Bem-estar

7 dicas de como se manter hidratado e não descuidar da saúde no verão

novembro 5, 2019
como se manter hidratado

E aí, você é do time que bebe água frequentemente ou do que só lembra do líquido na hora que a sede aperta? Se a resposta é o segundo grupo, saiba que isso pode colocar a sua saúde em risco, pois o líquido é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Mas, afinal, como se manter hidratado?

Se esquecer da água é mais comum do que se pode imaginar. Além disso, algumas pessoas sentem dificuldade em tomar a bebida. No verão, o problema pode se agravar, já que a desidratação ocorre com mais facilidade. Está precisando de dicas pra melhorar sua hidratação? Então continue a leitura, pois trouxemos algumas bem legais. Confira!

1. Saiba a quantidade de água ideal

Há um conceito popular de que precisamos beber 2 litros de água por dia, mas sabia que não é bem assim que acontece? Por exemplo, duas pessoas: uma com 50kg e outra com 100kg, você acha que a mesma quantidade de água serve pra ambas? A resposta é não.

Cada uma tem uma necessidade diferente, seja pelo tamanho do seu corpo, o clima onde mora e até mesmo as atividades que faz. Por isso, não dá pra generalizar e falar que todo mundo deve ingerir X litros diariamente. Mas aí você deve estar se perguntando: como calcular?

A conta é bem simples, basta pegar o peso corporal e multiplicar por 35 (ml de água por kg). Sendo assim, o sujeito de 50kg tem que tomar 1.750ml enquanto o de 100kg precisa de 3.500ml. Lembrando de que em dias mais quentes e em que as atividades físicas são intensas, essa quantidade pode e deve aumentar, ok?

2. Estabeleça metas

Às vezes, a gente pode se assustar com a quantidade de água que calculamos. Você pode pensar “como vou beber tudo isso?”. Nesse caso, que tal dividir por copos ou garrafinhas e estipular as metas por períodos do dia? Assim fica bem mais fácil, né?

Supondo que o cálculo resultou em 2 litros, podemos dividir isso em 8 copos de 250ml. Assim, você pode beber 3 copos pela manhã, 3 copos à tarde e 2 copos à noite, ou como preferir. Esse foi apenas um exemplo. O ideal é adaptar ao estilo de vida e ao que for mais fácil de cumprir a meta.

3. Tenha água sempre por perto

Na correria do dia a dia, a gente se esquece de beber água. Vai deixando pra depois e, quando se dá conta, não tomou nenhum copo durante um tempão. Se identificou com a situação? A melhor maneira de evitá-la é mantendo o líquido sempre por perto.

Sabe a meta que você já estabeleceu? Então, pegue aquela quantidade de água do período e deixe por perto. Por exemplo, se a meta é beber 500ml na parte da manhã, tenha uma garrafinha na bolsa ou na mesa de trabalho. Tendo água à mão, não há desculpas pra não bebê-la, não é verdade?

4. Invente sabores

Algumas pessoas não curtem o “gosto de nada” que a água tem e acabam não bebendo a quantidade adequada simplesmente por não gostarem do líquido. Se esse é o seu caso, as águas saborizadas naturalmente vieram pra ajudar. O melhor é que dá pra fazer em casa. É bem rápido e prático.

Pegue as frutas que você mais gosta, como laranja, limão, morango e abacaxi. Corte em pedaços ou rodelas e coloque em uma jarra com água. Deixe na geladeira por algumas horas e beba. É uma delícia! Se quiser deixar ainda mais refrescante, coloque algumas folhas de hortelã.

5. Invista nos sucos e nos chás

Beber a água pura é realmente muito importante, mas os sucos e os chás também podem auxiliar a ingerir mais líquidos. Nesse caso, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro é que os chás que contêm cafeína, como preto, verde e mate, não contam na hidratação. O segundo é que os sucos devem ser naturais, sem adição de açúcares.

Além disso, os nutrientes dessas bebidas devem ser contabilizados dentro da alimentação para não haver um desequilíbrio, ok? Pra isso, conte com ajuda do seu nutricionista. Obviamente não devemos substituir totalmente a água por outros líquidos.

6. Consuma frutas com bastante água

Você sabia que a água dos alimentos também é interessante pra nossa hidratação? Sendo assim, outra opção bem bacana para se manter hidratado é consumir frutas que contêm maior quantidade de água, como melancia, abacaxi, melão e laranja.

Dessa maneira, além da água, o nosso corpo recebe fibras, vitaminas e minerais superimportantes para o bom funcionamento do organismo. Aproveite o verão e as frutas da estação. É uma forma deliciosa e nutritiva de se hidratar e se refrescar.

7. Aposte nos aplicativos

Pra quem é esquecido, mesmo com garrafinha de água por perto, temos uma solução tecnológica. Já que a tecnologia veio pra facilitar e melhorar a nossa vida, alguns aplicativos têm a função de nos lembrar de beber água.

Hoje em dia, a gente encontra vários deles gratuitos nas lojas de apps dos smartphones. Entre as diversas opções, alguns calculam a quantidade de água conforme o peso corporal do usuário, estabelecem metas e disparam um alarme sonoro quando chega a hora de ingerir líquidos.

Além disso, dá até mesmo pra saber como está sendo a sua evolução desde que começou a usar o aplicativo por meio de gráficos automáticos. Assim, dá pra ter uma boa ideia do empenho, se está indo bem ou se precisa melhorar.

Viu como se manter hidratado pode ser mais fácil do que você imaginava? Beber a quantidade adequada de líquidos é fundamental para que o organismo funcione direitinho, mantendo o volume de fluidos e eliminando as toxinas. Por acaso, já viu fazer faxina com pouca água? Não, né? Com o nosso corpo também é assim.

E aí, tem algum amigo ou amiga que está precisando de algumas dicas de como se manter hidratado? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e marque eles. Assim, todo mundo fica com a hidratação em dia nesse verão!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up