Mudando sua rotina

Conheça as técnicas de respiração para meditação e mindfulness

setembro 27, 2019

Se você tem uma rotina corrida, sabe como isso é estressante. Para aliviar toda essa tensão, o mindfulness é um método que alia técnicas de respiração com meditações que focam a atenção no momento presente e na percepção de emoções, sensações e pensamentos.

Essa é uma técnica de meditação que faz parte da tradição asiática e que segue a premissa de viver no presente e não ter expectativas sobre o futuro nem apego ao passado. Tirar esse tempo para você resulta em benefícios importantes para o seu corpo e a sua mente, principalmente em momentos de grandes desafios pessoais. Entenda quais são eles e aprenda a fazer as principais técnicas de respiração.

Conheça os benefícios da meditação

A meditação é um meio para conectar-se com o seu interior e expandir a sua consciência sobre as suas emoções. Assim, meditar é voltar a sua atenção e foco a você e ao seu bem-estar, eliminando momentaneamente problemas e elementos externos. Selecionamos os principais efeitos dessa prática para o seu corpo e mente.

Melhora a concentração

Para meditar e aplicar técnicas de respiração, é preciso desenvolver e treinar a prática da concentração e foco. O hábito da meditação promove uma facilidade maior em se desligar de certos aspectos à sua volta e ter a sua atenção somente para o que faz bem a você.

Com o tempo, perceberá uma melhora na sua concentração durante o trabalho, tarefas diárias e estudos, além de dominar as suas vontades e evitar a procrastinação.

Fortalece o sistema imunológico

A prática da meditação age com um anti-inflamatório no seu organismo, promovendo o fortalecimento do seu sistema imunológico. O resultado é o melhor desempenho nas suas atividades diárias e diminuição de quadros de resfriado e dor de cabeça, por exemplo.

Controle do estresse

O estresse é um dos piores sentimentos que podemos ter. Isso, porque eleva os níveis de adrenalina e pode provocar dificuldades de dormir, afetar a sua alimentação e ser o ponto de partida de problemas cardiovasculares.

Evitar que o estresse apareça é algo muito difícil, mas podemos controlá-lo com a meditação. O ato de meditar deve ser feito em local tranquilo e silencioso, para que você possa se desligar do que afeta o seu emocional e proporcionar uma conexão com as suas energias. Ao tornar isso um hábito, verá uma melhora no controle das suas emoções, principalmente aquelas prejudiciais à sua saúde.

Diminui a ansiedade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 18,6 milhões de brasileiros sofrem com a ansiedade, sendo que isso significa mais de 9% da população, o que classifica o Brasil como o país mais ansioso do mundo.

Esse mau pode ser provocado por uma rotina extremamente atribulada, com excesso de trabalho, preocupações constantes com aspectos que não podemos controlar, estresse e traumas.

Além de o mindfulness ajudar a pensar no presente, e não no futuro ou passado, promove a concentração, que, por sua vez, auxilia no controle dessa ansiedade e do gatilho que a provoca. O importante é aceitar os seus limites e aproveitar o seu dia sem se preocupar com algo que ainda não aconteceu.

Saiba como praticar as técnicas de respiração

A respiração é um processo tão automático, que nem mesmo paramos para pensar em sua importância e frequência. Existem diferentes formas de praticar a respiração para ter diferentes resultados. Conheça os principais.

Respiração luminosa

Kapalabhati, ou técnica de respiração luminosa, é um exercício que promove a purificação do sangue e do fígado e ainda aumenta os níveis de oxigênio no seu corpo, fazendo com que a sua mente fique mais tranquila e relaxada.

Para a técnica, fique sentado sobre as suas pernas e coloque as mãos no joelho. Depois, durante o processo de exalar o ar, faça com que o seu umbigo se volte em direção à sua coluna, de modo que saia o som de CH quando os lábios estiverem contraídos. Repita por um minuto.

Respiração do leão

A técnica de respiração conhecida como do leão, ou simhasana, é uma das mais eficientes para aliviar o estresse. O método leva esse nome (simha = leão) porque temos que nos comportar como um durante as meditações, ou seja, com foco e disciplina.

Para colocar em prática, inspire de maneira bem profunda pelo nariz e expire pela boca fazendo um forte som de AHH. É importante deixar a boca bem aberta e com a língua para fora, para promover uma verdadeira limpeza e eliminação dos pensamentos ruins.

Ao mesmo tempo em que estiver inspirando, olhe para cima – somente com os olhos e sem movimentar o pescoço. Essa técnica pode ser feita de barriga para baixo e apoiando os joelhos e mãos no chão. Também pode ser praticada com você sentado e de pernas cruzadas.

Além de aliviar o estresse, a respiração do leão promove o fortalecimento dos olhos e dos músculos da sua região facial.

Respiração bhastrika

A técnica de respiração bhastrika tem efeito energizante no organismo, pois oxigena o sangue, tonifica a região abdominal e estimula funções do sistema digestivo e respiratório.

Para aplicar durante os seus momentos de meditação, fique ajoelhado ou em posição de lótus e coloque as duas mãos no abdômen. Na sequência, inspire e expire rapidamente, assim como a respiração acelerada de cachorros, por exemplo.

O objetivo é que o seu abdômen se movimente no sentido de entrar e sair, conforme a sua respiração. O ideal é fazer três ciclos com dez inspirações e expirações, sendo o mais indicado durante a manhã ou tarde, já que pode comprometer o seu sono se for feita à noite ou muito perto do horário de dormir.

Mulheres grávidas, pessoas com glaucoma, hipertensão, cardiopatias ou que tenham restrições médicas não deve praticar a bhastrika.

As técnicas de respiração, principalmente quando alinhadas à meditação, proporcionam bem-estar e ainda podem minimizar diversos sintomas causados por má postura, estresse e ansiedade. Entretanto, lembre-se sempre de consultar um especialista e nunca ignore os tratamentos indicados por um médico.

Gostou de conhecer essas incríveis ferramentas de autocuidado? O que acha de colocar essas técnicas de respiração em prática? Para se aprofundar no assunto, entenda o que é a meditação corporativa e como ela pode ajudar no seu rendimento profissional.

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