Couve kale e seus benefícios: por que ela está em alta?

A couve kale, reconhecida como um superalimento, já é bastante famosa na América do Norte. No entanto, vem conquistando o restante do mundo pelo seu ótimo teor nutricional. Além de super saudável, é também um ingrediente versátil que possibilita uma alimentação mais diversificada, sendo utilizada em sopas, cremes, quiches, saladas, massas e até snacks.
Fugir de uma alimentação monótona é importante para obter maior variedade de nutrientes e antioxidantes. Além disso, você desfruta de novos sabores, tornando o momento da refeição ainda mais prazeroso.
Pra você ficar por dentro e descobrir tudo sobre a couve kale, explicaremos a seguir qual a diferença dessa variedade, quais são seus nutrientes, benefícios pra saúde e como você pode inseri-la na sua alimentação.
O que é a couve kale?
Diferenciar uma variedade específica de verduras pode não ser uma tarefa tão fácil. Existem, no entanto, alguns detalhes que ajudam a distinguir os diferentes tipos de folha. No caso da couve kale, o tom verde escuro é bastante semelhante ao da couve manteiga. O grande diferencial da kale é sua folhagem crespa, enquanto a couve manteiga apresenta folhas mais largas e lisas.
Quais são os benefícios da couve kale?
Para ser considerado um superalimento, é necessário conter nutrientes e compostos que proporcionam diversos efeitos positivos ao organismo, esse é o caso da couve kale. Antes de tudo, por conter uma boa quantidade de cálcio, seu consumo é particularmente importante para quem segue uma alimentação vegetariana ou vegana.
Saúde intestinal
Por ser uma ótima fonte de fibras alimentares, a couve kale é uma grande aliada do intestino, favorecendo a saúde da microbiota e o correto trânsito intestinal. A folhagem também ajuda a promover maior sensação de saciedade, além de colaborar com o processo de digestão dos alimentos. Resumindo, alimentos ricos em fibras auxiliam no equilíbrio e funcionamento do corpo como um todo.
Rica em vitamina C
Outro ponto positivo da couve é a sua quantidade significativa de vitamina C. Esse nutriente fortalece a imunidade, alivia o estresse metabólico, além de auxiliar na absorção de ferro (por isso, a couve e o feijão são uma duplinha de sucesso!).
Alto teor de cálcio
Além de colaborar com a absorção de ferro, também contém boas quantidades desse mineral e outros, como cálcio. Isso porque em apenas 100g do alimento, contém 1,7mg de ferro e 135mg de cálcio, contribuindo para um aporte diária maior desses e outros nutrientes também.
As vitaminas A e E presentes em sua composição também apresentam função antioxidante. Isso quer dizer que ajudam no combate aos radicais livres e evitando o envelhecimento precoce das células. Por fim, a vitamina K, presente na couve kale, atua no processo de coagulação do sangue e na fixação do cálcio no organismo.
Como preparar a couve kale?
Por conta do seu sabor neutro, a couve kale pode ser servida crua, refogada, cozida ou assada, fazendo parte de diversos tipos de pratos. Em suma, o uso mais conhecido é a salada de couve kale. Para isso, basta higienizar as folhas com capricho e usar de base nas suas saladinhas favoritas. Combina muito bem com tomate, cenoura ralada, palmito e pepino. Um molho de mostarda também pode acompanhar.
Outro uso bacana é o snack de couve kale, isso porque suas folhas são bem firmes, o que favorece para servir em forma de chips. Além de ser petisco saudável, é fácil preparar:
Chips de couve kale
Para os ingredientes, a base é a couve e temperinhos como complementos, veja só:
- Couve kale crespa (1 unidade)
- 1 Colher de sopa de azeite de oliva
- Pimenta preta moída à gosto
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 Colher de chá de páprica
Modo de preparo:
- Pré aquecer o forno a 180°C
- Separar as folhas dos caules
- Higienizar e secar as folhas
- Adicionar e misturar os temperos
- Colocar em uma forma
- Levar ao forno por cerca de 5 a 10 minutos
- Verificar se estão crocantes
- Deixa esfriar e consumir
A couve kale também faz bonito em pratos principais, ainda mais quando refogada com alho e cebola no azeite de oliva. Esse refogado pode ser utilizado em quiches, tortas e massas frescas. Contudo, você também pode preparar um pesto com folhas de kale. Em um processador, triture a couve com azeite, nozes, parmesão e temperinhos à gosto. Por fim, esse molho pode ser usado em massas e aperitivos.
Mas não para por aí! Também é possível usá-la em preparos mais alternativos, por exemplo, um green shakshuka e até mesmo no suco verde.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais