Mude seus hábitos: 15 dicas de como ter uma rotina saudável

como ter uma rotina saudável

Silêncio, sombra e repouso – quer mais o quê? Apesar de serem coisas bastante desejadas, o ser humano não conseguiria se manter saudável vivendo apenas dessa forma. Na verdade, movimento, contato com o sol e até mesmo uma certa dose de barulho são necessários. Pelo menos em parte, pois o equilíbrio é a chave de como ter uma rotina saudável.

A verdade é que o conceito de rotina diária saudável pode variar bastante, mas existem sim alguns pontos em comum que contribuem para o seu bem-estar. 

Para falar mais um pouco sobre o assunto, convidamos a nutricionista Júlia Canabarro. Com algumas perguntas frequentes sobre como criar uma rotina saudável, abordamos estratégias de como organizar a rotina, além de dicas essenciais. 

Como ter uma rotina saudável?

É claro que precisamos ser produtivos no dia a dia, mas nem sempre uma rotina produtiva é exatamente sinônimo de uma rotina saudável. Ela deve ser encarada como consequência de um cotidiano equilibrado, derivada de ações como: planejar o dia, estar num ambiente que te permita focar, se alimentar bem e, é claro, descansar. E não são apenas dicas de saúde que tornam uma rotina comum em uma rotina saudável, pois é o conjunto de atividades que completam e equilibram o dia, inclusive o lazer.

Como lembra a nutricionista Júlia: “Ter uma rotina saudável implica na construção de bons hábitos, mas não apenas isso. Ser saudável é equilibrar tudo aquilo que você gosta de fazer com o que deve ser feito. Nesse sentido, podemos dizer que ter uma rotina saudável engloba: uma alimentação saudável, com frutas e verduras variadas; hidratação adequada; prática regular de atividade física; lazer com amigos; comer aquela comida mais calórica quando você tem vontade, até se permitir uma sobremesa com moderação.”

O que fazer para melhorar a rotina?

como ter uma rotina saudável alimentação

Para quem não possui o costume de lidar com rotina, é interessante começar aos poucos. Você pode,  por exemplo, iniciar programando e seguindo a rotina da manhã por uma semana, na próxima semana fazer o mesmo para a rotina da tarde e, com mais uma semana passada, instituir uma rotina da noite. No entanto, nada disso é regra. 

Cada pessoa tem seus costumes e cada um de nós tem um tempo para assimilar novos hábitos para o dia a dia. A profissional ainda ressalta: “A construção de hábitos saudáveis auxilia muito a deixar a vida mais leve. Comece aos poucos, elencando pontos a melhorar em diferentes aspectos.” Alguns exemplos são:

  1. Incluir 30 minutos de exercício físico ao dia;
  2. Beber pelo menos um copo de água assim que acordar;
  3. Reduzir o consumo de fast food para 1x na semana (se você consome mais vezes, comece a reduzir aos poucos, 2x a 3x por exemplo);
  4. Consumir frutas como sobremesas das refeições;
  5. Reservar um momento de autocuidado (meditação, alongamento, ler um livro que você gosta).”

Conheça o processo de criar hábitos

A verdade é que não há nenhuma fórmula mágica que torne fácil agregar novos hábitos ao seu cotidiano, mas há formas de facilitar esse processo, atenuando a dificuldade desses novos costumes ao seu dia a dia.

Há um estudo que diz que o cérebro precisa de 21 dias para criar um hábito, deixando de estranhar essa mudança de costume. Há quem defenda que são necessários 66 dias para encaixar uma nova atividade no seu cronograma sem estranhar. De qualquer forma, como você viu, mudanças requerem tempo e constância.

No fim das contas, o sucesso de uma nova rotina gira muito em torno da sua disciplina e da força de vontade. Tornar as novas atividades em um sistema de recompensas acaba ajudando. Para cada semana de academia, um jantar bem gostoso; para cada dia de trabalho conquistado, um filme de sua preferência; para cada refeição regada a verduras, uma pequena porção de sobremesa. 

O equilíbrio é o que qualifica uma rotina, tornando-a tolerável no início, enquanto não estiver fácil, e parte indispensável do seu dia quando você já estiver acostumado.

10 hábitos de vida saudável

Se houvesse um guia de como ser saudável, ele estaria repleto de atividades saudáveis, mas não se engane: isso não inclui apenas comer alface e correr maratonas. É importante prestar bem atenção em cada um dos hábitos de vida saudável e sempre procurar harmonizar todos na sua rotina. 

Se você retirar qualquer item dessa lista, o equilíbrio não ficará completo e em alguma parte faltará apoio. Acompanhe 5 hábitos essenciais para uma vida saudável:

Praticar exercício físico

É muito importante ter o costume de “movimentar o esqueleto” para aquecê-lo, exercitar os músculos e estimular sua frequência cardíaca, além de não cair no sedentarismo. Além do benefício para o corpo, a endorfina é fundamental para o seu bem-estar e saúde mental, viu?

