Saiba a diferença entre condimentos, temperos e especiarias

condimentos em uma colher

Uma refeição bem feita e bem temperadinha é tudo de bom, não é mesmo? Ervas, sementes, óleos, assim como condimentos proporcionam diferentes combinações de sabores e aromas, deixando o alimento mais atraente e apetitoso.

Mas na hora do preparo, você já parou para pensar se o ingrediente que você está usando é uma especiaria, tempero ou condimento? Continue lendo para descobrir!

Condimentos e temperos são a mesma coisa?

Quase. Basicamente, tempero é o nome dado ao conjunto de condimentos e especiarias que são acrescentados em um alimento, assim dando um sabor característico à receita. É por isso que costumamos dizer que algo está muito “temperado”.

Quais são os condimentos?

Os condimentos são ingredientes líquidos, in natura ou em pó, que proporcionam um sabor complementar ao prato. Assim, eles podem ser adicionados durante o preparo ou depois da receita finalizada. Conheça alguns:

  • Sal
  • Ervas (talos e folhas, como louro, cebolinha ou salsa)
  • Alho
  • Pimentas
  • Ketchup
  • Mostarda
  • Azeite de oliva
  • Vinagre de maçã
  • Molho de soja
  • Maionese
  • Molhos para salada

Dentro desse grupo, existem os condimentos naturais e os condimentos industrializados. Sendo assim, sal, ervas, sementes, grãos e pimentas são considerados naturais; já molhos ou temperos prontos, como barbecue ou molho de mostarda, são condimentos industrializados.

Qual a diferença entre condimentos e especiarias?

Enquanto os condimentos estão presentes nas maiorias da receitas, as especiarias costumam acrescentar um sabor especial ao prato. Isso acontece porque esses itens são ricos em óleos essenciais e, por isso, têm um sabor mais intenso. É o caso de sementes como gergelim ou girassol, brotos, cascas de frutas, flores comestíveis e raízes. Condimentos mais aromáticos, como canela, páprica e alecrim, também são considerados especiarias.

Pratos “típicos”, como os  da culinária asiática ou nordestina, geralmente são ricos em especiarias. Aliás, justamente pelo sabor acentuado, paladares menos acostumados podem estranhar essas receitas.

Como escolher o mais saudável?

condimentos naturais

Além do sabor, condimentos e especiarias também são ricos em diferentes nutrientes e vitaminas. Por isso, a adição desses itens deixa a refeição ainda mais completa e nutritiva.

Para quem procura uma alimentação equilibrada, o indicado é optar pelos condimentos naturais. Melhor ainda se ervas, sementes e grãos forem orgânicos, assim, trazem ainda mais benefícios para a saúde, já que são livres de agrotóxicos, pesticidas e outros agentes agrícolas.

Confira alguns exemplos e suas propriedades:

Alecrim

Do grupo da especiarias, o alecrim é uma erva extremamente aromática, utilizada em diversos preparos, por exemplo, carnes, frutos do mar e até legumes. O alecrim auxilia no controle da pressão arterial, reduz a produção de gases intestinais e ainda ajuda no combate às cólicas menstruais.

Gergelim

Seja em semente ou em óleo, o gergelim é uma especiaria muito presente em pratos asiáticos. Essa poderosa semente é rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, além disso, protegem o sistema cardiovascular, ajudando na boa circulação sanguínea. 

Pimenta do Reino

Um condimento muito comum nos preparos do dia a dia, a pimenta do reino ajuda na digestão, assim como na retenção de líquido e no aumento das funções do sistema metabólico. 

Páprica

A páprica é um tipo de pimenta rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua na formação de colágeno e manutenção da imunidade. Aliás, essa especiaria também é rica em vitamina B6, K1, A, potássio e cobre.

A páprica pode ser encontrada tanto na sua forma natural, em pó, ou em preparos industrializados. Por fim, na hora de comprar, fique de olho na embalagem!

Coentro

O coentro é uma especiaria muito utilizada nas culinárias indiana e árabe. Suas propriedades incluem, por exemplo, redução do colesterol e triglicérides, efeito diurético e até controle de hormônios como a progesterona, auxiliando na fertilidade.

Orégano

Esse condimento é rico em zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio, minerais responsáveis pela saúde dos dentes e do coração. 

Tomilho

Essa erva, da mesma família da hortelã, é rica em substâncias com ação anti-inflamatória e expectorante, auxiliando no sistema imune e no combate à infecções. Esse condimento pode ser utilizado tanto na versão in natura, assim como com suas folhas frescas, como na versão desidratada.  

Salsinha

A salsinha é um condimento rico em antioxidantes, que ajudam na manutenção do sistema imunológico. Por conter propriedades diuréticas, ela também auxilia na retenção de líquido e na prevenção contra infecções do sistema urinário.  

Louro

Conhecido por seu aroma e sabor intensos, o louro é uma especiaria que contém vitaminas A e C, mas também de minerais como selênio e potássio, são excelentes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.

Alho

Um dos condimentos mais comuns na culinária, o alho ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo os níveis de colesterol e triglicerídeos, além disso, melhora a imunidade e ajuda no combate à infecções e inflamações.

Agora ficou mais fácil entender a diferença entre alimentos temperados, condimentados e ricos em especiarias? Independentemente da sua opção, aproveite para conferir nossas dicas de temperos para deixar suas refeições ainda mais saborosas e saudáveis.

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