Mudando sua rotina

Confira 4 dicas importantes de saúde para se ter no trabalho

setembro 3, 2018
Todos buscamos melhorar nossos hábitos para termos mais qualidade de vida em diferentes aspectos da rotina, certo? Mas isso nem sempre é tão fácil. Ainda mais hoje em dia, em que fatores como estresse, longas jornadas de trabalho e o acúmulo de tarefas nos sobrecarregam constantemente
Não à toa, mais de 30% dos brasileiros sofrem hoje de esgotamento profissional. Os dados são da associação International Stress Management Association (Isma). Com tudo isso, a estafa se torna uma sensação comum em empresas.
Por sorte, existem algumas dicas de saúde no trabalho que podem tornar esse longo período de nossos dias mais agradável. É o que veremos neste post. Confira!

1. Cuide adequadamente de sua alimentação

Ter um planejamento alimentar para o cotidiano pode te ajudar (e muito) a comer melhor no trabalho, além de favorecer a sua gestão do tempo. Caso você se alimente na empresa, por exemplo, é possível se beneficiar de refeições congeladas e saudáveis. Neste caso, aquelas que levem baixas quantias de sódio e sejam ricas em densidade nutritiva são indicadas.
Hoje, há uma enorme variedade de opções de menu, adequados a diferentes perfis alimentares — como veganos, vegetarianos e low carb. Isso permite uma nova combinação de alimentos a cada dia da semana. Aproveite!
Também vale a pena ter snacks saudáveis na gaveta ou na bolsa para os lanches intermediários. Eles são ótimos aliados para controlar a fome e os níveis de glicemia no sangue. Para isso, invista em frutas, oleaginosas, cookies e salgados assados funcionais.

2. Tenha cuidado com a sua postura

Essa recomendação vale especialmente para quem fica sentado o dia todo. A falta de descanso e os erros posturais podem agravar dores nas costas e outros problemas, como a lombalgia.
Ao se sentar, flexione os joelhos e os quadris em um ângulo reto e mantenha os dois pés no chão. Assim você garante ao seu corpo uma boa circulação. Se precisar passar longos períodos de pé, experimente calçar sapatos confortáveis em vez daqueles apertados ou com saltos. Além disso, tente se sentar em seus momentos de intervalo, para relaxar a sua coluna.

3. Mantenha-se hidratado

Sabe aquela garrafinha ou squeeze colorido que você ganhou de aniversário e ainda tem parado em casa? É hora de levá-lo para o trabalho! Ter um desses recipientes ao seu lado é uma forma simples de garantir a ingestão da quantidade necessária de água durante o expediente.
A água é imprescindível para o bom funcionamento do organismo e complementar à alimentação saudável. Então, se você pertence ao grupo de pessoas que se esquecem de beber água, experimente colocar alarmes no celular de hora em hora. Quando ele tocar, levante-se para garantir suas pequenas porções ao longo do dia.

4. Quando puder, faça alongamentos

Resolveu levantar para tomar um café durante o intervalo ou para conversar a respeito de um projeto com outra pessoa da equipe? Que tal aproveitar o momento para fazer alguns alongamentos?
Essa prática é uma ótima alternativa para relaxar a tensão na musculatura, além de aliviar e prevenir dores. Quanto aos movimentos, opte por aqueles que alongam costas, ombros, punhos e pernas. Ou seja, os que mais ajudam a combater as queixas comuns de quem passa longas horas em frente ao computador todos os dias.
Os hábitos que vimos aqui são bem simples. Ainda assim, ao implementar estas dicas de saúde no trabalho, aos poucos você perceberá que o seu corpo responde de forma positiva. E ainda retribui com disposição para jornadas produtivas e mais energia para desfrutar de todos os outros momentos do dia a dia!
E aí, gostou do post? Quer receber mais conteúdos como este e acompanhar nossas novidades em primeira mão? Então siga os perfis da Liv Up no Facebook, Twitter e Instagram!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up