Hidratação em dia

Um dos hábitos mais subestimados, a hidratação é um dos pilares para o bem-estar. Sem ela, basicamente todas as funções do seu corpo ficam carentes, da sua pele à digestão.

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Descansar

O descanso é proporcionalmente importante ao exercício físico. Dar tempo para que o corpo se regenere e repouse é essencial para um bom funcionamento do mesmo. Além disso, a qualidade do sono é um dos fatores que mais interferem no humor, no envelhecimento e até mesmo numa rotina saudável para emagrecer, já que ele influencia seu metabolismo e sua fome.

Alimentação equilibrada

O combustível do seu organismo deve ser escolhido com muito cuidado, mas isso não quer dizer vigilância em excesso ou ter medo da comida. Comer saudável é importante, assim como se dar o luxo de tomar um drink ou comer sua sobremesa favorita de vez em quando. 

Lazer

Além do estímulo mental do dia a dia de trabalho e estudo, o estímulo mental do lazer é muito importante para um bom desenvolvimento do cérebro, além de também ser considerado uma “recompensa”. Ele não apenas é essencial para o controle do estresse, mas atua como forma de autocuidado e como regulador da saúde física e mental. 

Reduzir tempo de tela

Bora dar uma maneirada no tempo que passamos grudados nas telas? Celular, TV ou computador, tanto faz! Apesar de serem ferramentas super importantes, também é assunto sério limitar seu tempo em frente aos dispositivos eletrônicos, principalmente logo antes de ir dormir. 

Relações saudáveis

É muito importante cultivar relações que tragam benefícios mútuos, ou seja, que não causem sentimentos negativos como ansiedade e tristeza. Isso vale tanto para as amizades, o ambiente de trabalho quanto para a convivência em família. Tenha sempre em mente que o equilíbrio é um elemento fundamental para o bem-estar e a harmonia nas suas relações interpessoais.

Faça checkups e consultas

Não dê bobeira e faça suas consultas periódicas e exames. Quando o médico pedir, leve a sério! O legal é que você faça essas visitas pelo menos uma vez por ano, mas isso pode mudar dependendo de cada pessoa. Outra coisa importante é ficar ligado no seu corpo, viu? Se perceber qualquer mudança ou coisa estranha, é melhor buscar ajuda logo.

Tenha um hobby

como ter uma rotina saudável yoga

Seja meditação, dançar, cozinhar, ler, bordar… não existe regra. Hobbies ajudam a trabalhar a criatividade e a motivação, além de ser uma forma também de relaxamento. 

Organize-se

Não tem jeito, para ter uma rotina de hábitos saudáveis, precisamos de um mínimo de organização. Então, que tal anotar tudinho que você precisa fazer ou ajustar para que esses novos hábitos sejam um sucesso? Liste as mudanças que deseja fazer, seja na alimentação, atividade física ou sono. 

Como ser saudável na alimentação?

como ter uma rotina saudável comida

Ninguém melhor que um nutricionista para te explicar isso, né? Anota aí as dicas da nutri Júlia Canabarro: “Ser saudável na alimentação não se restringe a apenas comer alimentos leves, in natura ou pouco calóricos. Nem só de frutas, legumes e verduras se faz uma rotina saudável. Por isso, manter o equilíbrio torna a alimentação leve e prazerosa ao mesmo tempo. 

No seu dia a dia, tente priorizar a base da sua alimentação com cereais integrais, alimentos in natura ou minimamente processados e evitar o excesso de alimentos processados e ultraprocessados.

Uma dica valiosa é, aos finais de semana, reservar um tempinho para ir às compras e já deixar a geladeira pré-organizada para que a semana se inicie nos trilhos, com tudo que você precisa à disposição. Assim, você conseguirá elaborar um cardápio básico para cada dia, evitando pedir alguma comida não muito nutritiva. 

De forma geral, a organização é a chave desse processo, e sem dúvida um nutricionista pode lhe ajudar muito, desde o entendimento do seu objetivo até a organização dessa nova rotina junto com você.”

E com a Liv Up, manter uma alimentação saudável fica bem mais fácil, não é? Em nosso site, você encontra refeições prontinhas, que mostram que saúde e sabor podem andar de mãos dadas. E o melhor: é zero trabalho! Só aquecer e ser feliz.


Júlia Sommer Canabarro nutricionista

Júlia Sommer Canabarro

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduada em Nutrição Esportiva, e pós-graduanda em Nutrição Estética, ambas pelo IPGS. Trabalha como nutricionista na Dietbox, na área de Experiência do Cliente. Também atua em consultório com foco em emagrecimento saudável e reeducação alimentar.

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