Mudando sua alimentação

Comida Vegetariana? Conheça mais sobre esse assunto

novembro 4, 2018

A comida vegetariana é a base da alimentação de muitas religiões. Com o passar do tempo, o vegetarianismo (ou vegetarismo, como alguns preferem chamar), ganhou adeptos de todas as crenças, pelo mundo afora.

É um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal, sem a ingestão de nada que venha dos animais, incluindo laticínios e ovos.

As razões para se optar pelo vegetarianismo podem ser diversas. Uma delas é a escolha de não compactuar com a exploração, confinamento e abate dos animais. De acordo com dados, no Brasil são abatidos mais de 10 mil animais como frangos, porcos e bois para produzir carne, leite e ovos.

 

O crescimento do público vegetariano

A preocupação com o meio ambiente também é uma das razões para o crescimento do vegetarianismo. Segundo dados da ONU, cerca de 14,5% das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa são oriundas de atividades humanas relativas ao setor pecuário.

Estudos revelam que adotar uma dieta vegetariana reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, além de complicações como colesterol elevado, pressão alta e síndroma metabólica.

Levantamentos mostram também que os adeptos da comida vegetariana consomem menor quantidade de gordura saturada e mais alimentos que possuem baixo índice glicêmico, além de quantidades abundantes de frutas e verduras.

Há algum tempo atrás, seguir a filosofia do vegetarianismo não era tão simples, principalmente se o vegetariano precisasse fazer as suas refeições fora de casa. Hoje, já é possível encontrar tanto restaurantes vegetarianos de qualidade, como comida pronta congelada voltada para este público específico.

 

A Segunda sem carne

O grande astro da música Paul McCartney foi porta voz de uma campanha mundial chamada Segunda Sem Carne. Nela, a ideia é incentivar que toda segunda-feira as pessoas comuns façam as suas refeições sem incluir nenhum tipo de carne.

Com isso, o consumo deste alimento de origem animal, ao menos por um dia da semana, foi reduzido. A campanha também fez muita gente repensar no consumo excessivo de produtos animal e certamente contribuiu para que o público vegetariano pudesse crescer.

A Sociedade Vegetariana Brasileira também desafiou a população a ficar sem carne durante 21 dias, mostrando que, desta forma, além de poupar os animais, as pessoas estão também contribuindo para a economia de água, desmatamento florestal, além da redução das emissões de gases tóxicos.

Iniciativas como as citadas são cada vez mais recorrentes no Brasil e no mundo. Atualmente, estima-se que o público apreciador da comida vegetariana representa 8% da população brasileira, o que significa cerca de 15 milhões de pessoas que mudaram seus hábitos alimentares e tornaram-se vegetarianos, de acordo com dados do IBOPE.

 

Como funciona a dieta vegetariana

A base da dieta vegetariana é abolir o consumo de alimentos de origem animal. Porém, há algumas subdivisões e variações do vegetarianismo.

  • Ovolactovegetarianismo: é a forma mais popular do vegetarianismo e talvez a porta de entrada para as divisões mais restritas. No ovolactovegetarianismo o consumo de carnes é excluído, mas ainda há a ingestão de ovos, leite e laticínios.
  • Lactovegetarianismo: neste caso, carnes e ovos são completamente excluídos. Leite e seus derivados são ainda consumidos.
  • Ovovegetarianismo: aqui os ovos são consumidos na alimentação. Porém, carnes e leite e seus derivados não são consumidos.
  • Vegetarianismo Estrito: neste caso, nenhuma forma de produtos de origem animal é permitida. Isto inclui ovos, laticínios e também o mel.

 

Cuidados a serem cuidados na alimentação vegetariana

É importante ressaltar que, embora traga uma série de benefícios para a saúde, a alimentação vegetariana precisa de alguns cuidados. A exclusão de alguns alimentos da rotina diária, requer a substituição por outros que contenham a mesma qualidade nutricional. Sendo assim, quem deseja apenas comida vegetariana precisa ficar atento a alguns fatos.

A falta de orientação e conhecimento da comida vegetariana pode acarretar na não ingestão de substâncias essenciais para o nosso corpo. Em alguns casos, a mudança na alimentação pode fazer com que algumas delas sejam pouco absorvidas pelo organismo, tais como o ômega-3 e os ácidos graxos, ferro, zinco, cálcio e vitaminas D e B12.

O consumo de leguminosas de cor verde-escura, de soja, feijão, lentilha e grão-de-bico é altamente recomendado na dieta vegetariana. Além disso, os vegetarianos devem inserir na alimentação diária oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas.

 

A importância do consumo da proteína

Sabemos que o consumo de proteína é de grande importância na alimentação e muita gente pensa que a substância está presente em grandes quantidades basicamente nas carnes. Mas vale ressaltar que muitos alimentos de origem vegetal possuem quantidades satisfatórias de proteínas.

Ao excluir a ingestão de carnes da alimentação, deve-se ficar atento ao consumo de proteínas de origem vegetal. As proteínas vegetais são igualmente completas e podem fornecer quantidades importantes de aminoácidos, dependendo da combinação de diferentes grupos alimentares. Os aminoácidos são as partes que formam as proteínas e são essenciais para a nossa alimentação. Para se obter a quantidade necessária de aminoácidos, deve-se combinar a ingestão de fontes de proteínas como as leguminosas e as oleaginosas com o consumo de cereais integrais, garantindo assim uma ingestão completa de proteínas.

Alguns exemplos de alimentos que são fonte de proteínas vegetais são a soja, quinoa, trigo sarraceno, lentilha, tofu (queijo de soja), feijão, amendoim, ervilhas e arroz.

 

Vantagens da comida vegetariana

Além de contribuir para o meio ambiente e poupar o abate de animais, a alimentação vegetariana, quando bem planejada pode trazer uma grande quantidade de benefícios ao organismo. Em qualquer fase da vida, a alimentação vegetariana, com o acompanhamento de um bom profissional é indicada, incluindo gravidez, aleitamento, primeira infância, infância, adolescência e atletas.

Os vegetarianos que seguem uma dieta equilibrada, com base em alimentos naturais e não industrializados, tem maior facilidade para controlar e manter o peso, percebem um melhor funcionamento do intestino, conseguem reduzir os riscos de doenças do coração, reduzem os níveis de colesterol ruim e ainda mantem a pressão arterial sob controle.

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