Mudando sua alimentação

Conheça os principais benefícios do peixe para a nossa saúde

dezembro 27, 2018
 
Consumir variados tipos de peixe de forma regular faz muito bem à nossa saúde. Esse alimento tem nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, vitamina D e ácidos graxos do tipo ômega 3.
Apesar de ser um alimento leve e bastante saboroso, a população do Brasil ainda não come a quantidade suficiente recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O ideal é ingerir 20kg por ano, mas o brasileiro come aproximadamente 10kg de acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura.
Por isso, este artigo traz os principais benefícios do peixe e dicas de como inseri-lo nos seus hábitos alimentares de forma saudável. Quer saber mais? Então, não perca as informações a seguir!

Saiba quais são os principais nutrientes do peixe

Como já dito, esse tipo de alimento tem diversos nutrientes que vão além do ômega 3, bastante conhecido de todos nós. Veja abaixo algumas substâncias essenciais encontradas no peixe e a importância delas para o bom funcionamento do organismo:
  • ômega 3: previne o entupimento dos vasos sanguíneos, reduz níveis de colesterol e da pressão arterial;
  • vitamina A: ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e órgãos reprodutivos;
  • vitamina D: facilita a absorção de cálcio pelo organismo;
  • vitamina E: funciona como um agente antioxidante, além de prevenir problemas cardiovasculares;
  • vitamina B12: atua no combate à anemia;
  • cálcio: auxilia no trabalho do sistema circulatório, além de proteger ossos e dentes;
  • fósforo: tem papel importante na constituição da membrana celular;
  • iodo: ajuda no crescimento e no desenvolvimento do organismo, além de equilibrar o hormônio tiroide;
  • cobalto: fundamental para a função normal das células.

Conheça os benefícios para a sua saúde

O Ministério da Saúde, por meio do Guia Alimentar para a População Brasileira, recomenda o consumo de peixes frescos duas vezes na semana. Dessa forma, o indivíduo consegue garantir a ingestão necessária dos nutrientes e aproveitar os benefícios dele. Veja, então, a seguir quais são as principais vantagens da ingestão desse alimento de forma constante.

Melhora o sistema cardiovascular

Quem consome peixe regularmente pode apresentar um risco menor de desenvolver problemas, como ataques cardíacos e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Esse alimento é fonte de gorduras boas e rico em ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumenta o bom, além de melhorar o sistema imunológico e auxiliar no processo de inflamação.

Auxilia na perda de peso

O peixe é considerado uma carne magra, ou seja, não tem um nível alto de gordura saturada. É uma excelente fonte de proteína. Também tem baixo teor calórico (a depender da forma como é preparado) e, por isso, pode ajudar na perda de peso. Tudo isso, claro, se for combinado com uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas regulares.

Ajuda a prevenir a depressão

Os ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3 são importantes aliados no combate à depressão e podem auxiliar no trabalho dos medicamentos antidepressivos. Essas substâncias também são interessantes para eliminar sintomas de alguns transtornos mentais, como a bipolaridade.

Protege a massa cinzenta

A massa cinzenta é um dos principais tecidos funcionais do nosso cérebro. É lá onde as informações são processadas e a memória armazenada. O consumo regular de peixe pode ajudar a conservar essa importante parte do nosso organismo.
A ingestão desse tipo de alimento vai combater também a degeneração do cérebro que vai ocorrer com o avançar da idade. Assim, ele pode ajudar a evitar o surgimento de alguns problemas degenerativos, como o Alzheimer.

Garante a vitamina D necessária

Esse nutriente é fundamental para o nosso organismo, pois, em conjunto com o cálcio, ajuda na prevenção e no tratamento de alguns problemas de saúde, como osteoporose, e trabalha para o fortalecimento dos ossos.

Alivia os sintomas da artrite

Por serem ricos em ômega 3 e terem propriedades anti-inflamatórias, os peixes podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite. Ou seja, o consumo regular desse alimento vai reduzir a inflamação das articulações e, consequentemente, diminuir as dores de quem sofre com esse mal.

Previne enfermidades autoimunes

A presença da vitamina D e dos ácidos graxos do tipo ômega 3 ajudam a prevenir enfermidades autoimunes, ou seja, aquelas em que o sistema imunológico do paciente pode atacar os próprios tecidos corporais, mesmo que sejam saudáveis.
Por isso, a ingestão regular de diferentes tipos de peixe pode ajudar na prevenção de males, como a diabetes do tipo 1, que pode aparecer tanto em adultos como em crianças, a esclerose múltipla e a artrite reumatoide.

Melhora a qualidade do sono

A ingestão correta de vitamina D pode ajudar na melhora de alguns distúrbios ligados à qualidade do sono, por exemplo. Por isso, não deixe de consumir mais peixe se deseja ter uma noite tranquila.

Contribui para a saúde dos olhos

Aqui, mais uma vez, o ômega 3 tem papel fundamental. O consumo regular de peixe pode ajudar a combater a degeneração macular — que aparece na parte da retina chamada de mácula e que pode levar à perda progressiva da visão e à cegueira.

Veja como incluir esse alimento no seu cardápio

Como você pôde perceber, incluir peixes no seu cardápio pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde. No entanto, o produto consumido e a forma de prepará-lo deve ser levada em conta para garantir os nutrientes.
Por isso, prefira as versões cozidas com legumes ou grelhados e assados com ervas frescas. Evite fazer fritura, principalmente na versão à milanesa para evitar o consumo excessivo de calorias. Vale a pena também apostar nas versões congeladas com preparos saudáveis. Acompanhados de arroz integral, molhos leves e legumes são uma delícia e compõem uma refeição balanceada.
Agora que você já conhece os inúmeros benefícios do peixe, não deixe esse alimento de fora do seu cardápio. Acompanhado de outros ingredientes saudáveis e uma rotina regular de atividades físicas, você poderá usufruir de todos os nutrientes e garantir mais qualidade de vida no seu dia a dia.
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