Como ter uma alimentação saudável no dia a dia?
Após longas horas no trabalho e no trânsito, só queremos chegar em casa e descansar. Nem sempre fazer nossa própria comida é sinônimo de relaxamento. Gastamos tempo comprando alimentos, pensando no que queremos comer e preparando nossas refeições. E, para quem já passa o dia todo fora de casa, a falta de tempo pode ser um grande obstáculo para uma alimentação saudável. Isso, pensando no consumo de alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, carnes e ovos.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, reconhece o tempo como uma das barreiras para ter uma alimentação verdadeiramente saudável. Por isso, dá uma série de dicas para poder superá-la. Vamos conhecê-las?
Aprenda a cozinhar pratos saudáveis
Pode parecer óbvio, mas para reduzir o tempo na cozinha, precisamos desenvolver nossas habilidades culinárias. Só assim, você vai perceber que fazer uma comida gostosa, como um filé de frango bem temperado, arroz ou até macarrão com molho de tomate leva pouquíssimos minutos a mais do que preparar um macarrão instantâneo que é cheio de sal, gorduras e aditivos.
Planeje as compras
Provavelmente você já ouviu que ir ao supermercado com fome não é uma boa ideia. Quando estamos nessa situação, escolhemos quase sempre coisas “práticas”, e esquecemos do que é saudável. Por isso, antes de sair de casa, veja o que tem na sua geladeira e despensa. Em seguida, faça uma lista para evitar comprar mais do que você precisa. Além disso, você pode planejar os dias em que sairá às compras, aproveitando promoções de açougue e hortifrútis.
Confira também datas, horários e locais das feiras mais próximas de você. É possível fazer isso com a ajuda do Mapa de Feiras Orgânicas, desenvolvido pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). As feiras, geralmente, possuem alimentos mais baratos e saudáveis do que os encontrados em redes de supermercados.
Planeje sua alimentação saudável
Após comprar os alimentos, chegou a hora de prepará-los. Já falamos um pouco das habilidades que você pode desenvolver para suas refeições ficarem mais rápidas, práticas e saudáveis. Assim, a definição de um cardápio prévio só ajuda a reduzir o tempo gasto no preparo. Por outro lado, você também evita desperdícios.
Pense em comidas para a semana inteira e as prepare em um único dia. Assim, você não perde tempo durante a semana. Faça em grandes quantidades alimentos que possam ser congeladas – como feijão. Lave e seque verduras e legumes, deixando-os prontos para consumo.
Por fim, se faltou inspiração para todos os dias, não se preocupe. Algumas refeições como omeletes, sopas e legumes refogados, por exemplo, levam pouco tempo para ficar prontos e são pratos super saborosos.
Envolva outras pessoas
Se você não mora sozinho, tente compartilhar o momento de cozinhar com outras pessoas da casa. Peça ajuda e ensine-os a preparar suas refeições, assim ninguém fica sobrecarregado.
O ato de comer tem que ser um momento de prazer, e não uma obrigação. Nós, da Liv Up, acreditamos muito nisso, por isso nossos chefes sempre criam refeições que se adequam à sua rotina.
Então, conheça os nossos pratos e tenha sempre uma comida saudável e prática à sua disposição.