Afinal, como ter mais tempo​ no dia a dia? Descubra aqui com essas dicas

Com a correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil cumprir todas as tarefas e ainda sobrar um momento para o lazer, pra família, amigos e até mesmo para se cuidar. Por isso, uma das maiores questões na atualidade é como ter mais tempo. Já que não tem a possibilidade de aumentar as horas diárias, o jeito é fazer com que essas 24 disponíveis rendam mais.

Você pode se perguntar como isso é possível, pois parece algo inalcançável, mas saiba que dá pra ter mais tempo com apenas algumas atitudes na rotina. Pra ajudar nessa missão, trouxemos este post com dicas incríveis para fazer o seu dia render mais. Ficou curioso? Então, vamos lá aprender.

Monte um cronograma

caderno para organização de tarefas

Você sabe exatamente tudo o que faz diariamente? Muitas vezes, a gente nem percebe a quantidade de afazeres que temos e, quando chega a noite, ficamos com a sensação de que não aproveitamos bem o dia porque faltou uma atividade ou outra pra cumprir. Na verdade, só estamos cheios de compromissos e seria humanamente impossível de cumprir todos eles. Com isso, vamos embolando tarefas e nos perdendo no tempo.

Pra que isso não aconteça, monte um cronograma com tudo o que você faz durante a semana e o mês. Assim, será possível encaixar as atividades que aparecem ao longo dos dias sem comprometer as que já são fixas. Não se esqueça de considerar o tempo de transporte entre uma e outra, de se arrumar, de fazer as refeições etc., pois isso pode atrapalhar o planejamento.

Estabeleça as prioridades

Na hora de montar o seu cronograma, em primeiro lugar, coloque as suas prioridades e os horários em que você é mais produtivo ou que tem mais tempo entre uma tarefa e outra. Lembre-se de que a saúde é primordial, então os cuidados com ela entram nessa lista.

Não está praticando exercícios físicos por falta de tempo? Então coloque essa atividade na primeira hora da manhã. Dessa maneira, você já cumpre essa questão e não tem desculpa de cansaço no final do dia. O mesmo acontece com outras prioridades, como estudos, trabalho e família. Estabeleça as suas e coloque-as em destaque na rotina.

Mantenha a casa organizada

Sua casa está sempre um caos e o problema é a falta de tempo pra organização? Bem, existem vários métodos que ajudam a manter tudo no lugar com apenas alguns minutos por dia, como o da japonesa Marie Kondo, famosa na internet por mostrar técnicas que realmente funcionam.

Em vez de tirar um dia pra faxina, que tal fazer um pouquinho por dia? Na segunda, retire todos os lixos. Na terça, tire o pó de todos os moveis. Na quarta, varra e passe pano no chão e assim por diante. Monte a sua rotina de limpeza conforme a sua necessidade.

Outra dica bacana é a técnica dos dois minutos. Tudo que puder ser solucionado em até 2 minutos deve ser feito na hora. Louça do café da manhã, estender a cama, colocar a toalha de banho no sol, levar a roupa para o cesto e outras tantas tarefinhas que viram um tarefão — e uma bagunça — se deixadas pra fazer depois.

Reduza os ladrões de tempo

Quanto tempo você passa na internet sem ser para o trabalho ou estudos? Já parou pra pensar em quantos minutos diários gasta com redes sociais e aplicativos de mensagens, batendo papo à toa? Isso tudo são grandes ladrões do tempo e a gente nem percebe. Sabe aquela horinha que faltava pra se alimentar melhor ou pra brincar com as crianças? Talvez ela seja desperdiçada no seu smartphone.

É óbvio que esses recursos não são vilões, aliás, são muito úteis se usados com moderação, como tudo na vida. Por isso, reflita e reduza os momentos que passa com os dispositivos. Assim, pode ter certeza que vai sobrar mais minutos do seu dia pra fazer o que realmente importa.

Coma comida congelada saudável

pessoa comendo bolinhas de tapioca com chia da Liv Up

A falta de tempo também é uma das maiores desculpas pra não comer direito: ou não tem hora pra comer ou não tem pra fazer uma refeição saudável. Aí, a pessoa recorre aos famosos fast foods ou à coxinha da padaria. Não dá, né? Não há saúde que aguente essa rotina alimentar.

Pra solucionar essa questão, já pensou em apostar na comida congelada saudável? Dá pra levar para o trabalho e esquentar no micro-ondas ou manter no seu congelador para os momentos de aperto, em que os horários parecem sair do controle.

Se antes a gente só encontrava lasanha, pizza e pão de queijo congelados, hoje em dia, é fácil achar pratos nutritivos e saborosos, como massas, carne, acompanhamentos, sopas, lanches e sobremesas. Boa ideia, hein?

Tenha uma boa rotina de sono

Dormir bem é fundamental pra ter mais disposição no dia a dia. Quando a gente dorme mal, demora a entrar no ritmo e faz as atividades com maior lentidão, o que pode fazer com que preciosos minutos sejam perdidos. Organizar o sono é uma boa maneira de começar a rotina.

Estabeleça um horário pra dormir e outro pra acordar e tente cumpri-los. Se você é do tipo produtivo pela manhã, por exemplo, que tal começar a acordar mais cedo? Dessa forma, chega até certo ponto do dia com todas — ou, pelo menos, quase todas — as tarefas feitas. Aumenta a produtividade e dá uma sensação de dever cumprido.

Lembre-se de que a qualidade do sono também é muito importante. Antes de se deitar, desligue todos os aparelhos eletrônicos, faça uma refeição leve, arrume a cama de uma maneira confortável, coloque uma música suave ou leia um livro pra relaxar.

Viu como ter mais tempo não é uma missão impossível? Pelo contrário! Com a mudança de alguns hábitos, dá pra aumentar o rendimento nas atividades e ganhar muitos minutos por dia que você pode aproveitá-los como quiser.

Curtiu a ideia de ter comida congelada saudável na sua alimentação? Então, aproveite que está por aqui e leia o nosso post sobre aliar essa praticidade e saúde. Que tal?

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