Deixar de comer carboidratos emagrece?

Você já ouviu falar que reduzir ou eliminar o carboidrato da alimentação ajuda a emagrecer? Será mesmo que os carboidratos são inimigos do corpo em forma? Primeiramente, reduzir drasticamente carboidratos da alimentação, está longe de ser uma alternativa saudável e sustentável para perder peso! Simplesmente porque, se você os retirar da dieta por muito tempo, sem acompanhamento nutricional, poderá comprometer a sua saúde!
Então, por que será que muitas pessoas continuam tirando esse nutriente da dieta e considerando-o o grande vilão do ganho de peso? O objetivo do nosso post é desmistificar essa história. Além de explicar, em detalhes, a importância do carboidrato para a alimentação saudável. Vamos esclarecer o que acontece com nosso corpo quando a ingestão de carboidratos é reduzida ou eliminada. Acompanhe:
A importância do carboidrato na alimentação
A glicose é a principal fonte de energia do nosso corpo. O carboidrato, por sua vez, é o grande responsável por fornecer este nutriente ao nosso organismo. Por isso, o nutriente desempenha um papel importante, tanto para manutenção do corpo e funcionamento do organismo, quanto para a nutrição das células do nosso sistema nervoso.
De acordo com especialistas, a média recomendada de carboidratos para uma alimentação balanceada é de 200g a 250g diárias. Em alguns casos, para perda de peso, por exemplo, essa média pode variar de 100g a 150g.
No entanto, algumas dietas, conhecidas como “low carb” ou as “cetogênicas”, propõem a ingestão de uma quantidade ainda menor de carboidratos, enquanto incentivam o maior consumo de proteínas e gorduras, respectivamente.
A verdade é que nem sempre essa é uma boa ideia. Reduzir carboidratos e aumentar esses outros nutrientes, pode até ajudar a perder peso mais rápido. No entanto, essa medida, se feita sem orientação e por período prolongado, pode prejudicar a sua saúde (aumentando níveis de colesterol e deixando o seu intestino mais preso e menos saudável, por exemplo) e ainda, pode causar o tão temido “efeito rebote” quando você voltar a se alimentar desse nutriente normalmente.
O que acontece com seu corpo se reduzir os carboidratos?
Ao remover ou reduzir a ingestão de carboidratos, que é a principal fonte de energia do corpo, o organismo encontrará outras fontes para nos manter ativos.
A princípio, os estoques de energia (glicogênio hepático e muscular) começarão a ser depletados (utilizados) e, ao diminuí-los, também haverá perda de água nesses tecidos. E é aí que começa o grande encanto por essa dieta, pois as pessoas “desincham” e o peso na balança realmente diminui, o que é um grande estímulo e incentivo para continuarem a fazer essa dieta. Mas lembre-se, muito provavelmente, nessas primeiras semanas o que você está perdendo é majoritariamente água!
Depois de algumas semanas, começará a queimar as gorduras estocadas nas células do tecido adiposo para suprir essa energia que não está chegando (mas isso vai acontecer principalmente se estiver fazendo exercício físico!). Porém, se a dieta não estiver bem ajustada, pode também comprometer a sua massa muscular.
Reduzir os carboidratos por muito tempo pode trazer alguns efeitos negativos.Veja alguns:
- baixa de glicemia no sangue e irritabilidade, que pode levar a episódios de compulsão (sim, restrição leva à compulsão, o famoso “já que” das dietas)
- mal funcionamento do intestino, porque os carboidratos são também fonte de fibras;
- efeito rebote: a falta de energia induz o aumento da fome e da necessidade de consumir doces e alimentos energéticos e calóricos;
- musculatura enfraquecida, aumentando, portanto, o risco de flacidez e envelhecimento precoce.
- queda da imunidade e dores de cabeça, principalmente no início dela
Por conta de tudo isso, é importante analisar se vale mesmo a pena pôr a saúde em risco para perder peso de forma rápida. Ainda mais levando em consideração que essa perda será rapidamente reversível.
É preciso lembrar que nosso corpo funciona em equilíbrio perfeito. Todo excesso, seja para mais ou para menos, pode desencadear problemas à nossa saúde.
Como emagrecer de forma saudável?
As dietas que propõem única e exclusivamente a redução de carboidratos e maior consumo de proteína, ainda que não permitam passar fome, podem ser prejudiciais à saúde. Elas não cuidam do fator mais importante para quem busca perder peso de forma saudável e sustentável: a reeducação alimentar.
A consciência alimentar em relação aos alimentos ingeridos e o saber o porquê você como o que come, é a primeira etapa para quem busca emagrecer com saúde e de forma sustentável. A reeducação alimentar inclui controle dos horários das refeições e a escolha certa dos alimentos ingeridos.
Faz parte da reeducação ter um equilíbrio nutricional. Ou seja, comer de tudo um pouco, mas dando preferência para alimentos naturais, ricos em nutrientes, vitaminas, fibras e carboidratos saudáveis (ricos em fibras).
Essa, sem dúvidas, é a melhor escolha para quem quer ter mais saúde e o corpo em forma. Então, se é isso que você está buscando, aqui vão algumas dicas:
- beba bastante água: especialistas recomendam uma média de 2 litros de água por dia;
- inclua fibras em sua alimentação: frutas, legumes, verduras, alimentos integrais (arroz, aveia, linhaça, milho…) que, além de darem saciedade, ajudam no controle do colesterol e no bom funcionamento do intestino;
- evite alimentos ricos em açúcar e gordura, como doces e frituras, que, além de calóricos, são pobres em nutrientes e vitaminas;
- prefira carboidratos saudáveis, de absorção lenta, que dão energia e saciedade e evitam o acúmulo de gorduras (pães integrais, tubérculos como batata e mandioca, cereais, leguminosas);
- mantenha horários regulares para alimentação e para dormir e acordar;
- coma devagar, mastigue bem os alimentos. Traga a consciência para o momento presente, buscando saborear com prazer suas refeições.
- pratique esportes regularmente. Além de fortalecer os ossos e a musculatura, a prática de exercícios ajuda na queima de gorduras e melhora a qualidade de vida.
Bom, agora você já sabe que a privação de carboidratos da alimentação, além de não favorecer o emagrecimento a longo prazo, pode trazer danos à saúde. Assim, a melhor maneira de ter uma vida e um corpo saudável é por meio da reeducação alimentar e de uma dieta balanceada. O ideal é sempre procurar a ajuda de um nutricionista para te guiar nesse processo.
Para te dar uma forcinha nesse processo, a Liv Up oferece pratos variados, feitos sem conservantes e outros químicos, congelados e prontos para serem consumidos. Fácil assim, quem terá dificuldade para ir para frente é sua fome por indulgências.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais