Mudando sua alimentação

Conheça os snacks saudáveis e tenha uma boa alimentação

julho 31, 2018
Castanhas da Liv Up caindo em um pote branco, com a embalagem ao fundo

Refeições balanceadas e bem distribuídas ao longo do dia ajudam a manter corpo e mente sãos. Para uma alimentação equilibrada, o ideal é realizar três refeições diárias e lanches intermediários, chamados de snacks saudáveis. Eles auxiliam na redução da fome e na manutenção da saúde.

O recomendável é a realização de três lanches rápidos ao longo do dia. Cada um deve representar de 5 a 15% do valor energético diário, para que sejam atendidas as necessidades energéticas e nutricionais. Em uma rotina alimentar que inclui 2 mil calorias por dia, por exemplo, cada lanche deve conter de 100 a 300 calorias.

Quer saber mais sobre a importância dos lanches intermediários e como escolher snacks saudáveis? Continue a leitura!

A importância dos lanches intermediários

Auxilia na manutenção da saúde

Realizar lanches intermediários ajuda a atingir a quantidade de nutrientes necessária e colabora para a manutenção da saúde. Isso porque se alimentar com intervalos de três horas auxilia na diminuição das flutuações dos níveis de glicose, insulina, colesterol e hormônios de saciedade.

Assim como as refeições principais, as intermediárias devem evitar alimentos ricos em gorduras, sódio, açúcar e farinhas ou refinadas. A falta de tempo e a dificuldade de pensar em alimentos saudáveis que possam ser levados para qualquer lugar — que são algumas das causas mais frequentes de erros alimentares — são obstáculos que podem ser facilmente eliminadas com a ajuda dos snacks saudáveis.

Os lanches intermediários saudáveis ajudam a:

  • manter o metabolismo acelerado;

  • elevar o nível de energia;

  • reduzir a fome nas refeições principais;

  • aliviar sintomas de problemas gastrointestinais;

  • amenizar o acúmulo de reservas de gordura;

  • melhorar a função cognitiva;

  • aumentar os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Controla o apetite

Pode parecer paradoxal, mas se alimentar é parte importantíssima para manter o peso adequado. Ingerir alimentos a cada 3 horas regula o metabolismo e obriga o corpo a gastar energia para mastigar, deglutir, digerir e até mesmo para absorver nutrientes pelas células. Por isso, quem come até seis vezes ao dia consegue gastar cerca de 10% a mais de energia.

Ficar muito tempo sem se alimentar passa para o corpo a mensagem de que é preciso armazenar gordura. Por esse e outros motivos, o fracionamento da alimentação é uma orientação comum feita por médicos e nutricionistas.

Reeduca o organismo

Quem decide mudar os hábitos e buscar saúde por meio da alimentação precisa estipular uma rotina para favorecer a correta distribuição das 6 refeições diárias. Uma vez programada a hora certa para comer, o corpo começa a compreender que vai precisar de mais energia para o próximo processo digestivo e vai trabalhar mais para gastar a última refeição ingerida. Dessa forma, evita-se o armazenamento de calorias, reduzindo o acúmulo de gordura e aumentando a saciedade.

Mas atenção! É preciso fazer boas escolhas para que os lanches intermediários não se transformem em uma cilada. O lanche intermediário jamais deve ser associado a guloseimas. E além de optar por snacks saudáveis, é importante ingerir pequenas porções, que vão educar o seu organismo a sentir menos fome.

Reduz erros nutricionais

Para evitar armadilhas e erros nutricionais, os lanches intermediários devem ser pensados de maneira inteligente e providenciados antes de sair de casa. Você pode planejar um cardápio diário ou semanal. Tenha na bolsa ou no local de trabalho uma reserva com opções saudáveis para uma emergência.

É importante também programar o alarme do celular para tocar nos horários em que os lanches devem ser consumidos, para ajudar o corpo a entrar na rotina. Essas refeições rápidas podem ser uma boa oportunidade para fazer uma pausa no trabalho e arejar os pensamentos. Outra vantagem dos snacks saudáveis é que, caso não seja possível fazer essa pausa, eles podem ser consumidos enquanto você lê um e-mail, por exemplo.

Melhora a prática de atividade física

Os resultados dos esforços na academia estão diretamente relacionados com a qualidade da alimentação. Por apresentar um gasto calórico mais alto, quem pratica atividades físicas regularmente deve dar atenção especial aos lanches intermediários. Quando o corpo fica em jejum prolongado, acaba queimando proteínas para suprir as necessidades das funções vitais. Isso compromete os músculos e dificulta os resultados da malhação.

Ao inserir em sua rotina o hábito de consumir snacks saudáveis, evita-se a queima de músculos como fonte de energia. O metabolismo é o responsável por transformar o que comemos em energia; quanto mais ativo for o metabolismo, maior será o gasto de gordura para gerar energia.

A escolha de snacks saudáveis

Muitas vezes é difícil pensar em alimentos saudáveis para levar na bolsa ou deixar no local de trabalho. Quem tem uma rotina corrida e passa o dia inteiro na rua acaba se deparando com limitações que abrem espaço para o consumo de biscoitos, salgados e outras opções que em nada favorecem o equilíbrio alimentar.

Veja, a seguir, algumas sugestões que vão facilitar a sua vida:

  • mix de oleaginosas:  práticas para levar para qualquer lugar, são ricas em ácidos graxos, que favorecem os níveis circulantes do colesterol bom (HDL), têm efeito anti-inflamatório, ação antioxidante, além de fibras e proteínas. Podem ser encontradas nas versões doces e salgadas;

  • chips de legumes: oferecem carboidratos complexos, que não elevam o açúcar do sangue rapidamente, não contêm aromatizantes artificiais e são desidratados, em vez de fritos. Há opções feitas com batata doce, mandioquinha, cenoura, entre outros legumes;

  • bolinho de banana com nozes: feito com banana nanica e tâmara, leva farinha de aveia, nozes, óleo de coco, farinha de banana e chia. Não contém açúcar e fica pronto em 40 segundos no micro-ondas;

  • bolinhas de tapioca com chia e linhaça: com sabor muito semelhante ao do pão de queijo, tem baixo índice glicêmico e é rico em fibras. Fica pronto para o consumo com menos de um minuto no micro-ondas;

  • salgado de frango com batata doce: tem alto valor proteico e carboidratos de média absorção, por isso garante a saciedade e a energia por mais tempo. Feitos com batata doce e peito de frango sem antibiótico, pode ser aquecido em micro-ondas por dois minutos.

Com um pouco de organização e alimentos práticos é possível adotar um estilo de vida que vai beneficiar o corpo como um todo, trazendo vários benefícios em médio e longo prazo.

Que tal começar agora mesmo? Visite o nosso site para conhecer todas as opções de snacks saudáveis da Liv Up!

 

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