos temperos. O sabor deles será realçado após congelados e descongelados.

Depois do preparo, resfrie os alimentos rapidamente. Para isso, é possível mergulhar a panela sem tampa em água com gelo. Isso interrompe o cozimento e ajuda a conversar melhor os alimentos. 

Para facilitar o processo mais tarde, antes de montar as refeições, tenha em mente separá-los em pequenas porções. Isso, porque o descongelamento e a manipulação das porções deixa o alimento mais propenso ao contato e proliferação de bactérias. 

Outra questão importante é lembrar que, uma vez descongelados, os alimentos não devem voltar ao freezer. Por isso é fundamental planejar as porções conforme a quantidade necessária para o consumo. Assim, evitando o desperdício, já que esses alimentos não poderão ser reaproveitados depois. 

5. Armazenamento da comida congelada

Não se esqueça dos utensílios necessários. Como o objetivo é preparar diversas refeições em uma só vez, é preciso ter diversas vasilhas. O vidro temperado com tampa é o mais indicado. Confira se o material é adequado. Isso porque nem todo vidro suporta temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas. Desse modo, podem trincar ou estragar. 

Recipientes de plástico também podem ser utilizados, porém verifique se eles não possuem uma substância chamada bisfenol. Essa toxina é liberada quando submetida a um calor intenso e pode causar diversos malefícios à saúde. 

No entanto, independente do recipiente é preciso tomar cuidado para que ele fique bem fechado. Assim, evita-se contaminações ao levar ao congelador. Em outras palavras, a comida congelada deve ser armazenada em um recipiente lavável, rígido, transparente e com tampa fechada hermeticamente.

No caso de alimentos líquidos, é ideal deixar uma sobra de espaço no topo do pote até a tampa de aproximadamente 2 cm. Isso porque os líquidos podem inchar no descongelamento e transbordar o recipiente. 

Em seguida, escreva com uma etiqueta o nome e dia da refeição, com a data de validade. Você também pode optar escrever com canetas de tinta removível, que sai na lavagem dos potes.

A durabilidade de cada alimento varia, mas, no geral, duram até cinco dias na geladeira (temperatura inferior a 5ºC) e um mês no freezer (não acima de -18ºC). A dica é importante pois depois de congeladas, os pratos podem parecer todos iguais. A organização ajuda a poupar tempo e evitar confusões na hora de escolher sua refeição. 

6. Congelamento

Antes de mais nada, pense na praticidade. Deixe na frente do freezer os alimentos com validade menor, que precisam ser consumidos antes. Escolher embalagens pequenas ajuda a utilizar somente a porção certa de cada refeição e evita desperdícios.

Também é importante não lotar demais seu congelador. Afinal, o ar frio precisa circular entre os alimentos para cumprir sua função. As portas do seu freezer precisa estar bem vedada para manter a temperatura correta, ok? Dessa forma, você não corre o risco de suas refeições estragarem. 

7. Aquecendo a comida congelada 

Escolhida a refeição da vez, retire do congelador ou freezer, e deixe descongelar na geladeira. Isso deve ser feito algumas horas antes do consumo. É possível esquentar em panela, banho-maria ou forno. Caso não tenha tempo para esperar o descongelamento natural, é possível utilizar o micro-ondas em potência alta ou na função para o degelo. Depois de aquecida sua refeição, boa apetite! 

Não se esqueça de, antes de preparar todos esses pratos, consultar um nutricionista. Ele é o profissional habilitado para entender suas necessidades nutricionais e sugerir um cardápio balanceado para o seu organismo. Com essas dicas em mente, escolha as melhores receitas de comida congelada sugeridas por ele e mãos à obra. 

Quem busca uma solução ainda mais prática, pode apostar nas refeições prontinhas da Liv Up. Elas são feitas com ingredientes de qualidade, nutricionalmente equilibradas e extremamente saborosas. Confira nosso cardápio e escolha as que mais combinam com a sua rotina.  

Você vai gostar de ver…

fome emocional

Fome emocional: como mudar sua relação com a comida?

Sabe aquela história de comer por ansiedade ou descontar um dia estressante num docinho? Então, ela tem nome. A fome emocional, muitas vezes desencadeada por sentimentos, pode impactar nossos hábitos

receitas do tik tok viral

Viralizou: 10 receitas do Tik Tok pra testar em casa

No universo culinário das receitas do Tik Tok, a criatividade e a simplicidade andam de mãos dadas. Não é de hoje que nas redes sociais, especialmente no TikTok, chefs amadores

como tomar suplementos

Guia dos Suplementos: do whey a creatina e BCAA

No universo da busca por uma vida saudável e equilibrada, o uso de suplementos existe como um aliado valioso, abrindo as portas para melhores resultados e um cuidado mais aprofundado

Permissão de cookies

Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.