Como tirar a acidez do molho de tomate?

Dá um charme especial na macarronada, fica uma delícia com almôndegas e não pode faltar na pizza. Que o molho de tomate é um coringa na cozinha todo mundo reconhece, mas você sabe como tirar a acidez do molho de tomate?
Fazer seu molho caseiro em casa é muito mais vantajoso e saudável do que recorrer às versões industrializadas. Por isso, além de trazer uma receita básica para você preparar o seu, te explicamos alguns macetes culinários para reduzir o sabor ácido e deixar o clássico molho italiano do jeitinho que você gosta.
Como tirar a acidez do molho de tomate?
Antes de mais nada, vale uma pequena explicação química. O nível de acidez presente na fruta se deve à alta concentração de potássio. Por isso, alguns tomates são mais ou menos ácidos.
Felizmente, existem diversas formas de minimizar esse sabor no seu molho. É daí que vêm alguns truques e mitos, como a história de que vinagre tira a acidez do molho de tomate ou que o açúcar teria esse poder. Na prática, a maioria dos ingredientes apenas serve para “disfarçar” esse sabor para o nosso paladar.
Conheça algumas das técnicas que podem te ajudar nessa missão:
- Fermento: basta acrescentar uma colher de chá de fermento em pó no preparo do seu molho caseiro.
- Ketchup: outra sugestão é adicionar um pequena quantidade de catchup no preparo para reduzir a acidez. Isso porque esse preparo costuma ser mais adocicado, atenuando o sabor.
- Cenoura: colocar um pedaço de cenoura ao molho quando ele estiver apurando também pode ajudar, pois o legume é adocicado e ajuda a absorver a acidez.
- Vinho suave: sua doçura é mais uma forma de deixar suavizar o molho, basta acrescentar uma pequena quantidade ao preparo.
- Retire a pele e as sementes: provavelmente a maneira mais eficiente de evitar um molho ácido e removendo essas partes, que contêm grande parte da acidez do fruto.
Por que o açúcar tira a acidez?
Como você viu, do ponto de vista químico, colocar açúcar no molho ou outros ingredientes adocicados não tira a acidez, apenas ajuda a disfarçá-la. Afinal de contas, o açúcar não apresenta nenhuma propriedade básica ou alcalina que possa combater essa característica. Vários chefs de cozinha usam essa técnica, ou as demais citadas, como uma forma de chegar ao sabor desejado e mascarar o gosto, somente.
Como tirar a acidez do molho de tomate de outra forma?
Tem gente que até acredita que leite tira a acidez do molho de tomate, mas se você deseja eliminar de vez a acidez sem precisar dar um toque agridoce ao seu preparo, a melhor dica é adicionar uma pitada bem pequena de bicarbonato de sódio – um ingrediente popular e super acessível, que provavelmente você já tem no armário de casa. O bicarbonato pode ser substituído também por fermento em pó.
Receita de molho de tomate caseiro

Chegou a hora de colocar seu lado chef de cozinha pra jogo. E vale super a pena, afinal, o preparo é bem fácil, rende bastante e ainda é um aliado para sua saúde. Anota aí:
Ingredientes
- 1 kg de tomates italianos maduros e firmes;
- 1/4 xícara de azeite extra-virgem;
- 4 dentes de alho, em fatias finas;
- 1/2 cenoura média ralada finamente;
- Manjericão à gosto;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
- Comece higienizando os tomates e removendo a “tampa” deles.
- Corte os frutos em quatro, como pétalas.
- Coloque os tomates em uma panela grande e leve ao forno baixo por 15 minutos, para amolecer. Tampe e mexa de tempos em tempos. Reserve.
- Em outra panela, acrescente o azeite extravirgem, que ajudará a conservar melhor seu molho. Acrescente o alho e deixe dourar.
- Adicione as folhas de manjericão à panela com azeite e alho. Mexa e desligue o fogo.
- Com a ajuda de uma peneira, remova a polpa do tomate. Semente e pele não serão usados.
- Coloque toda a polpa na panela com óleo, acerte o sal e cozinhe por duas horas, sem tampá-la.
- Depois disso, deixe o molho esfriar e armazene em embalagens de vidro hermeticamente fechadas.
Dica: como escolher um bom molho de tomate pronto
Se você precisar recorrer aos molhos do supermercado, vale a regra de ouro: analisar bem o rótulo para encontrar a melhor opção. É preciso ficar atento, pois as versões industrializadas costumam ter um alto teor de sódio e adição de outras substâncias, como conservantes.
No geral, quanto menos ingredientes na lista, melhor. Procure as versões que são feitas exclusivamente com tomate e temperos naturais, sem aditivos. Aqui na Liv Up, por exemplo, nosso molho de tomate caseiro só leva itens que você conhece: tomate orgânico, azeite extra virgem, alho, sal rosa, manjericão orgânico. Dessa forma, é tudo de sabor e saúde no prato!
Ah, e sempre que puder, dê preferência aos produtos orgânicos, que são produzidos sem a presença de agrotóxicos. É melhor para quem planta, para você e para o planeta, viu?
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais